Buscar

Recursos Terapêuticos Manuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2 de Recursos Terapêuticos Manuais
(26189)1.Questão
A mobilização passiva é um procedimento da Fisioterapia, muito usado na Cinesioterapia. Quando bem empregado, traz benefícios quanto à função articular. Pode-se citar como contraindicação para seu uso:
Fraturas, algia, bloqueio articular natural (anquilose e calcificações), bloqueio articular cirúrgico e diminuição do arco de movimento.
Fraturas, bloqueio articular natural (anquilose e calcificações), bloqueio articular cirúrgico e edemas pós-imobilização.
Fraturas, hiperalgia, bloqueio articular natural (anquilose e calcificações), bloqueio articular cirúrgico com fixações (artrodese).
Fraturas, algia leve, bloqueio articular natural (anquilose e calcificações), bloqueio articular cirúrgico e entorse.
Fraturas, algia leve, edema, diminuição do arco de movimento e bloqueio articular natural (anquilose e calcificações).
(19607)2.Questão
A manipulação dos tecidos moles é uma arte antiga, praticada em muitas culturas e estudada em escolas modernas e antigas. O estimulo mecânico dado aos tecidos moles faz com que o corpo responda de diferentes maneiras. É apropriado considerar essas respostas como efeitos fisiológicos da massagem, dentre os quais podemos citar:
Aumento da circulação sanguínea e linfática, aumento da extensibilidade do tecido conjuntivo, promoção do relaxamento local e geral.
Aumento do fluxo de nutrientes e produção de metabólicos e catabólicos, inibição do processo de cicatrização e alivio da dor.
Aument do fluxo de nutrientes e produção de metabólicos e catabólicos, com inibição da atividade muscular.
Inibição do processo de cicatrização, remoção dos produtos do catabolismo e metabólicos e alívio da dor.
Aumento da circulação sanguínea e linfática, aumento da extensibilidade do tecido conjuntivo e inibição do processo de cicatrização.
(23513)3.Questão
A gestação é um período de mudanças físicas no corpo da mulher. A drenagem linfática manual (DLM) melhora a qualidade de vida e ___________.Assinale a alternativa que melhor preenche a frase.
Diminui a circulação na gestação, que fica mais lenta por causa do aumento de sangue no corpo da grávida.
Estimula o espasmo muscular na região lombar, diminuindo a congestão de líquidos.
Melhora a hidratação dérmica, mas não exerce influência nas fibras colágenas e elásticas que se distendem.
Estimula o sistema imunológico, melhorando bem-estar emocional da gestante e aliviando a dor lombar e ciática pelo relaxamento dos músculos lombares inferiores.
Favorece a inspiração e a expiração, em razão do aumento do fluxo sanguíneo sistêmico.
(21844)4.Questão
O toque terapêutico é um conjunto de sensações táteis que surgem da estimulação sensorial da pele. O toque é um veículo de conhecimento do outro. Por meio do toque conhece-se a suavidade ou rigidez da musculatura, a secura da pele ou a vivacidade dos tecidos. O toque é uma forma primária de contato, conhecimento e comunicação, seno a principal ferramenta na terapia manual. Assinale abaixo a opção sobre o toque terapêutico.
Tocar de forma hostil e precisamente, em posições diferentes
Tocar de forma sempre suave, precisa e ética, em pontos difusos
Tocar de modo sistemático, vigorosa ou suavemente, nos pontos e direções certos.
Sexual, hostil e agressivo
O toque não deve ser realizado, apenas a anamnese
(20942)5.Questão
A tração vertebral tende a facilitar uma melhor mobilidade vertebral, já que, pela força longitudinal gerada, propicia ganhos fisiológicos no espaço intervertebral, contribuindo para ganhos relaxantes significativos. Nesse contexto, sabemos de sua aplicação na forma manual e mecânica, contudo, cada situação, requer a utilização específica da técnica. Qual das alternativas abaixo demonstra a relação problema-tecnica de forma correta
Fratura de corpo vertebral lombar – tração lombar manual
Espondilolistese de C5, anteriormente – tração cervical mecânica
Lombociatalgia até panturrilha esquerda – tração lombar manual
Luxação atlanto-occipital – tração torácica mecânica
Cervicobraquialgia à direita – tração lombar manual.
(19588)6.Questão
A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica massoterápica, criada e desenvolvida pelo biólogo e fisioterapeuta Dr. Phil Emil Vodder, no começo da década de 1930, que favorece a drenagem da linfa da periferia do organismo para o coração. Considere as seguintes afirmativas: 1.A aplicação da DLM auxilia o aumento do transporte da linfa, que melhora a vascularização, a anastomose linfolinfáica e linfovenosa proporciona maior resistência defensiva-imunitária do organismo, em razão do aumento das células imunitárias que veiculam no próprio sistema linfático. 2. A DLM drena os líquidos excedentes eu banham as células, mantendo, assim, o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais. 3. A DLM também é responsável pela evacuação ds dejetos provenientes do metabolismo celular. 4. A DLM deve sempre ser iniciada pelo segmento proximal, pelas manobras que facilitem a evacuação, feitas nos linfonodos regionais, e só então deve seguir para as manobras de reabsorção e captação, realizadas a longo das vias linfáticas e nas regiões de edemas. Dentre as afirmativas, está(ao) correta(s):
Somente a 1
1 e 2
1, 2 e 3
1 e 4
Todas as afirmativas
(19616)7.Questão
Mobilização passiva são exercícios de amplitude de movimento (ADM) executados por terapeutas: movimentos acessórios (artrocinemáticos) e movimentos fisiológicos (osteocinemáticos). A respeito dos movimentos artrocinematicos, pode-se afirmar que: 1.Podem apenas ser executados pelo terapeuta, ao havendo controle voluntário do paciente 2.São movimentos de aproximação (compressão), separação (tração), deslizamento, rolamento e giro 3.Não podem ser executados ativamente pelo próprio paciente. 4. São movimentos de exten~so, flexão, rotação, adução, abdução, pronação e supinação.
As afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas
As afirmativas 1, 3 e 4 estão corretas
As afirmativas 1, 2 e 3 estão crretas
Somente as afirmativas 1 e 4 estão corretas
Todas as afirmativas estão corretas
(21858)8.questão
Carlos, um senhor de 58 anos de idade, compareceu na clinica de fisioterapia com diagnostico clinico de lombalgia. O fisioterapeuta avaliou o paciente e constatou que ele sente dor localizada na região lombar que irradia para o membro inferior esquerdo e uma contratura no músculo quadrado lombar esquerdo. Em relação a esse paciente, o fisioterapeuta decide, então,tomar as seguintes providencias: 1, prescrever drenagem linfática. 2. Prescrever massoterapia. 3. Prescrever tração.
Somente a afirmativa 2 está correta
Somente a afirmativa 3 está correta
Somente as afirmativas 1 e 2 estão corretas
Somente as afirmativas 2 e 3 estão corretas
Todas as afirmativas estão corretas
(20949)9.questão
O fisioterapeuta lida, diariamente, com situações que requerem uma boa visão ética e profissional, traduzida por meio de uma boa postura. Nas questões abaixo, marque a alternativa que se evidencia uma correta postura fisioterapeutica profissional
Pacientes com vínculos pessoais com o terapeuta devem ser tratados mais informalmente durante o toque, para facilitar a manutenção dessa relação
A ideia de que lisonjeios ou cantadas está presente no cotidiano profissional deve ser encarado como inevitável, independentemente da postura profissional adotada.
A confiança do paciente por seu terapeuta traduz, nessa relação profissional, uma bo conquista terapêutica, possivelmente traduzida por uma boa postura ao agir
O toque terapêutico é só aquele pertinente às técnicas manuais utilizadas na terapia manual, não cabendo outros tipos de toque como afagos ou similares
A postura profissional ideal é aquelaa que permite o paciente identificar a hierarquia imposta pelo terapeuta que deve tratá-lo sempre como alguém inferior a seus conhecimentos.
(26179) 10.Questão
Um grupo de fisioterapeutas foi convidado a realizar, com os funcionários de uma das agências de um grande banco, um trabalho de orientação de saúde voltadapara a prevenção de algias e edemas apresentados em membros inferiores no final do período de trabalho, principalmente nas funcionárias do sexo feminino. No planejamento das estratégias de orientação de saúde, os fisioterapeutas deverão incluir: 1. Noções básicas de anatomia cardiovascular e linfático. 2. Informações quanto à importância da atividade física regular 3. Indicação de tratamentos específicos para esses edemas e algias (dores) detectadas, para os trabalhadores fazerem em domicílio. 4. Informações sobre posturas adequadas a serem adotadas no ambiente de trabalho e no dia a dia. Estão corretas as ações:
1, 2 e 3
1, 2 e 4
1, 3 e 4
2, 3 e 4
Todas estão corretas
11. Questão
O toque é uma ferramenta poderosa do fisioterapeuta. O toque pode ser suave, firme, leve, forte. O toque tem direção, sentido e velocidade, e você pode sentir a diferença entre maciez e dureza, sólidos e líquidos. Pensando no toque, comente no que o fisioterapeuta deve se basear para elaborar um diagnóstico funcional, afim de chegar até o uso de sua ferramenta principal, o toque.
12.questão
Um paciente, de 22 anos, queixa-se ao fisioterapeuta de dor intensa em queimação atrás do ombro esquerdo e região cervical após permanecer por cerca de duas horas à frente da televisão. Foi encaminhado ao fisioterapeuta que confirmou diversas alterações posturais; na palpação, apresenta dor em C6 e C7. No tratamento foram incluídas diversas técnicas, entre elas a tração manual. Em um tratamento com o uso de tração vertebral, qual deverá ser o procedimento correto para a realização da tração vertebral em cervical
(26184)13. Questão
Verônica, enfermeira há 25 anos, é encaminhada para o setor de fisioterapia, com presença de edema em membros inferiores em decorrência do hipotireoidismo, que já vem sendo tratado há alguns anos com o endocrinologista. O fisioterapeuta escolhe como intervenção as bandagens elásticas (inelastoterapia), com o objetivo e facilitar e estimular a drenagem linfática. Além disso, pode-se afirmar que, com essa técnica, também tem´-se como objetivo:
(53732)14. Questão
O paciente Carlos Roberto, 43 anos, sente dores fortes no músculo elevador da escápula, principalmente ao fim do dia. Trabalha sentado das 9 ás 19 horas e tem sua rotina cercada por mais atividades intelectuais, o que exclui da prática de atividade física. Na avaliação postural, destaca-se a projeção de cabeça, com hipercifose. Quais procedimentos fisioterapêuticos devem ser adotados neste caso.

Outros materiais