Buscar

AMPLIAÇÃO DA EMPRESA QBARATO

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	�
42	DESENVOLVIMENTO	�
2.1 O departamento de recursos humanos..................................................................4
2.1.O foco do recrutamento e seleção.......................................................................4
2.1.2 O programa de integração ..................................................................................5
2.1.3 A pesquisa de clima............................................................................................6 
2.1.4 A cultura organizacional......................................................................................7
2.2 Apresentação ao grupo econômico o melhor investimento...................................7
3.1 Aplicabilidade do planejamento estratégico........................................................10
3.1.2 Pretensões para os próximos 5 anos................................................................11
3.1.3 A prática do planejamento estratégico............................................................11
4.1Situações da responsabilidade social e ambiental...............................................12
4.1.2 A governança corporativa................................................................................13
4.1.3As questões sociais.........................................................................................13
4.1.4 Benefícios adicionais......................................................................................14
4.1.5Relatório final ...................................................................................................14
5.CONCLUSÃO.........................................................................................................16
6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA...........................................................................17
��
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de discutir a estrutura e os processos de gestão organizacional, conhecer princípios e processos da gestão de pessoas, conhecerem conceitos e princípios que envolvem responsabilidade social e ambiental além de conhecer e aplicar conhecimentos relativos à administração financeira.
Tendo em panorama os novos desafios pela frente, a empresa Qbarato decidiu contratar uma empresa Y, composta por especialistas com experiência em acompanhar grupos econômicos em seu processo de aquisição e reestruturação de novas empresas.
Para o segmento do ramo alimentício, foi pesquisada uma empresa que atua na mesma área que a proposta de produção textual possa ser elaborada de acordo com o solicitado pelos professores, constando e averiguando o máximo de informações que possam agregar ao conhecimento para serem aplicadas neste trabalho.
Tratando também uma atitude de investigação, sistematizando julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados a esta situação geradora de aprendizagem embasados em conhecimentos construídos em cada disciplina.
Verificando assim na prática os processos de planejamento estratégico, políticas de responsabilidade social e ambiental, gestão de pessoas e matemática financeira através de uma pesquisa em campo.
DESENVOLVIMENTO
2.1 O departamento de recursos humanos
Nossa empresa pesquisada fica localizada no município do Rio de Janeiro, empresa fictícia Amarelinha & Lanchonete LTDA, atuando no segmento de lanchonete, bar e um supermercado prestando serviços aos seus consumidores, com 400 funcionários contando da diretoria até ao entregador das mercadorias e segurança.
A empresa pesquisada vem atuando em seguimentos de Recursos Humanos que seguem os mesmos padrões do autor Chiavenato. Eles começam pelo recrutamento e seleção; orientação e modelagem de cargos atuando com foco na avaliação de desempenho de cada trabalhador; remuneração e benefícios; treinamento e desenvolvimento; qualidades de: segurança, higiene e qualidade de vida no trabalho; e sistemas de monitoramento e cadastro/ atualização de novos colaboradores ou dos desligados.
Buscamos informações que possam agregar em seus conhecimentos a ajudar a empresa Qbarato em novas perspectivas em seu negócio.
Todas as atividades em uma empresa, independente de sua natureza ou propósito, consomem recursos e geram produtos e serviços. 
Os indivíduos nas organizações são construídos a partir da interação humana, ao se compartilhar objetivos, regras, valores, entre outros, exercendo uma influência considerável sobre a motivação dos trabalhadores, assim como sua satisfação e produtividade.
2.1.Utilizado os recursos de recrutamento e seleção
Segundo Chiavenato (2009, p. 68) “recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização”.
A empresa Amarelinha & Lanchonete LTDA buscam candidatos que atuam no mercado ou que tenham alguma experiência além de ser fundamental o recrutamento de pessoas que se identifiquem com o negócio da organização, para que estas não venham deixá-la meses mais tarde.
As técnicas de seleção que foram observadas pela equipe contratada Y foram às seguintes: 
Primeira etapa – recebimento dos currículos, após selecioná-los haveria 3 (três) tipos de dinâmicas em grupo, 1 (uma) redação com o tema já pré-definido, 1(uma prova de português) e 1 (uma) prova de raciocínio lógico; 
Segunda etapa – entrevista pessoal com os gestores; 
Terceira etapa – entrevista com a diretoria. 
Com grande percepção as pessoas que iniciavam a carreira este procedimento tornou-se cansativo, em se tratar principalmente para cargos de estágio e jovem aprendiz.
Quando a pessoa era desligada ou pedia a sua demissão eram elaboradas reuniões com a equipe informando o real motivo do desligamento após serem realizadas uma breve entrevista com o ex-colaborador. Esta entrevista tinha o principal objetivo dar apoio ao ex-colaborador e de colher ao máximo informações/impressões importantes que a pessoa leva da empresa, como por exemplo, alguns tipos de problemas que possam ter acontecido com a equipe ou superiores, além de contribuir para os processos de melhoria organizacional, sendo altamente confidencial e somente a equipe de recursos humanos e diretoria que podem ter acesso a estas informações.
2.1.2 O programa de integração 
Quando a empresa não oferece o programa de integração, o próprio profissional deve buscar maneiras de não se sentir um peixe fora d'água. Uma das formas de começar a se integrar é dar uma olhada cuidadosa no organograma da empresa e observar a lista telefônica interna da organização para identificar os responsáveis por cada departamento ou setor.
O profissional tem que mostrar curiosidade e ter persistência, pois nem sempre irá conseguir todas as informações de que precisa imediatamente. Isso não significa, no entanto, forçar a barra e sair se apresentando para os representantes das áreas. O sensato é esperar os momentos realmente oportunos.
Os objetivos básicos do processo de integração e ambientação consistem em buscar a melhor relação entre o funcionário e a empresa e diminuir os temores e ansiedades que são vivenciados quando alguém é admitido em um novo emprego.
O trabalho começa com a adaptação do funcionário à equipe de trabalho e ao entendimento da cultura da empresa, de forma que saiba os valores, visão, missão da empresa, a história, a estrutura organizacional, o como realizar o seu trabalho, a qualidade dos produtos e serviços, a forma de lidar com seus clientes e fornecedores com o intuito de facilitar a sua adaptação. 
Nesta apresentação, também são informados as normas e procedimentos da empresa, os benefícios que ela oferece, além de informações sobre políticas da empresa para avaliação do desempenho e remuneração. Sua duração geralmente é de um dia a uma semana,variando de empresa para empresa.
2.1.3 A pesquisa de clima 
Analisar o ambiente de trabalho e as variáveis que o influenciam, positiva ou negativamente, além da satisfação dos colaboradores da organização em relação a diversos fatores, como ambiente de trabalho, comunicação, liderança, motivação, relacionamento interpessoal e outros, possibilitando a resolução dos problemas identificados.
De um lado, os consumidores pressionam as organizações pela melhoria da qualidade dos produtos e serviços. De outro lado, os trabalhadores cada vez mais buscam a melhoria da qualidade de vida no trabalho, impondo às organizações mais dedicação ao diagnóstico da sua dimensão social.
Nesse sentido, torna-se cada vez mais relevante o estudo da qualidade do clima organizacional, por sua influência sobre a produtividade, a competitividade empresarial, e a conseqüente qualidade de vida no trabalho.
A pesquisa de clima organizacional é uma maneira utilizada para coletar diversos tipos de dados, trazendo sempre muitas informações relevantes sobre qual está sendo a percepção dos funcionários ou colaboradores em relação a muitos fatores que podem até mesmo afetar o seu desenvolvimento e motivação dentro de uma empresa.
Na metodologia utilizada por eles, é comum que se tenha uma evolução de melhoria de cada item pesquisado, análise dos fatores de motivação e análise de felicidade, estas que são feitas por áreas diferenciadas de departamentos, tempo de casa e nível hierárquico tendo como o bom funcionamento da pesquisa o compromisso, a transparência e ética, a participação facultativa além da confidencialidade e segurança das informações.
2.1.4 A cultura organizacional
A cultura organizacional é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna, e que funciona bem o suficiente para serem transmitidos aos novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.
É através da experiência coletiva que os membros da organização encontram respostas para as questões do cotidiano da empresa, pois são os valores e crenças compartilhados que definem seu modo de pensar e agir. Assim, ao definir padrões de comportamento com o objetivo de conservar a estabilidade e o equilíbrio do grupo, justifica-se a importância crescente atribuída à cultura organizacional.
A equipe Y observou que o papel dos gestores eram fundamentais para a aplicabilidade do modo de gestão, ou seja, eles observaram o cotidiano das pessoas, as normas ou regras que envolviam os grupos e seus comportamentos, como por exemplo o seu momento de lazer, nas refeições e nos dias informais, os sentimentos das pessoas e a maneira como elas interagem entre si, com os clientes ou elementos externos.
2.2 Apresentando ao grupo econômico o melhor investimento
Fazendo uma pesquisa sobre os bancos que estavam oferecendo o melhor investimento temos os bancos A,B,C e D onde as propostas estavam para o grupo econômico bastante interessantes, após a análise da equipe contratada, foram apresentados os seguintes valores de cada banco. Os cálculos foram realizados em juros compostos.
Tabela 1 – Banco A
	Ano
	Investimento
	Taxa Anual
	Juros Anuais
	Saldo
	0
	R$ 100.000,00
	0,0%
	R$ 0,00
	R$ 100.000,00
	1
	R$ 100.000,00
	6,8%
	R$ 6.800,00
	R$ 106.800,00
	2
	R$ 100.000,00
	6,8%
	R$ 14.062,40
	R$ 114.062,40
	3
	R$ 100.000,00
	6,8%
	R$ 21.818,64
	R$ 121.818,64
	4
	R$ 100.000,00
	6,8%
	R$ 30.102,31
	R$ 130.102,31
	5
	R$ 100.000,00
	6,8%
	R$ 38.949,27
	R$ 138.949,27
	6
	R$ 100.000,00
	6,8%
	R$ 48.397,82
	R$ 148.397,82
	7
	R$ 100.000,00
	6,8%
	R$ 58.488,87
	R$ 158.488,87
	8
	R$ 100.000,00
	6,8%
	R$ 69.266,11
	R$ 169.266,11
	9
	R$ 100.000,00
	6,8%
	R$ 80.776,21
	R$ 180.776,21
	10
	R$ 100.000,00
	6,8%
	R$ 93.068,99
	R$ 193.068,99
	11
	R$ 100.000,00
	6,8%
	R$ 106.197,68
	R$ 206.197,68
	12
	R$ 100.000,00
	6,8%
	R$ 120.219,12
	R$ 220.219,12
	13
	R$ 100.000,00
	6,8%
	R$ 135.194,03
	R$ 235.194,03
	14
	R$ 100.000,00
	6,8%
	R$ 151.187,22
	R$ 251.187,22
	15
	R$ 100.000,00
	6,8%
	R$ 168.267,95
	R$ 268.267,95
	Totais
	R$ 100.000,00
	-
	R$ 168.267,95
	R$ 268.267,95
Cálculo total (fórmula): 
M=C(1+i)ⁿ 
M=100.000,00(1+0,068)15 
M=R$268.267,95
Cálculo na Excel (juros – ano 1):
=100000,00*(POTÊNCIA(1+6,8%;1)-1)
= R$6.800,00
Cálculo na Excel (saldo):
=100000,00*(1+6,8%)^1
=R$106.800,00
Tabela 2 – Banco B
	Ano
	Investimento
	Taxa Anual
	Juros
	Saldo
	0
	R$ 100.000,00
	11,60%
	R$ 0,00
	R$ 100.000,00
	1
	R$ 100.000,00
	11,60%
	R$ 11.600,00
	R$ 111.600,00
	2
	R$ 100.000,00
	11,60%
	R$ 24.545,60
	R$ 124.545,60
	3
	R$ 100.000,00
	11,60%
	R$ 38.992,89
	R$ 138.992,89
	4
	R$ 100.000,00
	11,60%
	R$ 55.116,06
	R$ 155.116,06
	5
	R$ 100.000,00
	11,60%
	R$ 73.109,53
	R$ 173.109,53
	6
	R$ 100.000,00
	11,60%
	R$ 93.190,23
	R$ 193.190,23
	7
	R$ 100.000,00
	11,60%
	R$ 115.600,30
	R$ 215.600,30
	8
	R$ 100.000,00
	11,60%
	R$ 140.609,94
	R$ 240.609,94
	9
	R$ 100.000,00
	11,60%
	R$ 168.520,69
	R$ 268.520,69
	Totais
	R$ 100.000,00
	 
	R$ 168.520,69
	R$ 268.520,69
Cálculo total (fórmula): Cálculo na �Excel (juros – ano 1):
M=C(1+i)ⁿ =100000,00*(POTÊNCIA(1+11,6%;1)-1)
M=100.000,00(1+0,116)9 = R$11.600,00
M=R$268.267,95
Cálculo na �Excel (saldo):
=100000,00*(1+11,6%)^1
=R$111.600,00
Tabela 3 – Banco C
	Ano
	Investimento
	Taxa anual
	Juros
	Saldo
	0
	R$ 100.000,00
	9,6%
	R$ 0,00
	R$ 100.000,00
	1
	R$ 100.000,00
	9,6%
	R$ 9.600,00
	R$ 109.600,00
	2
	R$ 100.000,00
	9,6%
	R$ 20.121,60
	R$ 120.121,60
	3
	R$ 100.000,00
	9,6%
	R$ 31.653,27
	R$ 131.653,27
	4
	R$ 100.000,00
	9,6%
	R$ 44.291,99
	R$ 144.291,99
	5
	R$ 100.000,00
	9,6%
	R$ 58.144,02
	R$ 158.144,02
	6
	R$ 100.000,00
	9,6%
	R$ 73.325,84
	R$ 173.325,84
	7
	R$ 100.000,00
	9,6%
	R$ 89.965,13
	R$ 189.965,13
	8
	R$ 100.000,00
	9,6%
	R$ 108.201,78
	R$ 208.201,78
	9
	R$ 100.000,00
	9,6%
	R$ 128.189,15
	R$ 228.189,15
	10
	R$ 100.000,00
	9,6%
	R$ 150.095,31
	R$ 250.095,31
	11
	R$ 100.000,00
	9,6%
	R$ 174.104,46
	R$ 274.104,46
	12
	R$ 100.000,00
	9,6%
	R$ 200.418,48
	R$ 300.418,48
	Totais
	R$ 100.000,00
	 
	R$ 200.418,48
	R$ 300.418,48
Cálculo total (fórmula): Cálculo na �Excel (juros – ano 1):
M=C(1+i)ⁿ =100000,00*(POTÊNCIA(1+9,6%;1)-1)
M=100.000,00(1+0,096)12 = R$9.600,00
M=R$300.418,48
Cálculo na �Excel (saldo):
=100000,00*(1+9,6%)^1
=R$109.600,00
Tabela 4 – Banco D
	Ano
	Investimento
	Taxa anual
	Juros
	Saldo
	0
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$ 0,00
	R$ 100.000,00
	1
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$ 5.900,00
	R$ 105.900,00
	2
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$ 12.148,10
	R$ 112.148,10
	3
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$ 18.764,84
	R$ 118.764,84
	4
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$ 25.771,96
	R$ 125.771,96
	5
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$ 33.192,51
	R$ 133.192,51
	6
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$ 41.050,87
	R$ 141.050,87
	7
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$ 49.372,87
	R$ 149.372,87
	8
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$ 58.185,87
	R$ 158.185,87
	9
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$ 67.518,83
	R$ 167.518,83
	10
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$ 77.402,44
	R$ 177.402,44
	11
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$ 87.869,19
	R$ 187.869,19
	12
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$ 98.953,47
	R$ 198.953,47
	13
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$ 110.691,73
	R$ 210.691,73
	14
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$ 123.122,54
	R$ 223.122,54
	15
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$ 136.286,77
	R$ 236.286,77
	16
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$ 150.227,69
	R$ 250.227,69
	17
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$164.991,12
	R$ 264.991,12
	18
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$ 180.625,60
	R$ 280.625,60
	19
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$ 197.182,51
	R$ 297.182,51
	20
	R$ 100.000,00
	5,90%
	R$ 214.716,27
	R$ 314.716,27
	Totais
	R$ 100.000,00
	 
	R$ 214.716,27
	R$ 314.716,27
Cálculo total (fórmula): Cálculo na �Excel (juros – ano 1):
M=C(1+i)ⁿ =100000,00*(POTÊNCIA(1+5,9%;1)-1)
M=100.000,00(1+0,059)20 = R$5.900,00
M=R$300.418,48
Cálculo na �Excel (saldo):
=100000,00*(1+5,9%)^1
=R$105.900,00
Com o relatório de cada banco, a equipe pode verificar que o banco que oferece o melhor investimento, observando também a taxa de juros, é o banco A que oferece o melhor investimento com o valor de R$268.267,95 e a taxa no valor de R$168.267,95.
3.1 Aplicabilidades do planejamento estratégico
A equipe detectou na empresa pesquisa Amarelinho & Lanchonete LTDA o tipo de planejamento que era abordado.
É de responsabilidade dos níveis mais altos da hierarquia organizacional e se caracteriza pela definição da metodologia para estabelecer a melhor direção a ser seguida. Através do planejamento a empresa procura:  Conhecer e melhor utilizar seus pontos fortes; conhecer e eliminar ou adequar seus pontos fracos; conhecer e usufruir as oportunidades externas; conhecer e evitar ameaças externas e ter um efetivo plano de trabalho. 
Sua missão era conquistar o pleno contentamento dos trabalhadores, fornecedores e clientes, prestando serviço de qualidade conduzindo o negócio de maneira ética e sendo uns dos contribuintes pelo desenvolvimento da região.
Seus valores eram regulados na ética profissional, com alvos e metas claros e definidos, participação e trabalho em equipe, respeito e comprometimento mútuos e inovação e serviços com qualidade.
3.1.2 Pretensões para os próximos 5 anos
Tendo em vista uma estrutura organizacional mais fortificada em seus valores e na missão que tem em conquistar a plena satisfação de todos que estão a sua volta a empresa pesquisada pela equipe Y, busca agora um novo patamar para os próximos 5 anos de expansão dos negócios, crescimento da loja atual e abertura de duas novas lojas em bairros diferentes.
Para que este negócio possa acontecer a equipe da própria companhia decidiu fazer uma economia 3 anos antes de tudo aquilo que estava planejado sair realmente do papel. Esta economia visava principalmente o corte de custos e gastos desnecessários ou que poderia ser evitados, como por exemplo, a economia com a conta de luz e o ar-condicionado da loja e também foram planejados cortes de pessoal, tudo para que no futuro a empresa cresça e que haja mais contratações para a geração de novos empregos, beneficiando a todos.
3.1.3 A prática do planejamento estratégico
Com a monitoração dos clientes feita de maneira profissional, possibilita a identificação de oportunidades, atração e retenção de clientes e consolidação de uma marca. Além disso, essa presença organizacional na internet permite ainda a rápida identificação de insatisfações que podem vir a causar uma crise de imagem.
 As empresas que estão presentes nas redes sociais e que monitoram as atividades dos internautas são capazes de detectar tendências com mais agilidade e, com isso, sair na frente dos concorrentes. Todo esse pioneirismo é capaz de atrair a atenção de muitos consumidores, proporcionando à sua marca uma alta visibilidade e uma maior procura por seus produtos e serviços.
É importante salientar que esta percepção sobre tendências é possível com o monitoramento das redes sociais e da análise crítica que é feita a partir dos dados conquistados. Ser capaz de avaliar todas as informações obtidas é primordial para se extrair delas conhecimentos privilegiados.
Monitorar e observar de perto a concorrência é uma obrigação dos dias atuais. Observar os principais concorrentes é vital para traçar metas para o negócio, pois ajuda a entender o lugar em que está o mercado e o lugar até onde precisamos chegar. 
Com a pesquisa feita pelos trabalhadores e pela internet pode-se intuir que a empresa precisava melhorar em seu canal de comunicação com a criação de um site mais atualizado e propagandas nas redes sociais, com ajuda de carro de som e um marketing bem mais presente, principalmente na busca de divulgação da empresa.
Os clientes foram de grande contribuição principalmente pelas dicas que se encontravam na caixa de sugestões da organização.
4.1 Situações da responsabilidade social e ambiental
A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária, pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc.) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.)
O meio ambiente é um bem fundamental para a existência humana, devendo de esta forma ser protegido por todos. A lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) determina as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
Visando se atentar a todas as observações desta lei, a companhia passou a se atentar na forma de reciclagem dos materiais que eram erroneamente jogados no lixo sem o devido cuidado, assim como também com a preocupação de contaminação da água ou algum recurso natural como o ar, solo, vegetação, etc.
