Buscar

Revisao da AP2 Fundamento de finanças

Prévia do material em texto

Prezados, seguem minhas considerações para a revisão da AP2:
Questão 1.2:
 
Eu concordo que avaliar investimento compreende relacionar retorno X risco no Curto Prazo e no Longo Prazo. Porém, não encontrei esta palavra citada no livro e, quando respondi a questão, me baseei no parágrafo abaixo, que eu lembrava que tinha lido, onde fala explicitamente que as variáveis principais são o retorno e o risco. Considerei então, que o "tempo" seria uma variável derivada, decorrente da relação das variáveis principais, risco e retorno.
Aula 12, pág. 208.
 
Além disso, como não lembrava desse termo explicitamente abordado na apostila, me pareceu que fosse uma alternativa do tipo pega-ratão.
Por outro lado, na Aula 12, pág. 223, conforme o parágrafo abaixo, os dados fundamentais no processo de avaliação são: os fluxos de caixa, as datas de ocorrência desses fluxos de caixa, o risco associado à ocorrência desses fluxos e o retorno exigido.
 
Acho que esta foi uma questão para confundir e não para avaliar conhecimento. 
Entendo que a questão está passível de anulação.
Questão 1.5:
 
Posso estar errada, mas não encontrei na apostila nenhum parágrafo falando sobre a sensibilidade do valor do título em relação à Taxa de Cupom, mas sim em relação à Taxa de Retorno Exigido.
A Taxa de Cupom é declarada no título, ou seja, é fixa, não tem variação. Deste modo, entendo que: " DADA UMA TAXA DE CUPOM, O PREÇO DO TÍTULO IRÁ VARIAR CONFORME A VARIAÇÃO DA TAXA DE RETORNO EXIGIDO".
O que está explicitamente afirmado na apostila.
Aula 12, pág. 226:
 
Deste modo, respondi a letra D, por entender que, como a Taxa de Cupom é fixa, definida no momento da emissão do título, não há relação do preço do título com esta, mas sim relação entre o Preço do título e a Taxa de Retorno Exigido.
Entendo que a questão deve ser anulada, ou modificado o gabarito.
Os outros 2 pontos que perdi, acredito que tenham sido da Questão 4, em que posso ter errado parte da 4a e a 4d. Como não lembro exatamente como respondi, vou aguardar a revisão presencial da prova.
Att,
Cláudia

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes