Buscar

AVP 2 FISIOLOGIA HUMANA

Prévia do material em texto

Aluno: IBIRATAN PEDROSO LUDWIG	Matrícula: 201609105036
Disciplina: SDE3573 - FISIOLOGIA HUMANA I 	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / SM
1.Um indivíduo que ingere, eventualmente, uma menor quantidade de sódio em sua alimentação, tende a forçar uma queda da concentração deste íon na circulação sanguínea, apresentando uma tendência decorrente de diminuição da pressão arterial sistêmica. Como resultado, o organismo ativa um sistema químico compensatório - o Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona, que produz, como efeito final uma reelevação dos níveis de sódio circulantes e aumento da pressão. O processo descrito acima evidencia um controle homeostático do tipo:	
 Retroalimentação negativa.
	Controle alostérico.
	Retroalimentação positiva.
	Desequilíbrio funcional.
	NRA.
2.A hemostasia compreende uma série de processos fisiológicos cujo objetivo é, após um rompimento vascular, diminuir ou conter o sangramento. Para que isso ocorra é importante que haja um equilíbrio entre os sistemas que formam o corpo humano, uma vez que a nossa homeostasia ocorre baseado neste princípio. Com base na sentença anterior assinale a alternativa correta:	
	O AAS (ácido acetilsalicílico) pode ser utilizado para melhorar o processo de coagulação, diminuindo ainda mais o sangramento
	Um paciente com problemas hepáticos poderá apresentar problemas de coagulação, uma vez que os fatores de coagulação são formados no fígado.
	A deficiência de cálcio influenciará na formação do tampão plaquetário, mas não da coagulação.
	Um vaso rompido por um bisturi tende a sangrar menos do que um vaso rompido por esmagamento, uma vez que a vasoconstricção é maior quanto menor for o trauma.
	A coagulação é a primeira etapa da hemostasia.
3.O neurotransmissor liberado na junção neuromuscular e seu efeito neste local são, respectivamente:	
	Adrenalina/Excitatório.
	Noradrenalina/Excitatório.
	Acetilcolina/Excitatório.
	Adrenalina/Inibitório.
	Acetilcolina/Inibitório.
4.Estudos recentes têm demonstrado que lesões do sistema nervoso podem induzir o remodelamento de vias neurais e, portanto, mudar o comportamento. É possível, por exemplo, alterar algumas conexões visuais em crianças que apresentam o estrabismo (defeito no posicionamento de um olho, em relação ao outro). Nestes casos, o olho saudável é submetido ao tamponamento enquanto o "olho estrábico" - devido à fraqueza dos músculos extraoculares tende a receber estímulos que restabeleçam sua capacidade funcional. Esta propriedade de formar novas conexões que restabelecem a atividade de um órgão ou sistema é definida como:	
	Plasticidade neuronal.
	Remodelamento dendrítico.
	Plasticidade dendrítica.
	Plasticidade axônica.
	Remodelamento axônico.
5.O Sistema Nervoso Central utiliza da variação iônica, potencial de ação, como linguagem básica de processamento e evocação de respostas comportamentais, emocionais e endócrinas do corpo humano. Quais são as etapas e os íons envolvidos neste processo.	
	despolarização (k+), repolarização (Na+) e ativação da bomba de sódio e potássio (Na+/ K+)
	repolarização (Na+), despolarização (Ca+) e ativação da bomba de sódio e potássio (Na+/ K+)
	despolarização (Na+), repolarização (k+) e ativação da bomba de sódio e potássio (Na+/ K+)
	repolarização (Ca+), despolarização (Na+) e ativação da bomba de sódio e potássio (Na+/ K+)
	repolarização (k+), despolarização (Na+) e ativação da bomba de sódio e potássio (Na+/ K+)
6.Com relação as etapas do potencial de ação é correto afirmar que:	
	Etapa de repolarização. . É o potencial de membrana em repouso antes que ocorra o potencial de ação. A membrana é dita despolarizada durante essa etapa, devido ao grande potencial de membrana positivo que está presente.
	Etapa de repolarização. Dentro de poucos décimos milésimos de segundo após a membrana ter ficado extremamente permeável aos íons sódio, os canais de sódio fecham-se quase tão rapidamente quanto se abriram. A partir daí, a difusão dos íons sódio para o exterior da fibra restabelece o potencial de membrana em repouso normal.
	Etapa de repolarização. Nesse momento, a membrana torna-se extremamente permeável ao sódio, permitindo seu influxo em grande quantidade para o interior da fibra nervosa. O estado de repouso polarizado de ¿ 90 mV desaparece, com o potencial aumentando rapidamente em direção à positividade. Isso é chamado de despolarização. Nas grandes fibras nervosas, o potencial de membrana chega a ultrapassar o valor zero em chegar a + 35 mV
	Etapa de repolarização. Ocorre devido a ação da bomba de sódio e potássio que irá abrir os canais de sódio e potássio tornando o meio interno novamente positivo.
	Etapa de repolarização. É o potencial de membrana em repouso antes que ocorra o potencial de ação. A membrana é dita polarizada durante essa etapa, devido ao grande potencial de membrana negativo que está presente.
7.Existem dois tipos de sinapses químicas, de acordo com o efeito que causam no elemento pós-sináptico:	
	Sinápse excitatória e inibitória
	Sinápse neuronal e pós neuronal
	Sinápse pré e sinápse pós
	Sinápse elétrica e excitatória
	N.R.A
8.Ao localizar sua presa, um animal apresenta taquicardia, dilatação de pupila e tremor geral do corpo. Esse fato se deve à liberação de:	
	Adrenalina, pelo sistema nervoso simpático.
	Adrenalina, pelo sistema nervoso parassimpático.
	Acetilcolina, pelo sistema nervoso parassimpático.
	Acetilcolina, pelo sistema nervoso central.
	Acetilcolina, pelo sistema nervoso simpático.
9. A capacidade de diferenciação de uma submodalidade de uma sensação em particular, como por exemplo as do paladar (doce, amargo, etc) está relacionada a qual aspecto da percepção sensorial?	
	Extração distintiva ou detecção característica
	Estimativa da magnitude
	Discriminação da qualidade
	Detecção perceptiva
	Discriminação espacial
10. A sensibilidade ________ resulta da estimulação de receptores específicos localizados na pele ou na camada subcutânea. ______ grosseiro é a capacidade de perceber que algo entrou em contato com a pele mesmo que a localização, forma, tamanho e textura não possam ser percebidos. complete o espaço	
	Tatil - Receptores quimicos
	Tatil - Tato
	a dor - nociceptor
	a dor - Receptor térmico
	Química - Receptor quimico

Outros materiais

Perguntas Recentes