Buscar

Os benefícios das bactérias

Prévia do material em texto

Os benefícios das bactérias
As bactérias não são apenas “vilãs”, alguns desses seres microscópicos podem proporcionar vários benefícios ao corpo humano
Amanda Costa
Há quem ainda defenda a ideia de que as bactérias são completamente nocivas aos seres humanos, sendo responsáveis pelo desenvolvimento de doenças, como Tuberculose, Leptospirose, entre outras.
Contudo, a medicina já pode provar com base em inúmeras pesquisas, que algumas bactérias são benéficas aos seres vivos, possuindo extrema importância no bom funcionamento desses organismos.
As bactérias estão presentes na produção de vários alimentos, um exemplo disso é o iogurte. (Foto: Direto do Forno)
Estudos recentes comprovam a relação entre bactérias e características fisiológicas e físicas do corpo humano.  Uma pesquisa chinesa confirmou a suspeita de que bactérias do gênero Enterobacter podem colaborar com o acúmulo de gordura no organismo.
Em outra pesquisa, coordenada por Jefferey Gordon, da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos EUA , é comprovado o contrário: uma bactéria do gênero Bacteroides pode ser responsável por manter o corpo magro. A descoberta pode ajudar no desenvolvimento de tratamentos contra a obesidade e outros problemas desencadeados devido ao excesso de peso.
Bactéria do gênero Bacteroides, possível responsável por manter o indivíduo magro. (Foto: Fundação Oswaldo Cruz)
Estudos como esse provam que as bactérias não são apenas vilãs, já que delas é possível desenvolver tratamento para inúmeras doenças, além de estarem presentes na produção de vários alimentos bastante consumidos pelo homem.
O corpo humano possui cerca de 10 trilhões de bactérias, só no intestino há 100 bilhões, isso é mais que o número de células presentes em nosso organismo!
Várias dessas bactérias convivem em uma relação simbiótica com o organismo humano, ou seja, vivem de forma conjunta e com vantagens recíprocas. A maioria desses microrganismos compõem a flora intestinal, ajudando na digestão e na absorção de vitaminas e outros nutrientes. Além disso, algumas bactérias protegem o organismo, evitando a ação de agentes patogênicos. Os lactobacilos são exemplos de bactérias que vivem no intestino humano e impedem o desenvolvimento doenças por outros seres microscópicos.
As bactérias também fazem parte da alimentação dos seres humanos, os pequenos organismos estão presentes na produção de iogurtes, queijos, vinagres, bebidas alcoólicas e entre outros.
Lactobacilos: bactérias presentes na flora intestinal e que ajudam na digestão humana. (Foto: Alimentação Saudável)
Confira algumas bactérias benéficas aos seres humanos:
Bactérias fermentadoras: fazem parte da produção da coalhada, iogurte, vinhos, queijos e vinagre.
Bactérias mutualísticas: A maioria vive no intestino humano, fazendo parte da flora intestinal. Bactérias que vivem no intestino ajudam na decomposição de resíduos que não foram digeridos corretamente, além de fornecer ao corpo humano vitaminas do complexo B.

Outros materiais

Perguntas Recentes