Buscar

Avaliação Parcial EPIDEMIOLOGIA

Prévia do material em texto

Avaiação Parcial: SDE0245_SM_201506586198 V.1 
	 
	Aluno(a): IGOR SACRAMENTO DE CARVALHO
	Matrícula: 201506586198
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 14/09/2017 06:46:49 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201506753298)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre as mudanças no perfil epidemiológico da população brasileira, com a prevalência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como causa de mortalidade e morbidade em detrimento das doenças infecciosas são feitas as seguintes afirmações: I Para minimizar a incidência DCNT deve-se manter as condições de saúde da população através de campanhas de vacinação. II A identificação dos principais fatores etiológicos não interfere nas condições de saúde da população. III A investigação dos principais fatores de risco como sedentarismo, tabagismo e hábitos alimentares incorretos é imprescindível para a prevenção, controle e tratamento das DCNT. IV A determinação do número de indivíduos doentes pode ajudar nas ações de promoção da saúde. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	 
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506755584)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A epidemiologia pode ser definida como "o estudo da distribuição e dos determinantes de estados ou eventos relacionados à saúde em populações específicas, e sua aplicação na prevenção e controle dos problemas de saúde". Tal definição ratifica que os epidemiologistas estão preocupados:
		
	 
	Com a incapacidade, doença ou morte, mas, também, com a melhoria dos indicadores de saúde e com as maneiras de promover saúde.
	
	Em gerar índices de Saúde Coletiva.
	
	Em quantificar somente o número de doentes.
	
	Em controlar somente os efeitos da doença.
	
	Em curar os pacientes.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506755193)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1995, a propôs a criação do grupo WHOQOL (World Health Organization Quality of Life) que construiu um instrumento (ferramenta de mensuração, questionário) válido para a avaliação do conceito de qualidade de vida a nível internacional: o instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100). Sobre os principais usos do WHOQOL-100 são feitas as seguintes afirmações: I O WHOQOL-100 pode ser aplicado na prática clínica para melhorar a relação médico-paciente e avaliar o resultado do tratamento. II O WHOQOL-100 somente pode ser aplicado em indivíduos que possuam fluência em dois ou mais idiomas. III Os resultados obtidos com a aplicação do WHOQOL-100 podem ser úteis na construção e implementação de Políticas Públicas de Saúde. IV Os pesquisadores em geral podem aplicar os questionários propostos pela OMS, como o WHOQOL-100, em suas pesquisas desde que não modifiquem suas orientações. Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	 
	Apenas a afirmativa II é falsa.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506753347)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respeito da história natural da doença nos seres-humanos são feitas as seguintes afirmações: I As inter-relações do agente etiológico, do organismo humano e do meio ambiente afetam o processo global e o desenvolvimento das doenças. II O estímulo patológico que o agente etiológico desencadeia no organismo humano é o único fator associado ao desencadeamento das doenças. III A resposta do organismo humano aos estímulos agressores é o único fator que deve ser investigado no desenvolvimento das doenças. IV A responsabilidade do homem na manutenção da biodiversidade é um dos fatores que devem ser considerados na prevenção das doenças. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	 
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507475707)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre os determinantes sociais da saúde, analise as sentenças abaixo: I. O modelo biomédico é aquele centrado na doença e com uma visão fragmentada do indivíduo. Considerando a doença como resultado da condição biológica. II. Considerando os fatores determinantes da saúde, a doença passa a ser considerada como um resultado da interação dos fatores biológicos, ambientes e sociais. A assistência tem em vista a promoção da saúde do indivíduo. III. A promoção da saúde propõe-se responder às necessidades sociais de saúde da população. IV. A promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global. V. A promoção da alimentação saudável, a prática de atividade física/prática corporal, a prevenção e controle do tabagismo são alguns dos eixos priorizados na promoção da saúde. Agora, assinale a opção que apresenta as sentenças VERDADEIRAS.
		
	 
	Todas (I,II,III,IV e V).
	
	I e II.
	
	II, III, IV.
	
	III e V.
	
	I, II e III.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506754294)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A saúde é um direito e um bem social. Dentro desse contexto, o estudo sobre os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) é imprescindível para o desenvolvimento de ações que reduzam as iniquidades sociais. Sobre o enfrentamento dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS) na perspectiva da integralidade dos direitos humanos são feitas as seguintes afirmações: I Os princípios de justiça social, equidade em saúde e direitos humanos e suas relações são valores fundamentais para a ação sobre os DSS. II A necessidade de um enfoque integral, intersetorial e participativo para a compreensão e ação sobre DSS é extremamente relevante. III A reflexão sobre os DSS, possibilita a elaboração de estratégias visando à diminuição das iniquidades em saúde e contribuíndo para o melhor exercício da justiça social e dos direitos humanos. IV Os DSS não exercem impacto no estado nutricional dos indivíduos. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Apenas a afirmação IV é falsa.
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506755603)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A melhor definição de MORBIDADE é
		
	
	Número de óbitos em razão de uma doença específica
	
	O mesmo que Mortalidade.
	
	Número de pacientes que irão a óbito num prazo determinado de tempo.
	 
	Conjunto de indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população.
	
	Conjunto de indivíduos que não adquirem doenças em uma determinada população.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201506755576)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O número de óbitos de crianças ocorridos entre 0 e 6 dias de vida é parcela do numerador para cálculo da taxa de:
		
	
	Morbidade infantil.
	
	Mortalidade neonatal tardia.
	
	Natimortalidade.
	 
	Mortalidade neonatal precoce.
	
	Mortalidade materna.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201506877995)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As variáveis epidemiológicas são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Portanto, o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença requer a sua descrição por meio das variáveis: pessoa, tempo e lugar. Com relação às variáveis epidemiológicas NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
		
	
	A desigualdade no acesso aos serviços de saúde tambémpode ser observada, mediante a visualização das trajetórias percorridas pelos pacientes.
	
	A distribuição geográfica é utilizada para identificar de que forma as doenças se distribuem no espaço (urbano/rural), associando a sua alta ocorrência, por exemplo, a baixas coberturas vacinais, precariedade no saneamento básico, existência ou não de uma rede básica de atenção à saúde.
	
	As pessoas podem ser descritas de acordo com suas características herdadas ou adquiridas (idade, gênero, cor, escolaridade, renda, estado nutricional e imunológico); com suas atividades (trabalho, esportes, práticas religiosas, costumes) e de acordo com suas circunstâncias de vida (condição socioeconômica).
	 
	O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença não é importante, visto que o local onde as pessoas vivem ou trabalham não determina o tipo de doença ou problema de saúde passível de ocorrência.
	
	A distribuição dos casos por períodos de tempo serve para orientar as intervenções cabíveis, fornecendo, por exemplo, informação sobre os melhores momentos para intensificar a imunização e para prevenir um possível surto.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507292456)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como é denominado um estudo retrospectivo onde se procura verificar a frequência de um determinado agravo na presença ou ausência de um determinado fator condicionante/determinante (exposição)?
		
	 
	Estudo de Caso Controle.
	
	Estudo Seccional.
	
	Estudo de Coorte.
	
	Estudo Multicêntrico.
	
	Estudo Ecológico.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes