Buscar

AVALIANDO COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602838988)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação às vitaminas, identifique as alternativas como verdadeiras (V) ou falsas (F) e marque a sequência correta (de cima para baixo):
( ) A vitamina K tem importante papel como antioxidante, atuando na defesa do organismo contra os radicais livres e retardando o processo de envelhecimento. 
( ) Ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, tem como função manter a normalidade das substâncias intercelulares de todo o corpo. A deficiência dessa vitamina produz incapacidade de cicatrização dos ferimentos, de atuar como antioxidante e de converter o ferro não heme em ferro heme, entre outras funções.
( ) A vitamina A está relacionada com a manutenção da integridade do epitélio germinativo do sistema reprodutor masculino e a deficiência dessa vitamina pode levar à esterilidade. 
( ) A vitamina D promove a reabsorção de cálcio pelo tubo digestivo; sem as quantidades adequadas dessa vitamina, os ossos ficam descalcificados, podendo levar ao quadro de raquitismo ou osteoporose. 
( ) A vitamina E é necessária à formação de protrombina e de vários outros fatores de coagulação. 
 
		
	
	V, V, F, F, F
	
	F, V, V, V, F
	 
	F, V, F, V, F
	
	F, F, F, V, F
	
	F, V, V, F, F
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603627695)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As proteínas são nutrientes de extrema importância fisiológica, principalmente pelo seu papel construtor. Avalie as afirmações abaixo e marque a opção correta:
I. A soja é considerada uma exceção dentre os alimentos fontes de proteínas, pois apesar de ser de origem vegetal, ela é um alimento que fornece perfil de aminoácidos essenciais, caracterizando-a como um alimento fonte de proteina completa.
II. Todos os vegetarianos necessitam de suplementação de proteínas, pois não conseguem garantir o aporte adequado de aminoácidos. 
III. A proteína é vital para a formação de componentes do organismo humano como as enzimas, hormônios e o plasma sanguíneo.
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	 
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	Apenas a afirmativa I está correta
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602838000)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"A quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter em equilíbrio o seu balanço". Marque a lei que corresponde a esta afirmativa.
		
	
	Lei da Adequação
	
	Lei da harmonia
	 
	Lei da quantidade
	
	Lei da alimentação saudável
	
	Lei da qualidade
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603932031)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A organização mundial da saúde (OMS) recomenda, por meio da estratégia Global para a Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, que os governos formulem e atualizem periodicamente diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição, levando em conta mudanças nos hábitos alimentares e nas condições de saúde da população e o progresso no conhecimento científico. Sobre os guias alimentares, assinale a alternativa correta:
		
	
	O Guia Alimentar para a População Brasileira não se constitui como instrumento para apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo, bem como para subsidiar politicas, programas e ações que visem a incentivar, apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população
	
	A elaboração de guias alimentares insere-se no conjunto de diversas ações intersetoriais que tem como objetivo piorar os padrões de alimentação e nutrição da população e contribuir para a promoção da saúde.
	
	Essas diretrizes não têm como propósito apoiar a educação alimentar e nutricional e subsidiar políticas e programas de alimentação e nutrição.
	
	O Guia Alimentar para a População Brasileira se constitui em uma das estratégias para a implementação da diretriz de promoção da alimentação inadequada e saudável que integra a Politica nacional de alimentação e nutrição.
	 
	A diretriz de promoção da alimentação adequada e saudável compreende um conjunto de estratégias que objetivam proporcionar aos indivíduos e coletividades a realização de práticas alimentares apropriadas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602850982)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Relacione as vitaminas abaixo e suas características funcionais e assinale a alternativa que representa a sequência correta:
I. Vitamina A 
II. Vitamina B1
III. Vitamina K 
IV. Vitamina D 
V. Vitamina B2
( ) Metabolismo Ca e P e mineralização óssea.
( ) Envolvida na transmissão de impulsos nervosos e essencial para o funcionamento do Sistema Nervoso Central. 
( ) Integridade sistema imune, essencial ao crescimento esquelético e visão normal.
( ) Produção de protrombina.
( ) Ativação da vitamina B6 e conversão do ácido fólico a suas coezimas.
		
	
	IV, I, III, II, V
	
	I, III, V, IV, II
	
	V, IV, I, III, II
	 
	IV, II, I, III, V
	
	II, III, V, IV, I

Outros materiais