Buscar

Aula 5 Habeas Corpus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
ADVOGADO, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da carteira de identidade n°, inscrito no CPF sob o n°, residente à rua, n°, bairro, Município/RJ – CEP:, endereço eletrônico, por intermédio de seu advogado que esta subscreve, inscrito na OAB sob o n°, com endereço profissional, endereço completo, endereço eletrônico, vem perante Vossa Excelência, impetrar
HABEAS CORPUS PREVENTIVO
Em razão do ato praticado pelo JUIZ DE DIREITO DA 10ª VARA DE FAMILIA DA COMARCA DA CAPITAL, pelos fatos e fundamentos que seguem
I – DOS FATOS
	A paciente reside na cidade do Rio de Janeiro e está sendo executada por seus filhos JANE e GILSON, menos representados por seu pai, GILDO, elo rito do artigo 911 do CPC.
	A execução de alimentos tramita perante o Juízo da 10ª Vara de Família da Capital. A paciente foi citada para pagar a quantia de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), referentes aos últimos cinco meses não pagos dos alimentos fixados por sentença pelo Juízo da mesma Vara de Família.
	Ocorre que a paciente está desempregada há 1 (um) ano, fruto da grave situação econômica em que passa o país, tendo dificuldades de se inserir novamente ao mercado de trabalho e nem possuir condições financeira para quitar a dívida alimentar.
Diante da real impossibilidade da executada em adimplir a sua dívida, o mandado decretou prisão da mesma pelo prazo de 60 (sessenta) dias.
II – DOS FUNDAMENTOS
	O habeas corpus será concedido sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder, conforme previsto no artigo 5°, LXVII da Constituição Federal de 1988.
	Além disso, a execução da prestação alimentar coma utilização do instrumento coercitivo da ameaça de prisão civil somente é possível nas hipóteses em que o débito executado compreenda o inadimplemento dos três meses anteriores ao ajuizamento da ação. Assim, será possível obter-se o decreto prisional por dívida referente a prestação alimentícia prevista há mais de 3 (três) meses, conforme a súmula 309 do STJ.
III – DOS PEDIDOS
Isto posto, requer:
Seja deferida a liminar para suspender o Mandado de prisão expedido pela 10ª Vara de Família;
Seja notificada a Autoridade Coatora;
Seja intimado o Parquet;
Seja julgado precedente o pedido para concessão de habeas corpus (WRIT) para expedição de salvo conduto.
V – DAS PROVAS
	Requer a juntada das provas em anexas.
Nestes Termos, 
Pede Deferimento.
Local e data
Advogado/OAB

Outros materiais