Buscar

APOL 02 NOTA 100 LOGISTICA EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apol 2
NOTA 100
Questão 1/5 - Logística Empresarial
Uma empresa está em processo de seleção de novos fornecedores. Além dos elementos tradicionais que influem na seleção de um fornecedor (habilidade técnica, confiabilidade, localização, preço, qualidade, etc.) o gerente de logística da empresa determinou que os seus futuros fornecedores atendam aos princípios de sustentabilidade ambiental por meio de logística reversa. Assinale a opção que descreve procedimentos para que os fornecedores atendam à solicitação da empresa:
Nota: 20.0
	
	A
	O fornecedor deve criar um plano para realizar o envio de embalagens biodegradáveis para a empresa cliente.
	
	B
	O fornecedor deve criar um plano para inverter o processo de logística entre ele e a empresa cliente.
	
	C
	O fornecedor deve criar um plano para realizar o retorno de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo de forma que sejam descartados corretamente.
Você acertou!
Conforme o conceito de logística reversa que diz respeito a um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, cabe, neste caso, ao fornecedor criar um plano para realizar estas ações
	
	D
	O fornecedor deve criar um plano para auxiliar no alcance dos objetivos estratégicos da empresa cliente, de forma a fazer parte da cadeia de valores da mesma.
Questão 2/5 - Logística Empresarial
A mineradora brasileira Vale anunciou uma nova estrutura organizacional, resultado da nova gestão do diretor-presidente, Fabio Schvartsman. As diretorias de Carvão e Ferrosos se juntaram e a diretoria exclusiva de Logística e Pesquisa Mineral foi extinta. As mudanças, segundo a Vale, têm como objetivo promover maior integração na cadeia de valor e eliminar duplicidade de estruturas. Importante ressaltar que a integração entre as áreas é considerada um ponto determinante para a melhoria do desempenho dos negócios da Vale. Adaptado de http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/vale-faz-mudancas-na-diretoria-junta-ferrosos-com-carvao.ghtml para fins acadêmicos. Quanto a esta situação analise as afirmações a seguir:
I. Níveis mais altos de agregação de valor e satisfação dos clientes e demais stakeholders da Vale serão alcançados com esta integração
PORQUE
II. É por meio da integração interna de setores que a empresa pode ser mais eficiente e eficaz.
A respeito dessas afirmações, assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As afirmações I e II são verdadeiras e a II é justificativa da I
Você acertou!
De acordo com a aula teórica 2, sobre a importância da integração das atividades logísticas
	
	B
	As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I
	
	C
	A afirmação I é verdadeira e a II é falsa
	
	D
	A afirmação I é falsa e a II é verdadeira
Questão 3/5 - Logística Empresarial
Alguns produtos de manuseio de materiais fabricados em empresas europeias estão chegando à América Latina e ao Brasil, especificamente. Estas empresas trazem sua experiência em atuar nas indústrias de alimentos, aeroportos, automotivo e indústria de pacotes. Entre os clientes estão Procter & Gamble, Wall Mart, Coca-Cola, por exemplo, em que a questão da higiene é extremamente importante. Por isso, essas empresas globais têm usado, por exemplo, motopolias que foram desenvolvidas por estas empresas europeias para cumprir padrões de segurança alimentar, eliminando uma possível contaminação de alimentos. O motor destas motopolias é compacto, fácil de instalar e pode ser limpo e desinfetado regularmente com água, vapor e produtos químicos de alta pressão. Por meio dessa tecnologia, os riscos de contaminação do consumidor final são eliminados, erradicando, por exemplo, a contaminação de Salmonella, Listeria, E. coli e outros micro-organismos nocivos no ambiente de produção de alimentos. Assim, ao investir em novos produtos, as empresas nacionais não só melhoram seu processo logístico como também evitam custos com um possível recall no caso de uma contaminação. Adaptado de http://imam.com.br/logistica/noticias/movimentacao/2971-interroll-apresenta-solucoes-inovadoras-de-movimentacao-de-materiais para fins acadêmicos. Neste sentido, estas organizações estão considerando seu fluxo financeiro em relação à sua cadeia logística, pois:
Nota: 20.0
	
	A
	Altos investimentos em equipamentos são desnecessários para se atingir o resultado organizacional.
	
	B
	O fornecedor de matéria-prima fica com todo o dinheiro da empresa.
	
	C
	A gestão dos fluxos financeiros auxilia na redução de custos e no aumento da agregação de valor ao produto.
Você acertou!
De acordo com a aula teórica 2, sobre fluxos financeiros e reversos.
	
	D
	Somente este tipo de ação conduz à redução de custos nas empresas
Questão 4/5 - Logística Empresarial
O custo global de desperdício de alimentos e de perdas é estimado em 940 bilhões de dólares por ano. Para os negócios do setor alimentício, isso representa uma proporção significativa de retração na cadeia de fornecimento do varejo e tem um impacto direto nas empresas que lideram o topo da cadeia. Pode haver uma grande oportunidade aqui para reduzir gastos, o impacto ambiental e as pegadas sociais, mas fazer isso acontecer ainda é um problema complicado, que requer soluções em todos os níveis da cadeia de suprimento. Frutas e vegetais frescos são uma categoria desafiadora no varejo em razão de seu tempo de vida curto. Tendo em vista esta situação, um dos fatores essenciais para melhorar a competitividade de uma cadeia de suprimentos de frutas e legumes é o gerenciamento de dados, pois o uso de tecnologia de informação, em qualquer cadeia de suprimentos traz melhorias à esta cadeia.  Adaptado de http://exame.abril.com.br/economia/digitalizacao-a-nova-ideia-para-suprimentos-de-frutas-e-legumes/ para fins acadêmicos. Autores como Ballou (2001) e Bowersox e Closs (2001) consideram o fluxo de informações como sendo uma das atividades-chave da cadeia de suprimentos na busca de agregação de valor. Tendo em vista este cenário, observe as seguintes afirmações:
I. As informações colaboram para a perfeita integração entre a disponibilidade de um produto qualquer no estoque e sua exata posição, de forma a diminuir o desperdício de alimentos.
II. É necessária uma sintonia perfeita entre o fluxo de informações dos processos logísticos e as atividades operacionais para evitar a perda dos alimentos.
III. A tecnologia de informação encarece a cadeia de suprimentos sendo, portanto, desnecessária no setor alimentício.
Agora assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente a afirmação I é correta
	
	B
	Somente a afirmação II é correta
	
	C
	Somente a afirmação III é correta
	
	D
	Somente as afirmações I e II são corretas
Você acertou!
De acordo com a aula teórica 2, sobre fluxos de materiais e informações
Questão 5/5 - Logística Empresarial
Diversos setores da economia vêm se adequando às exigências ditadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010, que regulamenta a indústria como principal responsável em recolher as embalagens e resíduos contaminados com seus produtos no meio ambiente. O plano contém instrumentos importantes que permitem avanço no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado desse material descartado, impondo a logística reversa desses produtos como solução para o problema. No Estado de São Paulo cerca de 60 mil toneladas de resíduos sólidos são coletadas por dia. Baseada nesses números alarmantes, a Lubrificantes Fenix, empresa especializada no rerrefino de óleo industrial e automotivo, desenvolveu um veículo híbrido, capaz de coletar simultaneamente o óleo lubrificante usado e contaminado (OLUC) e todos os resíduos sólidos envolvidos no processo, como embalagens plásticas, EPI’s, papéis, filtros de óleo, plásticos, lonas de filtração, filtros de cartucho, madeira, algodão, frascos devidro, mangueiras e mangotes. Com essa solução é possível efetuar a coleta dos resíduos, melhorar a fluidez do tráfego nas cidades e também diminuir a emissão de gás carbônico para a atmosfera, pois no lugar de dois veículos rodando e emitindo poluentes, se tem apenas um. Este tipo de ação acerca do óleo lubrificante usado no Brasil é um importante instrumento de desenvolvimento econômico para o país, pois dessa maneira é possível retornar com o lubrificante pós-consumo ao início da cadeia produtiva, por meio do processo de rerrefino, evitando assim grandes contaminações ao meio ambiente. Adaptado de http://exame.abril.com.br/negocios/dino/atraves-da-logistica-reversa-industria-de-lubrificantes-coleta-mais-de-360-toneladas-de-residuos-solidos-por-ano-dino89083482131/ para fins acadêmicos. Assinale a opção que define corretamente este tipo de ação:
Nota: 20.0
	
	A
	Fluxo financeiro
	
	B
	Logística reversa
Você acertou!
De acordo com a aula teórica 2, acerca de logística reversa
	
	C
	Canal de distribuição
	
	D
	Investimento em estoques

Outros materiais