Buscar

Objetiva constit hist da educação do brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

uestão 1/10
Leia o excerto abaixo:
“A Era Vargas foi palco das primeiras investidas dos novos métodos de ensino, preconizando a centralidade na criança e na sua iniciativa no processo de aquisição do conhecimento. Mesmo que inicialmente restrito, porque atendendo a uma camada da população, esse ensino renovado se sedimentou, atingindo amplos setores educacionais. ”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDREOTI, A. L. O governo Vargas e o equilíbrio entre a Pedagogia Tradicional e a Pedagogia Nova. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/periodo_era_vargas_intro.html Acesso em: 03 ago. 2016.
O autoritarismo do governo Varguista coexistiu com a discussão no campo educacional dos intelectuais e novas perspectivas pedagógicas. Considerando esses elementos e o livro-base, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Em 1932 intelectuais brasileiros lançaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova com princípios liberais e um amplo programa educacional.
	
	B
	O governo de Getúlio Vargas com seu caráter centralizador extinguiu as discussões educacionais, enfatizando um ensino dialógico ligado à iniciativa privada.
	
	C
	As instituições escolares no governo varguista romperam com as orientações cívicas e patrióticas da Primeira República.
	
	D
	Em 1930 Getúlio Vargas e o ministro Francisco Campos extinguem o Ministério da Educação e Saúde, relegando suas funções à iniciativa privada.
	
	E
	Gustavo Capanema, ministro da Educação e Saúde, retirou os investimentos estatais do ensino técnico-profissionalizante, pois este era contrário às intenções governamentais.
uestão 2/10
Leia o trecho a seguir:
“Nos últimos dois séculos, a escola pública tem dado um contributo fundamental para a construção do projeto de Estado-nação e para a reprodução da identidade nacional. (...) A intervenção do Estado teve assim papel importante e decisivo na gênese e desenvolvimento da escola pública de massas, e esta, não deixou de ter também reflexos importantes na própria consolidação do Estado. ”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AFONSO, Almerindo Janela; RAMOS, Emílio Lucio-Villegas. Estado-nação, educação e cidadanias em transição. Rev. Portuguesa de Educação,  Braga ,  v. 20, n. 1, p. 77-98,  jan.  2007, pp. 80-81.
O surgimento dos Estados-nação a partir do século XVIII impactou a escolarização e a educação. Considerando esses elementos, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os Estados-Nação investiram em educação e para isso se aliaram à Igreja Católica, apostando em uma educação religiosa.
	
	B
	A maior atuação na instrução elementar pelos Estados a partir do século XVIII considerou desnecessário investir em infraestrutura ou em um novo sistema educacional.
	
	C
	Com a formação dos Estados-Nação houve uma gradativa atuação estatal na educação responsabilizando-se pela instrução elementar que era ligada à manutenção da ordem e à identidade nacional.
	
	D
	A formação nacionalista era integrante da educação proposta pelos Estados-nação, aliada sempre ao pensamento religioso.
	
	E
	O investimento estatal na instrução elementar além de expandir o número de vagas para a população também gerou o fim do distanciamento social, pois as classes sociais tinham acesso aos mesmos níveis de ensino
uestão 3/10
Leia o trecho do livro:
“O fim do regime militar e a institucionalização do processo de democratização alastraram-se pelo país como suporte ideológico, atingindo também os setores educacionais, que conclamavam uma nova educação, e, portanto uma nova LDB. ”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SHIGUNOV NETO, Alexandre. História da Educação Brasileira. São Paulo: Salta, 2015, p. 204.
No período da redemocratização brasileira em diante tivemos significativas mudanças na legislação e campo educacionais. Sobre esses elementos, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As discussões sobre a Educação durante a Constituinte (1987) abordavam vários temas, porém havia um consenso sobre a necessidade da extinção do ensino público.
	
	B
	A Constituição de 1988 considerou a Educação como direito de todos, mas eximiu o Estado do dever de ofertá-la e promovê-la, deixando a cargo das famílias.
	
	C
	Em 1996 é aprovada a Lei nº 9394, a LDBEN, após oito anos de tramitação. Um dos seus pontos centrais é a organização do sistema de ensino em educação básica e em ensino superior.
	
	D
	Com a aprovação da Lei nº 9394/1996, a LDBEN, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) foram extintos e se passou a enfatizar uma maior centralização e cerceamento da autonomia pedagógica. 
	
	E
	A Assembleia Constituinte (1987) contou com pouca participação da sociedade civil, acadêmicos e técnicos, pois a temática da Educação foi pouco discutida nesse âmbito
uestão 4/10
Leia o trecho a seguir:
“Um outro elemento-chave a ser observado no projeto da escola primária republicana diz respeito ao papel assumido por essa instituição na formação do caráter e no desenvolvimento de virtudes morais, de sentimentos patrióticos e da disciplina na criança. Mensagens de caráter moralizante e cívico foram amplamente propagadas pela escola pública primária. ”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de; MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello. Educação escolar na primeira república: memória, história e perspectivas de pesquisa. Tempo, Niterói, v.13, n. 26, p. 32-55, 2009, p. 45.
O início do período republicano trouxe mudanças para o cenário educacional. Considerando esses elementos e o livro-base, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Um dos fatos importantes do campo educacional na Primeira República foi a desestruturação dos grupos escolares, principalmente de São Paulo, e a extinção do ensino simultâneo.
	
	B
	O governo republicano despreocupou-se da construção de edifícios e instalações para o ambiente escolar, pois já havia excedente dos mesmos desde o período imperial.
	
	C
	As instituições escolares na Primeira República desvencilharam-se das noções eugenistas e racialistas oriundas dos períodos colonial e imperial e encerraram os preconceitos raciais existentes.
	
	D
	No início do século XX houve uma homogeneidade no campo das ideias educacionais com o domínio da orientação jesuítica para a organização do sistema de ensino nacional.
	
	E
	A escola na Primeira República influenciada pela lógica positivista do período se esforçava para moralizar e civilizar a população e estabelecer uma ordem social necessária para o progresso.
uestão 5/10
Leia o trecho a seguir:
“A partir do século XVI, a direção do ensino público português desloca-se da Universidade de Coimbra para a Companhia de Jesus, que se responsabiliza pelo controle do ensino público em Portugal e, posteriormente, no Brasil. Praticamente, foram dois séculos de domínio do método educacional jesuítico, que termina no século XVIII, com a Reforma de Pombal, quando o ensino passa a ser responsabilidade da Coroa Portuguesa. ”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre. A educação brasileira no período pombalino: uma análise histórica das reformas pombalinas do ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 465-476, dez. 2006, p. 469.
A reforma educacional pombalina foi um importante marco na história da educação brasileira. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O marquês de Pombal se inspirou no positivismo para empregar suas reformas educacionais, por isso, extinguiu as aulas régias do território português.
	
	B
	A educação no período pombalino manteve uma continuidade com o ensino proposto pelos jesuítas, pois aliaram o Estado à Companhia de Jesus.
	
	C
	A modernização educacional de Pombal foi facilmente instituída, pois havia abundância de recursoshumanos e materiais, o que se comprovava pelo alto número de professores.
	
	D
	A reforma pombalina na Educação foi influenciada pelo Iluminismo buscando a modernização; estabeleceu o sistema de aulas régias e visava que os súditos legitimassem as leis e costumes do Estado.
	
	E
	A implantação das novas diretrizes pombalinas para a educação encontrou mais aderência na colônia brasileira, pois a população ficou satisfeita com a expulsão dos jesuítas, já que estranhavam seus métodos.
uestão 6/10
Leia o trecho a seguir:
“Com a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil, a preocupação fundamental do governo, no que se refere à educação, passou a ser a formação das elites dirigentes dos pais. Ao invés de procurar montar um sistema nacional de ensino, integrado em todos os seus graus e modalidades, as autoridades preocupavam-se mais em criar algumas escolas superiores e em regulamentar as vias de acesso a seus cursos”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010, p. 41.
Sobre a escolarização no Brasil no período imperial, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(    ) O consenso era de que a educação do povo não poderia ser decidida pelo povo
(    ) Destaca-se a ascendência da cultura escrita pela cultura oral.
(   ) As universidades brasileiras buscavam diversificar os tipos de cursos ofertados no ensino superior.
(  ) Em discurso, D. Pedro afirmou a necessidade de uma legislação especial voltada à instrução pública.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F.
	
	B
	F – F – V – V.
	
	C
	V – V – F – V.
	
	D
	F – V – F – F.
	
	E
	V – F – V – V.
uestão 7/10
Leia o trecho a seguir:
“A educação renascentista visava o homem burguês, o clero e a nobreza. Era elitista, aristocrata e nutria o individualismo liberal, não chegando às massas populares. Junto com a revalorização da cultura greco-romana, alguns fatos históricos nos séculos XIV e XV, influenciaram o pensamento pedagógico, favorecendo a superação do próprio homem, o pioneirismo e a aventura”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-no-renascimento/8796/#ixzz3fjtlNKlQ  Acesso em 12/07/15.
O período renascentista foi marcado por mudanças significativas na Educação. Sobre as características da educação renascentista, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A escolástica foi substituída pelo humanismo e as instituições educacionais perceberam essa mudança nas práticas e conteúdo.
( ) É nesse período que ocorre o reconhecimento das necessidades específicas para a infância e a adolescência.
( ) Os Estados prejudicaram a expansão dos colégios devido ao desinteresse deles pela  educação.
( ) As mudanças decorreram do novo panorama urbano, comercial e intelectual do renascimento.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – V.
	
