Buscar

O Conselho Tutelar

Prévia do material em texto

Adriane Vasconcelos de Jesus 13111010339
O Conselho Tutelar
 O conselho tutelar é um órgão essencial para que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja respeitado, definidos na Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990 e entrou em vigor em outubro do mesmo ano. Suas atribuições estão especificadas nos artigos 95 e 136 do ECA, sendo o mesmo m órgão responsável pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.
 Dentre as atribuições inerentes ao referido órgão, é conferido o dever de orientar os pais ou responsável, bem como aplicar medidas de proteção, fazer cumprir suas decisões, encaminhar ao Ministério Público notícia e fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou do adolescente, fiscalizar as Entidades de atendimento, entre outras funções.
 O órgão também deve atender crianças e adolescente, ouvindo suas queixas para que seja averiguado se possivelmente seus direitos estão sendo violados ou ameaçados, ou seja, há risco iminente de ser privada de bens materiais ou imateriais e quando isso já tá ocorrendo, o direito foi concretamente violado. O artigo 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente trata dessa questão de forma mais detalhada para que esta ameaça ou violação seja identificada.
 Mediante o exposto, são aplicadas medidas de proteção (art. 101, do ECA), quando comprovada uma das hipóteses previstas no art. 98 do ECA, pois os direitos das crianças e dos adolescentes devem ser assegurados, de modo que não proporcione danos a eles próprios, à sociedade ou até mesmo ao Poder público.
http://www.crianca.mppr.mp.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=866
 http://fundacaotelefonica.org.br/promenino/trabalhoinfantil/conselhotutelar/atribuicoes-do-conselho-tutelar/

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes