Buscar

DIREITO PENAL IV 15

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 15 
Leia a notícia abaixo e responda às questões formuladas. Condenado por um dos maiores crimes ambientais no PA é preso em SP (disponível 
em: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/01/1732645-condenadopor-um-dos-maiores-crimes-ambientais-no-pa-e-preso-em-sp.shtml; atualizado em 22/01/2016) 
O dono da empresa CBB (Companhia Brasileira de Bauxita), condenado por uma das maiores contaminações ambientais do Pará, foi preso em São Paulo na última quarta -feira (20), informou o Ministério Público do Estado. Pedro Antônio Pereira d a Silva estava foragido desde novembro de 2014, quando foi decretada sua prisão preventiva. Responsável pela disposição inadequada de mais de 30 mil toneladas de resíduos tóxicos em Ulianópolis (a 390 km de Belém), Silva foi condenado a sete anos e quatro meses de prisão e multa por crime ambiental e estelionato. Ele foi localizado por uma equipe do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de São Paulo no último dia 16, em um condomínio em Vinhedo, no interior paulista, e preso pela Polícia Militar. A Uspam (Usina de Passivos Ambientais), divisão da CBB, recebeu os rejeitos industriais de várias multinacionais entre 1999 e 2002 –entre elas, Pepsi, Vale, Petrobras, Shell, Brastemp, Philips e Yamaha. A Uspam deveria tratar e dar um destino final adequado aos resíduos tóxicos, que continham cloro, chumbo e pesticidas. Em dezembro, o MPE ajuizou denúncias contra 17 empresas que encaminharam seus rejeitos para a CBB, por entender que houve co-autoria do crime ambiental praticado por Pedro Silva. Em nota, o Ministério Público do Pará afirma que o crime ambiental foi "um dos mais danosos j á praticados contra a natureza do Estado do Pará, com repercussões gravíssimas para a flora, a fauna, os recursos hídricos e a saúde da população do Município de Ulianópolis". O órgão acrescenta que as substâncias, "em sua maioria de alta periculosidade", apresentam "elevado risco à saúde e à vida " daqueles que as manusearem ou ingerirem. Em 2003, a Justiça do P ará encerrou as atividades da Uspam, após perícia s do governo do Estado apontarem contaminação do solo, com riscos à saúde humana e ao ambiente. O vazamento das substâncias era provocado por tambores danificados e chegava a atingir um rio nas proximidades da região. "Na tramitação do processo criminal, ficaram evidencia dos o desrespeito e o desinteresse de Pedro Antônio Pereira da Silva pela sociedade e p ela justiça paraense, dentre outros fatos, pela sua inércia processual" e "pela utilização de várias artimanhas para atrasar a marcha do processo", ressaltaram os promotores de Justiça que atuaram no caso. Após a publicação da sentença, segundo a Promotoria, o réu "continuou se escondendo para evitar a aplicação da lei penal, utilizando diversos subterfúgios, como não declarar imposto de renda, o que ensejou a suspensão d o seu CPF". Ante o exposto, com base nos estudos realizados, responda de forma objetiva e fundamentada: 
a)Qual a objetividade jurídica dos delitos ambientais? 
De acordo com o que reza o art. 225 da nossa Constituição, “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo -se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. 
Res.: O legislador da Lei n° 9.605/98, quando protegeu, através da criação de condutas típicas que configuram crime ambiental, a flora, objetivou efetivar, de forma mediata, a tutela ao direito fundamental exposto na Constituição Federal de 1988, qual seja, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado . 
b)Qual a correta capitulação da conduta do dono da empresa C BB f ace ao s ditames da 
Lei n.9065/1998? 
Res.: A correta capitulação de Pedro, dono da empresa C BB, esta prevista nos Art. 56,§ 
1º, II, da Lei 9605/98, a saber: 
Art. 56. Produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos: 
Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. 
§ 1o Nas mesmas penas incorre quem: 
I - .................... 
II - manipula, acondic iona, armazena, coleta, transporta, reutiliza, recicla ou d á destinação final a resíduos perigosos de forma diversa da estabelecida em lei ou regulamento. 
c. A empresa CBB poderá ser responsabilizada criminalmente pelo delito ambiental? 
Resp.: Sim, com base no Art.54 da Lei nº 9065/98 . “Causa poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou destruição significativa da daflora: Pena - reclusão de 1 a 4anos, e multa.” 
Questão objetiva 
Sobre o tema Criminalidade Ambiental, assinale a opção correta: 
a) As penas aplicáveis isolada, cumulativa ou alternativamente às pessoas jurídicas são: multa, restritivas de direitos, contudo não se aplica a pena de prestação de serviços à comunidade. certo 
b) No caso de guarda doméstica de espécie silvestre não considerada ameaçada de extinção, pode o juiz, considerando as circunstâncias, deixar de aplicar a pena. 
c) Nos crimes contra a flora não se admite a modalidade culposa. 
d) A conduta culposa de causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora não é considerada crime, mas apenas infração administrativa. 
e)Para os delitos ambientais não se admite a substituição de penas por penas restritivas de direitos. 
Resp.Letra A

Outros materiais