Buscar

Avaliando Histologia e Embriologia

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702411897)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Observe o caso clínico abaixo e a seguir responda o que se pede: Cisto folicular - É o cisto mais freqüente do ovário. Ele origina-se de um folículo que respondeu anormalmente aos estímulos gonadotróficos (hormônios produzidos pela hipófise para estimulação ovariana) não ovocitando e acumulando uma maior quantidade de líquido folicular, ou pela falha de um folículo não dominante de sofrer o processo natural de atresia. Seu tamanho pode variar de 2,5cm (que é o tamanho médio de um folículo pré-ovulatório) até 10cm e são invariavelmente uniloculares e unilaterais. A maioria é assintomático e constituem um achado ocasional durante um exame pélvico ou uma ultra-sonografia . O cisto folicular obrigatoriamente regride dentro de quatro a oito semanas, pois não é uma neoplasia. (http://www.hcnet.usp.br/inrad/departamento/gineco/gineco.htm)
		
	
	O folículo ovariano é responsável em produzir estrógeno que por feed back positivo irá promover a liberação de progesterona.
	
	O folículo ovariano é responsável em produzir progesterona e estimular o desenvolvimento do endométrio.
	
	Folículos ovarianos são múltiplos e por isso o não rompimento de um destes, não ocasionará qualquer alteração no organismo.
	
	O folículo ovariano é responsável em produzir estrógeno que por sua vez tem a função de estimular o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, bem como aumentar o nível de progesterona.
	 
	O folículo ovariano é responsável em produzir o estrógeno que além dos caracteres sexuais secundários, promove o feed back positivo estimulando a liberação de LH, o hormônio responsável pela ovocitação.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702292760)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os anexos embrionários são estruturas que auxiliam no desenvolvimento do embrião. O anexo que participa da formação do cordão umbilical no início da sua formação compreende:
		
	 
	alantoide
	
	córion
	
	vesícula vitelínica
	
	âmnion
	
	placenta
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702290758)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A hipófise é uma glândula mestra que envia os hormônios FSH e LH, os quais atuam na gônada masculina, durante a puberdade, para ocorrência da espermatogênese. Esses hormônios agem, respectivamente, nas seguintes células:
		
	
	Leydig e Sertoli;
	
	Germinativas e Sertoli;
	 
	Sertoli e Leydig;
	
	Espermatogônias e Sertoli;
	
	Espermatócitos primários e secundários.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702409144)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma jovem mulher apresenta infecção no trato genital pela bactéria Clamídia, uma bactéria que causa uma doença sexualmente transmissível (DST) que pode levar a obstrução das tubas uterinas e é responsável por mais de 50% das doenças nflamatórias pélvicas. Ao causar a obstrução das tubas uterinas, a inflamação pela Clamídia causa infertilidade porque:
		
	
	impede a secreção hormonal.
	
	impede a menstruação.
	
	impede a ovulação.
	
	impede a excitação sexual.
	 
	impede a fertilização.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702468055)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise o gráfico e identifique o nome dos hormônios ovarianos A e B produzidos durante as fases indicadas no ciclo menstrual representado no gráfico:
		
	
	O hormônio A é o estrogênio e o hormônio B é a testosterona.
	 
	O hormônio A é o estrogênio e o hormônio B é a progesterona.
	
	O hormônio A é o LH e o hormônio B é a progesterona.
	
	O hormônio A é o hormônio folículo estimulante e o hormônio B é o hormônio luteinizante .
	
	O hormônio A é o hormônio liberador de gonadotrofina e o hormônio B é o hormônio progesterona.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes