Buscar

FISIO. SA. DA MULHER E NAS DIS. DO ASS. PÉLVICO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502900805)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	MBRV, 28 anos, G1, P0, A0, 18sIG, apresenta edema em MMII e dispnéia. Nega diabetes, HAS ou anemia. Peso pré-gestacional 55,8kg e peso atual 59,4kg. Profissão: dentista. Refere dor no MSD e pescoço. A única intercorrência na gestação foi baixa implantação da placenta no primeiro mês, ao US já está com implantação normal. Faz uso de suplemento vitamínico apenas. Sedentária antes e durante a gestação. Foi ao fisioterapeuta pois quer ter uma gravidez tranquila. Aponte a melhor alternativa sobre o que a fisioterapia pode proporcionar à gestante em questão.
		
	
	A drenagem linfática manual só deverá ser realizada após as 30sIG, associada com exercícios respiratórios.
	
	Como a gestante era sedentária antes de engravidar, a melhor opção é que ela não inicie nenhuma atividade física ou fisioterapêutica durante o período gestacional.
	
	A gestante deverá optar entre submeter-se a drenagem linfática manual ou a realização de alongamentos e exercícios globais moderados, pois as duas atividades são incompatíveis.
	 
	A gestante já deve submeter-se a drenagem linfática manual pois apresenta edema. Alongamentos e exercícios globais moderados e sem impacto também devem ser praticados pois contribuem para o bem-estar da gravidez, especialmente pela atividade profissional que realiza.
	
	Uma excelente opção para a gestante é a prática de corrida 2x/semana por 30min., seguida de alongamento da musculatura da cadeia anterior.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502880960)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere verdadeiro (V ) ou falso (F ) as afirmações sobre anatomia funcional da pelve.
		
	 
	( ) O diafragma urogenital é formado pelos músculos pubococcígeo, iliococcígeo e puborretal.
	 
	( ) Os músculos do diafragma pélvico tem disposição oblíqua, aumentando o diâmetro do hiato urogenital, predispondo portanto à incontinência urinária e prolapsos.
	 
	( ) O diafragma pélvico, urogenital e fáscia endopélvica compõem o conjunto do assoalho pélvico (AP).
	 
	( ) A inervação do diafragma pélvico e urogenital é feita somente pelo nervo hipogástrico.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502398200)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante o período gestacional ocorrem profundas modificações no organismo materno que visam o desenvolvimento e crescimento do feto. Sabe-se que a fisioterapia é capaz de promover bem-estar, mas é necessário a realização de uma avaliação fisioterápica detalhada para que o melhor tratamento seja prestado. Diante desta prerrogativa, leia as afirmativas a seguir sobre as informações que devem ser coletadas durante a anamnese da gestante e escolha a melhor opção: I. idade gestacional, tipo de atividade física realizada antes de engravidar. II. GPA, estado civil. III. data da última menstruação, data prevista do parto.
		
	
	Apenas as opções I e III são corretas.
	
	Apenas a opção II é correta.
	 
	As opções I, II e III são corretas.
	
	Apenas a opção I é correta.
	
	Apenas a opção III é correta.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502810505)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Frequentam os serviços de saúde para o seu próprio atendimento mas, sobretudo, acompanhando crianças e outros familiares, pessoas idosas, com deficiência, vizinhos, amigos. São também cuidadoras, não só das crianças ou outros membros da família, mas também de pessoas da vizinhança e da comunidade (BRASIL, 2004). Diante desta constatação foram criados objetivos gerais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, identifique quais são eles: I. Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território brasileiro. II. Divulgar que as mulheres compõem a maioria da população brasileira e que são as principais usuárias do SUS. III. Contribuir para a ampliação do atendimento às mulheres em situações de risco, desmerecendo qualquer direito legalmente constituído. IV. Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde. V. Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie.
		
	
	Apenas os itens pares são verdadeiros.
	
	Apenas os itens I, II e III são verdadeiros.
	 
	Apenas os itens I, IV e V são verdadeiros.
	
	Todos os itens são falsos.
	
	Todos os itens são verdadeiros.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502810507)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher a humanização e a qualidade da atenção em saúde são condições essenciais para que as ações de saúde se traduzam na resolução dos problemas identificados, na satisfação das usuárias, no fortalecimento da capacidade das mulheres frente à identificação de suas demandas, no reconhecimento e reivindicação de seus direitos e na promoção do autocuidado. Humanizar e qualificar a atenção em saúde é aprender a compartilhar saberes e reconhecer direitos. A atenção humanizada e de boa qualidade implica no estabelecimento de relações entre sujeitos, seres semelhantes, ainda que possam apresentar-se muito distintos conforme suas condições sociais, raciais, étnicas, culturais e de gênero (BRASIL, 2004). Para atingir os princípios de humanização e da qualidade da atenção deve-se levar em conta, pelo menos, os seguintes elementos:
		
	 
	Capacitação técnica dos profissionais de saúde e funcionários 
dos serviços envolvidos nas ações de saúde para uso da tecnologia adequada, acolhimento humanizado e práticas educativas voltadas à usuária e à comunidade.
	 
	Acesso da população às ações e aos serviços de saúde nos quatro níveis de assistência à saúde (primário, secundário, terciário e quaternário), com enfoque desde o primeiro até o quinto nivel de prevenção.
	 
	Disponibilidade de informações e orientação da clientela, familiares e da comunidade sobre a promoção da saúde, assim como os meios de prevenção e tratamento dos agravos a ela associados.
	 
	Campanhas publicitárias que foquem na alegria de trabalhar com a comunidade, apontando os pontos positivos dos serviços públicos e minimizando o enfoque que é dado pela imprensa à violência e ao desvio de verbas públicas.
	 
	Acolhimento amigável em todos os níveis da assistência, buscando-se a orientação da clientela sobre os problemas apresentados e possíveis soluções, assegurando-lhe a participação nos processos de decisão em todos os momentos do atendimento e tratamentos necessaries.

Outros materiais