4.1.2 A governança corporativa
Uma empresa com uma governança corporativa implantada tem bem mais credibilidade perante seus investidores, esta deve estar atenta aos processos de criação de valor, eficiência e transparência na gestão empresarial além de aprimorar os processos de administração da empresa.
Esta governança nada mais é do que um conjunto de boas práticas para aumentar a confiança das partes interessadas (investidores, acionistas, fornecedores, colaboradores, etc.), mudando muitas vezes o seu modo de gerir e controlar o negócio e assim podendo até mesmo melhorar em seus resultados financeiros.
O princípio mais utilizado pela companhia era o de prestação de contas, onde as devidas contas eram prestadas de modo claro, conciso, compreensivo e tempestivo, assumindo desta maneira as consequências dos atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade.
4.1.3 As questões sociais
Há muitos anos se discute a igualdade entre os seres humanos, todavia a simples inclusão nos textos legais de normas que façam menção a necessidade de tratamento igualitário não tem se mostrado uma medida capaz de coibir de forma acertada e real as desigualdades. Assim se faz necessário uma ponderação entre a igualdade formal e a material, que somente podem ser compatibilizadas através de políticas implementadas de forma a diminuir estas desigualdades.
As estratégias repressivas e promocionais aptas a concretizar a extirpação das desigualdades são na verdade a busca da erradicação das discriminações que ocorrem quando iguais passam a ser tratados de forma desigual, a mera previsão do direito à igualdade se mostra na realidade uma medida que não atinge seus objetivos práticos, pelo que se torna necessário que sejam conjugadas as proibições de discriminação juntamente com medidas e políticas compensatórias que tenham o intuito de acelerar e colaborar com o processo de igualdade.
Por via de conseqüência, cabe ao Estado as ações concretas e as leis com o intuito de reduzir as desigualdades sociais, sem olvidar que à sociedade caberá a recepção destas políticas para que possam ser implementadas e, por conseguinte, possam as desigualdades ser diminuídas de forma satisfatória.
Diante desta necessidade de atitudes que visem à inclusão social de grupos desfavorecidos, com vistas a se reduzir as discriminaçõesde forma efetiva, é que surgiram as ações afirmativas, que intentam diminuir os resultados das discriminações ocorridas no passado, compensando de certa forma estas minorias para que possam ter as mesmas igualdades de condições.
Infelizmente a empregabilidade continua baixa devido ao número de pessoas desempregadas e as quantidades de empregos disponíveis, mas a organização visa à ajuda dos mais necessitados entregando cestas básicas e doações bimestrais.
Devido à preocupação com a sociedade a sua volta, a organização busca evitar o desperdício de alimentos com a doação destes para pessoas carentes e sociedades que visam à distribuição de alimentos para aqueles que mais necessitam.
4.1.4 Benefícios adicionais
Com diversas pautas em reuniões em assuntos que abordavam quais benefícios a empresa poderia dar para seus funcionários e no que isto resultaria para a organização, foram colocadas nas salas para seus colaboradores.
A primeira sala era relacionada com sala de entretenimento para que pudessem ter um momento de distração e um maior entrosamento tanto por parte dos superiores como dos trabalhadores. A segunda sala era destinada para momentos de leitura, jogos e cadeiras de massagem.
Este diferencial trouxe enormes benefícios para a empresa como, por exemplo, uma melhora no desempenho organizacional, além de aumentar positivamente o clima organizacional trazendo desta maneira para os clientes uma satisfação de fazerem parte daquela companhia.
5.1 Relatórios finais da equipe Y
Passando desta forma por uma ampliação dos negócios e visando uma lucratividade melhor e uma companhia que pudesse ser mais vista pela sociedade, esta buscou através da equipe contratada Y para serem responsáveis pela análise e aplicabilidade de propostas atuando nas áreas de gestão de pessoas, responsabilidade social e ambiental, planejamento estratégico e matemática financeira assim como mencionados acima.
Com buscas pelas concorrentes e visando uma atratividade melhorada a equipe evidenciou pontos que precisavam ser melhorados, como por exemplo, uma equipe de marketing mais atual com propagandas nas redes sociais, banners e até mesmo carros de som.
A sua responsabilidade para com a sociedade e o meio ambiente era um dos assuntos menos importantes, até que após inúmeras conversas e pesquisas a equipe pôde realmente entender o que era uma organização preocupada com aqueles que estavam a sua volta e a preservação do meio ambiente, flora e fauna.
A equipe Y pode constatar que após buscas por instituições financeiras que lhes trariam um melhor rendimento, com uma taxa de juros sendo a menor possível seria o Banco A (cálculo exposto acima no trabalho).
CONCLUSÃO
Este processo de produção textual interdisciplinar trouxe um conhecimento de identificação da situação problema e a partir dela compreender princípios e processos relacionados ao planejamento estratégico, a gestão de pessoas, responsabilidade social e ambiental e administração financeira.
A eficácia das empresas depende principalmente de aspectos relacionados à satisfação das pessoas, produtividade, eficiência, adaptação do processo decisório e conhecimento. 
O modelo proposto estabelece o melhor nível de harmonia entre os interesses da empresa, dos gestores e dos proprietários através de constante interação e do melhor aproveitamento das potencialidades dos gestores, capacitando a empresa a desenvolver uma cultura adequada ao ambiente turbuloso dos tempos atuais.
Com parâmetros sobre toda uma análise da estrutura organizacional a equipe detectou que haveria a necessidade de melhorar alguns aspectos, como por exemplo, o clima organizacional, a cultura empresarial e os seus estabelecimentos claros de normas e regras da própria instituição além de contratação de equipe mais estruturada e familiarizada com os conceitos da equipe.
Por fim, este trabalho trouxe grande entendimento na pesquisa relacionada com o desenvolvimento de uma organização na área de recursos humanos, a avaliação de estrutura de matemática financeira com aplicação de fórmulas de juros compostos para aprendizado de um investimento ao longo prazo, além de contar com princípios que envolvem responsabilidade social e ambiental.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ASSAF NETO, Alexandre. Matemática financeira e suas aplicações. 12 ed. São Paulo: Atlas, 2012;
AVONA, Marcia Eloisa. Gestão de pessoas. Londrina: Editoria e Distribuidora Educacional S.A, 2015;
BOTELHO, Joacy Machado; CRUZ, Vilma Aparecida Gimenez da. Metodologia científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil,2013;
CAMPOS I. F., FALKOWISKI L. Administração Estratégica. Londrina: Unopar, 2014;
CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas: o passo decisivo para a administração participativa. São Paulo: Makron Books, 1992;
CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: como agregar talentos à empresa. 7ª ed. rev. e atual. São Paulo, Manole, 2009, p. 68;
Como monitorar sua concorrência e criar estratégias para sair na frente. Disponível em: https://blog.hotmart.com/pt-br/produtores/como-monitorar-a-concorrencia/. Acesso em: agosto,2017;
Cultura organizacional: a visão da análise do comportamento. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtcc/v14n2/v14n2a05.pdf. Acesso em: agosto,2017;
Degradação ambiental. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/degradacao-ambiental/25605. Acesso em: agosto,2017;
LUZ, Ricardo. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003, p.13;
Modelo de gestão e cultura organizacional : conceitos e interações. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-92511998000200004. Acesso em: agosto,2017;
Práticas de recrutamento e seleção. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/praticas-de-recrutamento-e-selecao/46587. Acesso em: agosto, 2017;
Processo de recrutamento e seleção assertivo. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/processo-de-recrutamento-e-selecao-assertivo/75443/. Acesso em: agosto, 2017;
Programa de integração para novos funcionários. Disponível em: http://www.fabricadecursos.com.br/programa-de-integracao-para-novos-f. Acesso em: agosto, 2017;
Superior de tecnologia em gestão de recursos humanos
stela maris silva fernandes
AMPLIAÇÃO DA EMPRESA QBARATO
Pelotas
2017
stela maris silva fernandes
AMPLIAÇÃO DA EMPRESA QBARATO
Trabalho de conclusão semestral apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas Gestão de Pessoas, Matemática Financeira, Planejamento Estratégico, Responsabilidade Social e Ambiental, Metodologia Científica e Seminário do Projeto Integrado II. 2º semestre.
Professores: Marilucia Ricieri, Adriane Loper, Henry Nonaka, José Adir Lins Machado, Regina Celia Adamuz, Marcos Marques, Dalila Gimenes e Fernando Lino Júnior.
Pelotas
2017

Outros materiais

Perguntas Recentes