	B
	V – F – V – F.
	
	C
	V – V – F – F.
	
	D
	F – V – V – V.
	
	E
	V – F – F - F.
uestão 8/10
Leia o trecho a seguir:
“O Ratio Studiorum ou Plano de Estudos – o método pedagógico dos jesuítas, publicado em 1599 foi sistematizado a partir das experiências pedagógicas, que tiveram início no Colégio de Messina, primeiro colégio aberto na Sicília, em 1548. ”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Sônia Maria. A Hegemonia Jesuítica. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/periodo_jesuitico_intro.html Acesso em: 28 jul. 2016.
A educação proposta pela Companhia de Jesus tinha como método pedagógico o Ratio Studiorum. Sobre isso e considerando o livro-base, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A educação jesuítica no Brasil teve maior proeminência no período Colonial, mas sempre teve que lutar contra a Coroa Portuguesa para conseguir instituir seus colégios e seminários nesse contexto.
	
	B
	Os princípios do Ratio Studiorum guiavam as práticas educativas dos colégios e seminários jesuítas, nos quais se buscava uma formação virtuosa e com base na religião.
	
	C
	O Ratio Studiorium era o principal método da educação proposta pelos jesuítas e era voltado para o ensino das letras, desconsiderando os preceitos religiosos da Companhia de Jesus.
	
	D
	Os jesuítas ao propor e utilizar o Ratio Studiorium defendiam uma educação laica e baseada na ausência de hierarquia, a educação era tida como horizontal.
	
	E
	As práticas educativas oriundas do Ratio Studiorium enfatizavam uma educação difusa, oriunda das comunidades tribais, e se distanciavam de obrigações religiosas.
uestão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O regime implantado pelo golpe civil-militar de1964 produziu uma democratização do acesso à educação no Brasil, mas dentro de uma lógica de vinculação da educação pública aos interesses do mercado e de estímulo e favorecimento à privatização do ensino. ”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Reforma educacional da ditadura eliminou a exigência de gasto mínimo com educação. Jornal da Unicamp, Campinas, 31 mar. 2004. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/entrevistas/reforma-educacional-da-ditadura-eliminou-exigencia-de-gasto-minimo-com-educacao Acesso em 03 ago. 2016.
A ditadura civil-militar modificou significativamente a estrutura educacional brasileira. A partir desses elementos e do livro-base, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os governos militares se afastaram do campo educacional, pois tinham outros interesses e deixaram as propostas e reformas nas mãos dos intelectuais escolanovistas.
	
	B
	As reformas educacionais dos governos militares geraram conquistas quantitativas, porém sem um acompanhamento de recursos orçamentários abrindo espaço para a iniciativa privada no setor.
	
	C
	O regime militar encerrou o modelo educacional pautado pelo tecnicismo, retirando investimentos do ensino profissionalizante.
	
	D
	Durante a ditadura houve um esforço massivo do governo para inibir a iniciativa privada no âmbito educacional, promovendo um crescimento quantitativo e qualitativo da educação pública.
	
	E
	As disciplinas das áreas de ciências humanas, tais como História e Geografia, encontraram mais espaço na grade curricular do ensino público, entrando no lugar de disciplinas tais como Educação Moral e Cívica.
uestão 10/10
Leia o trecho a seguir:
“Na análise das origens das universidades na Idade Média, dois fatos históricos se destacam. O primeiro diz respeito ao conflito político entre os poderes laico e eclesiástico. O segundo liga-se à disseminação do pensamento aristotélico no Ocidente”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Terezinha. Origem e memória das universidades medievais: a preservação de uma instituição educacional. Varia História. Belo Horizonte, v. 23, n. 37, p. 113-129, Jan/Jun-2007, p. 120.
A origem das universidades tem relação com a educação na Idade Média. De acordo com o livro-base, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Diversos acontecimentos influenciaram no surgimento das universidades, como o renascimento das cidades, fortalecimento do comércio e as disputas entre a realeza e o papado.
	
	B
	O surgimento das universidades está relacionado ao fortalecimento da vida agrária e à manutenção exclusiva de sua organização pelos monastérios.
	
	C
	Os prédios e instalações das universidades foram construídos no período medieval, mas só foram utilizados enquanto ambiente educacional após o Renascimento.
	
	D
	O papado tinha pleno controle sobre as instituições universitárias, pois era a maior força política e a realeza estava focada no controle da terra.
	
	E
	O poder laico, materializadona realeza e nos nobres, controlava as universidades, pois no medievo a educação estava ligada ao ateísmo.

Outros materiais