Buscar

Exercícios Aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS 3ª Aula
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL II
Complete as lacunas e assinale a alternativa correta: Não será respondida de imediato, por trazer um nível de complexidade maior, por ser um convite à reflexão, isso se chama ______________.
Questão norteadora.
Segundo Lakatos e Marconi, a análise do texto tem como objetivo:
aprender a ler, a ver, a escolher o mais importante do texto;
Tomar para si a tarefa de construir o conhecimento é um passo importante, desenvolver a capacidade de observação crítica sobre a realidade. Esta será encarada como objeto de estudo. Ser objetivo é desenvolver esta consciência crítica diante da leituras realizadas, daí haver técnicas para um melhor aproveitamento das leituras, inclusive as realizadas na internet, indique a correta:
de consulta em sites confiáveis
Qual a importância da questão norteadora?
Não ter uma resposta imediata, porém trazer um nível de complexidade maior e permitir um convite à reflexão.
Habilitar o aluno, mostrando-o todas as etapas do processo de elaboração de um trabalho científico, com o intuito de instrumentalizá-lo à realizar uma pesquisa, faz com que necessariamente haja a compreensão da base conceitual e tipológica da pesquisa social. Ao lidar com a construção do objeto da pesquisa, o aluno é apresentado a discussão epistêmica que desponta na produção do mundo acadêmico evidenciando os caminhos da pesquisa na área do Serviço Social. Em toda formulação de um problema científico, vários são fatores que a caracterizam, qual das repostas não corresponde à formulação de um problema:
a partir dos dados
O problema não é algo necessariamente problemático, e sim uma questão que o autor quer esclarecer. Daí ser imprescindível ter clareza sobre o problema a ser resolvido, da dúvida a ser superada. Em qual dos exemplos abaixo se configura um problema?
Qual a diferença de acurácia da medida da prega cutânea com o índice de massa corporal no diagnóstico de obesidade em estudantes dos cursos de graduação com ganho de peso?
Assinale a alternativa correta que apresenta a importância central para se chegar as respostas:
O problema da pesquisa;
Sobre a problematização da pesquisa, é correto afirmar que :
Deve ser elaborado como a forma de um pergunta que se pretende responder com o desenvolvimento da pesquisa.

Outros materiais