Buscar

Exerc cio 3 DR 8Q C pia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1) O elemento de captura é aquele em que os raios X são capturados. Na radiografia computadorizada (RC), o elemento de captura é o fósforo fotoestimulável. Nos outros modos de RD, o elemento de captura pode ser o iodeto de césio (CsI), o oxissulfeto de gadolínio (GdOS) ou o selênio amorfo (a-Se). 	
A) O elemento de acoplamento é aquele que transfere o sinal gerado pelos raios X para o elemento de detecção. O elemento de acoplamento pode ser uma lente, uma montagem com fibra óptica, uma camada de contato ou o a-Se. 
B) O elemento de acomplamento pode ser um fotodiodo, um dispositivo de carga acoplada (DCA), ou um transistor de filme fino (TFF). O fotodiodo e o DCA são dispositivos sensíveis à luz que detectam fótons. O TFF é um dispositivo sensível à carga, que coleta elétrons.
C) O elemento de detecção é aquele que transfere o sinal gerado pelos raios X para o elemento de detecção. O elemento de acoplamento pode ser uma lente, uma montagem com fibra óptica, uma camada de contato ou o a-Se. 
D) O elemento de detecção pode ser um fotodiodo, um dispositivo de carga acoplada (DCA), ou um transistor de filme fino (TFF). O fotodiodo e o DCA são dispositivos sensíveis à luz que detectam fótons. O TFF é um dispositivo sensível à luz, que coleta elétrons.
E) O elemento de acoplamento é aquele que transfere o sinal gerado pelos raios-x e gama para o elemento de detecção. O elemento de acoplamento pode ser uma lente, uma montagem com fibra óptica, uma camada de contato ou o a-Se. 
2) Os fabricantes de TC dão vários nomes comerciais para esse processo, mas a RPV é a mesma em todos. O paciente é posicionado na mesa de TC e, em seguida, conduzido por meio do gantry, enquanto se energiza o tubo de raios X. O tubo de raios X e a matriz de detectores não rodam, mas são estacionários e o resultado é uma radiografia digital. Em relação a TC e a detecção digital, marque a alternativa correta:
A) O DCA foi desenvolvido na década de 70 como um dispositivo de alta sensibilidade ao raio-x para uso militar. Desde essa época, tem grande aplicação na astronomia e na fotografia digital. Elemento sensível à luz na maioria das câmaras digitais, ele tem três principais vantagens: sensibilidade, faixa dinâmica e tamanho.
B) O DCA foi desenvolvido na década de 70 como um dispositivo de alta sensibilidade à radiação beta para uso militar. Desde essa época, tem grande aplicação na astronomia e na fotografia digital. Elemento sensível à luz na maioria das câmaras digitais, ele tem três principais vantagens: sensibilidade, faixa dinâmica e tamanho. 
C) O DCA foi desenvolvido na década de 70 como um dispositivo de alta sensibilidade a gama para uso militar. Desde essa época, tem grande aplicação na astronomia e na fotografia digital. Elemento sensível à luz na maioria das câmaras digitais, ele tem três principais vantagens: sensibilidade, faixa dinâmica e tamanho. 
D) O DCA foi desenvolvido na década de 70 como um dispositivo de baixa sensibilidade à luz para uso militar. Desde essa época, tem grande aplicação na astronomia e na fotografia digital. Elemento sensível à luz na maioria das câmaras digitais, ele tem três principais vantagens: sensibilidade, faixa dinâmica e tamanho. 
E) O DCA foi desenvolvido na década de 70 como um dispositivo de alta sensibilidade à luz para uso militar. Desde essa época, tem grande aplicação na astronomia e na fotografia digital. Elemento sensível à luz na maioria das câmaras digitais, ele tem três principais vantagens: sensibilidade, faixa dinâmica e tamanho.
3) Quanto a sensibilidade do detector de carga acoplada, marque a alternativa correta:
A) A sensibilidade é a capacidade de o DCA detectar e responder a níveis muito baixos de luz visível. Essa sensibilidade é muito importante para fotografar o céu por meio de telescópio e para baixa dose de radiação para o paciente na imagem digital.
B) A sensibilidade é a capacidade de o DCA detectar e responder a níveis muito alto de luz visível. Essa sensibilidade é muito importante para fotografar o céu por meio de telescópio e para baixa dose de radiação para o paciente na imagem digital.
C) A sensibilidade é a capacidade de o DCA detectar e responder a níveis muito baixos e médios de luz visível. Essa sensibilidade é muito importante para fotografar o céu por meio de telescópio e para baixa dose de radiação para o paciente na imagem digital.
D) A sensibilidade é a capacidade de o DCA detectar e responder a níveis muito baixos de luz visível. Essa sensibilidade é pouco importante para fotografar o céu por meio de telescópio e para baixa dose de radiação para o paciente na imagem digital.
