Buscar

introdução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O trabalho a seguir refere-se a uma pesquisa de clima organizacional, solicitado como trabalho acadêmico da disciplina de gestão de recursos humanos da faculdade Estácio de Santo André. 
No mundo atual todos passam por profundas transformações. Com o agravamento da crise financeira mundial, levam a questionamentos sobre a globalização, a flexibilização e a competitividade. As novas formas de organização do trabalho têm lugar garantido nas análises dos estudiosos das organizações. O presente estudo teve como objetivo elaborar cada etapa da aplicação do clima organizacional e isso pode identificar oportunidades de melhoria no ambiente de trabalho e qual a percepção dos colaboradores a este respeito. Com a pesquisa foi possível identificar a satisfação dos membros da empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade da organização. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, cuja coleta dos dados se deu por meio da aplicação de questionários.
 O clima organizacional é um fator importante para as empresas, pois está relacionado com o grau de motivação dos integrantes da organização. Todavia, quando há baixa motivação entre os membros, seja por frustração ou barreiras, o clima organizacional tende a baixar-se, caracterizando–se por estados de depressão, desinteresse, apatia, insatisfação, absenteísmo entre outros. 
A abordagem foi realizada diretamente com os colaboradores, portanto, são dados primários o que dá maior credibilidade e confiança, por se tratar de uma pesquisa direta. A quantidade de funcionários pesquisados foram 24 pessoas, dentre eles 18 mulheres e 6 homens, com idade entre 19 e 40 anos. Agendamos a aplicação da pesquisa para o sábado por se tratar de um dia mais tranquilo, em termos de demanda de trabalho. A pesquisa foi distribuída para todos em suas próprias PAS. Entregamos na parte da manhã e recolhemos um pouco antes do almoço. 
De forma geral a pesquisa foi bem aceita por parte de todos, que responderam prontamente sem nenhum tipo de objeção.

Outros materiais