Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 4 HIGIENE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603807719)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Por normas de segurança, em laboratórios de análises de alimentos é recomendado:
		
	 
	Dobrar a atenção ao adicionar ácido quente em solvente, por causa do risco de explosão.
	
	Trabalhar com equipamentos em boas condições e usar luvas plásticas quando manipular objetos quentes.
	
	Em caso de vazamento de amônia ou gás GLP, retirar-se imediatamente do laboratório, movimentando- se agachado, próximo ao chão
	 
	Uso de EPIs apropriados com jalecos de manga longa. Evitar comer, beber ou fumar no laboratório.
	
	Não trabalhar sozinho no laboratório ou, se necessário, fazê-lo somente no período noturno, devido à redução do fluxo de pessoas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603019244)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou, por meio da Portaria nº 996/2013, a lista das cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014 que aderiram ao projeto-piloto de categorização dos serviços de alimentação. A proposta de categorização dos serviços de alimentação no Brasil é uma iniciativa pioneira baseada em experiências bem-sucedidas em várias cidades do mundo, como Nova Iorque e Londres, e em países como Nova Zelândia e Dinamarca. O projeto prevê a classificação dos serviços de alimentação nas cidades-sede da Copa 2014 e tem como objetivo permitir que o cidadão conheça o nível de adequação sanitária dos estabelecimentos.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes afirmações.
I. A base para a adequação sanitária dos serviços de alimentação são as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, conjunto de procedimentos cujo objetivo é garantir alimentos de qualidade ao consumidor. As Boas Práticas também se destinam a minimizar eventuais danos à saúde, especialmente as doenças de origem alimentar. 
II. Os sanitizantes mais utilizados em serviços de alimentação têm como princípio ativo o cloro. A recomendação da RDC nº 216/2004 dispõe que o responsável técnico deve estabelecer a diluição, o tempo de contato e o modo de uso/aplicação dos produtos saneantes, independentemente das instruções recomendadas pelos fabricantes.
III. A fim de que os alimentos e as preparações estejam em faixas seguras de aquecimento ou refrigeração, o tempo e a temperatura na produção de refeições devem ser monitorados, o que garante o direito do consumidor de receber alimentação segura.
É correto o que se afirma em
		
	
	I e II, apenas.
	
	II, apenas.
	
	III, apenas.
	
	I, II e III.
	 
	I e III, apenas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603867972)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação à produção de alimento seguro e enfermidades transmitidas por alimentos (ETA), assinale a opção correta. A. A pasteurização de leites doados aos bancos de leite pode ser dispensada nos casos em que todos os cuidados referentes à coleta e armazenamento feitos pela doadora foram seguidos corretamente. B. Alimentos preparados em uma unidade de produção de refeições não servidos aos clientes podem sempre ser reaproveitadas para o dia seguinte, sem o risco de ETA. C. O manual de boas práticas garante a produção de alimento seguro em qualquer ambiente de produção de alimentos. D. São permitidas baixas e médias concentrações de microrganismos patogênicos como Listeria monocytogenes e Salmonella spp. em alimentos processados e crus, por não apresentarem risco para o consumidor. E. O tempo entre o preparo de uma refeição e o momento do consumo e a estocagem do alimento em temperatura adequada são considerados pontos críticos de controle na produção de alimentos.
		
	
	Alimentos preparados em uma unidade de produção de refeições não servidos aos clientes podem sempre ser reaproveitadas para o dia seguinte, sem o risco de ETA.
	 
	O tempo entre o preparo de uma refeição e o momento do consumo e a estocagem do alimento em temperatura adequada são considerados pontos críticos de controle na produção de alimentos.
	
	São permitidas baixas e médias concentrações de microrganismos patogênicos como Listeria monocytogenes e Salmonella spp. em alimentos processados e crus, por não apresentarem risco para o consumidor.
	
	A pasteurização de leites doados aos bancos de leite pode ser dispensada nos casos em que todos os cuidados referentes à coleta e armazenamento feitos pela doadora foram seguidos corretamente.
	
	O manual de boas práticas garante a produção de alimento seguro em qualquer ambiente de produção de alimentos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603807728)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Algumas embalagens plásticas possuem um composto utilizado para dar maleabilidade aos plásticos. Pesquisas dão conta de que a ingestão desse composto pode gerar consequências desastrosas no corpo humano; dentre elas: problemas no aparelho reprodutor (diminuição da testosterona, aumento dos testículos e puberdade precoce) e predisposição para câncer, diabetes e hiperatividade. No Brasil, a ANVISA informa que não há motivos para tal preocupação, pois o uso desse composto, dentro da quantidade estipulada pela lei (0,6 mg/kg), não é perigoso. Atualmente, as embalagens plásticas indicam o tipo de plástico utilizado, através de numeração presente geralmente no fundo das embalagens, o que leva a comunidade científica a concluir que as embalagens plásticas de números 1, 2, 4, 5 e 6 não utilizam este composto em seu processo de fabricação. Esse composto é denominado:
		
	
	LDPE.
	
	Polipropileno.
	
	HDPE.
	 
	Bifidol-A.
	
	PET.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603862934)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Boas práticas são procedimentos que devem ser adotados na manipulação de alimentos a fim de garantir a sua inocuidade. Com base na CVS 6, de 10 de março de 1999, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta. I - Óleos e gorduras utilizados no processo de frituras devem ser aquecidos à temperatura não superior a 180ºC e substituídos quando ocorrerem alterações sensoriais ou físico-químicas. II - Caixas de papelão não devem permanecer nos locais de armazenamento sob refrigeração ou congelamento, a menos que haja um local exclusivo para os produtos contidos nestas embalagens. III - O tempo de manipulação de produtos perecíveis em temperatura ambiente não deve exceder a 40 minutos por lote. IV - Os alimentos quentes podem ficar na distribuição ou manutenção a 65ºC por, no máximo, 12 horas ou a 60ºC por, no máximo, 6 horas.
		
	
	Somente as afirmativas II e III são corretas.
	
	Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
	 
	Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
	
	Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
	
	Somente as afirmativas III e IV são corretas.

Outros materiais