E) A sensibilidade é a capacidade de o DCA detectar e responder a níveis muito baixos de luz visível. Essa sensibilidade é muito importante para fotografar o céu por meio de telescópio, mas tem aplicação para o paciente na imagem digital.
4) Quanto a Faixa Dinâmica, marque a alternativa correta:
A) Faixa dinâmica é a capacidade de o DCA responder a uma vasta faixa de intensidade luminosa, desde o muito escuro ao muito claro. A faixa dinâmica comparada ao receptor radiográfico convencional de velocidade 400.
B) Faixa dinâmica é a capacidade de o DCA responder a uma vasta faixa de intensidade luminosa, desde o muito escuro ao muito escuro. A faixa dinâmica comparada ao receptor radiográfico convencional de velocidade 400.
C) Faixa dinâmica é a capacidade de o DCA responder a uma vasta faixa de intensidade luminosa, desde o muito escuro ao muito claro. A faixa dinâmica comparada ao receptor radiográfico convencional de velocidade 100.
D) Faixa dinâmica é a capacidade de o DCA responder a uma vasta faixa de intensidade luminosa, desde o muito escuro ao pouco claro. A faixa dinâmica comparada ao receptor radiográfico convencional de velocidade 200.
E) Faixa dinâmica é a capacidade de o DCA responder a uma vasta faixa de intensidade luminosa, desde o muito escuro ao relativamente claro. A faixa dinâmica comparada ao receptor radiográfico convencional de velocidade 150.
5) Quanto ao iodeto de césio, marque a alternativa correta: 
A) A luz da cintilação de um fósforo do CsI é transmitida de maneira eficiente através de um feixe de fibras ópticas para o arranjo do DCA. O resultado é alta eficiência na captura dos raios X e boa resolução espacial — até 5 pl/mm. 
B) A luz da cintilação de um fósforo do CsI é transmitida de maneira eficiente através de um feixe de fibras ópticas para o arranjo do DCA. O resultado é média eficiência na captura dos raios X e boa resolução espacial — até 5 pl/mm.
C) A luz da cintilação de um fósforo do CsI é transmitida de maneira eficiente através de um feixe de fibras ópticas para o arranjo do DCA. O resultado é pouca eficiência na captura dos gama e boa resolução espacial — até 5 pl/mm.
D) A luz da cintilação de um fósforo do CsI é transmitida de maneira eficiente através de um feixe de fibras ópticas para o arranjo do DCA. O resultado é alta eficiência na captura dos raios X e boa resolução espacial — até 50 pl/mm.
E) A luz da cintilação de um fósforo do CsI é transmitida de maneira eficiente através de um feixe de fibras ópticas para o arranjo do DCA. O resultado é alta eficiência na captura dos raios X e boa resolução espacial — até 15 pl/mm.
6) A última modalidade em RD é identificada por alguns como sendo a RD direta, porque não envolve a cintilação do fósforo. O feixe de raios X, para formação da imagem, interage diretamente com silício amorfo (a-Se), produzindo um par de cargas. O a-Se é tanto o elemento de captura quanto o elemento de acoplamento.
A) O a-Se possui, aproximadamente, 20 μm de espessura e está intercalado entre dois eletrodos carregados. A imagem inteira de um receptor de imagem para CsI/a-Si, sendo descrita como um arranjo de matriz ativa de TFFs. Os raios X incidentes no a-Se criam pares de elétrons-buracos através da ionização indireta do selênio. A carga criada é coletada pelo capacitor de armazenamento e permanece lá até que o sinal seja lido pela ação de chaveamento do TFF.
B) O a-Se possui,aproximadamente, 100 μm de espessura e está intercalado entre dois eletrodos carregados. A imagem inteira de um receptor de imagem para CsI/a-Si, sendo descrita como um arranjo de matriz ativa de TFFs. Os raios gama incidentes no a-Se criam pares de elétrons-buracos através da ionização direta do selênio. A carga criada é coletada pelo capacitor de armazenamento e permanece lá até que o sinal seja lido pela ação de chaveamento do TFF.
C) O a-Se possui, aproximadamente, 200 μm de espessura e está intercalado entre dois eletrodos carregados. A imagem inteira de um receptor de imagem para CsI/a-Si, sendo descrita como um arranjo de matriz ativa de TFFs. A radiação Beta incidentes no a-Se criam pares de elétrons-buracos através da ionização direta do selênio. A carga criada é coletada pelo capacitor de armazenamento e permanece lá até que o sinal seja lido pela ação de chaveamento do TFF.
D) O a-Se possui, aproximadamente, 0,2 μm de espessura e está intercalado entre dois eletrodos carregados. A imagem inteira de um receptor de imagem para CsI/a-Si, sendo descrita como um arranjo de matriz ativa de TFFs. A radiação Alfa incidentes no a-Se criam pares de elétrons-buracos através da ionização direta do Césio. A carga criada é coletada pelo capacitor de armazenamento e permanece lá até que o sinal seja lido pela ação de chaveamento do TFF.
E) O a-Se possui, aproximadamente, 200 μm de espessura e está intercalado entre dois eletrodos carregados. A imagem inteira de um receptor de imagem para CsI/a-Si, sendo descrita como um arranjo de matriz ativa de TFFs. Os raios X incidentes no a-Se criam pares de elétrons-buracos através da ionização direta do selênio. A carga criada é coletada pelo capacitor de armazenamento e permanece lá até que o sinal seja lido pela ação de chaveamento do TFF.
7) A radiografia digital recebeu um grande impulso no final dos anos de 1990 com a aplicação da RD para a mamografia, sendo chamada de mamografia digital (MD). Em relação a mamografia digital, marque a alternativa correta:
A) A luz de uma tela intensificadora se espalha e expõe uma extensa área do filme. O resultado é a limitação na resolução espacial. O sinal emitido durante a RC pode também se espalhar, limitando a resolução espacial. As curvas, chamadas funções da linha de dispersão, indicam o grau relativo da resolução espacial.
B) A luz de uma tela intensificadora se espalha e expõe uma extensa área do filme. O resultado é a limitação na resolução espacial. O sinal emitido durante a RC pode também se espalhar, mas isso não limita a resolução espacial. As curvas, chamadas funções da linha de dispersão, indicam o grau relativo da resolução espacial.
C) A luz de uma tela intensificadora se espalha e expõe uma extensa área do filme. O resultado é a limitação na resolução espacial. O sinal emitido durante a RC pode também se espalhar, limitando a resolução espacial. As curvas, chamadas funções da linha de normalidade, indicam o grau relativo da ruído.
D) A luz de uma tela intensificadora se espalha e expõe uma extensa área do filme. O resultado é a limitação na resolução espacial. O sinal emitido durante a RC pode também se espalhar, limitando a resolução espacial. As curvas, chamadas funções da linha de dispersão, indicam o grau relativo da densidade óptica.
E) A luz de uma tela intensificadora se espalha e expõe uma extensa área do filme. O resultado é a ampliação na resolução espacial. O sinal emitido durante a RC pode também se espalhar, limitando a resolução espacial. As curvas, chamadas funções da linha de reflexão, indicam o grau baixo da resolução espacial.
8) A intenção do PEIMD foi determinar se a mamografia digital era tão boa quanto a mamografia convencional. A suspeita era que não fosse, porque a resolução espacial da MD (5 pl/mm) é muito menor do que a mamografia convencional (15 pl/mm). Com base nas interpretações dos radiologistas, os resultados mostraram que a mamografia digital não só foi igual à mamografia convencional para todos os pacientes como foi melhor para imagem densa e para o tecido glandular mamário. Tal descoberta sugere que a resolução de contraste seja mais importante do que a resolução espacial para mamografia e, possivelmente, para todas as imagens médicas. Com base no exposto acima e em relação a tomossíntese, marque a alternativa correta:
A) A tomossíntese mamária digital (TMD) é uma recente aplicação avançada da MD. Com a TMD, uma área do feixe de raios X interage com o receptor de imagem mamográfica, produzindo a mamografia digital. Repete-se esse mamograma digital diversas vezes, em diferentes ângulos.
B) A tomossíntese mamária digital (TMD) é uma recente aplicação avançada da MD. Com a TMD, uma área do feixe de raios gama interage com o receptor de imagem mamográfica, produzindo a mamografia digital. Repete-se esse mamograma digital diversas vezes, em diferentes ângulos.
C) A tomossíntese mamária digital (TMD) é uma recente aplicação avançada da MD. Com a TMD, uma área do feixe de raios X e gama interage com o receptor de imagem mamográfica, produzindo a mamografia digital. Repete-se esse mamograma digital diversas vezes, em diferentes ângulos.
D) A tomossíntese mamária digital (TMD) é uma recente aplicação avançada da MD. Com a TMD, uma área do feixe de raios monocromáticos que interagem com o receptor de imagem mamográfica, produzindo a mamografia digital. Repete-se esse mamograma digital diversas vezes, em diferentes ângulos.
E) A tomossíntese mamária digital (TMD) é uma recente aplicação avançada da MD. Com a TMD, uma área do feixe de raios X interage com o receptor de imagem mamográfica, produzindo a mamografia convencional. Repete-se esse mamograma convencional diversas vezes, em diferentes ângulos.

Outros materiais