Buscar

AVALIAÇÃO ESCOLAR

Prévia do material em texto

Questão 1/10 APOL
Leia o fragmento do texto:[...] um teste não avalia um aluno, mas oferece dados sobre o seu desempenho. Esse desempenho que pode ser qualificado (avaliado), subsidiando uma tomada de decisão sobre o que fazer a partir dessa avaliação.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, como deve ser a relação entre a avaliação da aprendizagem e desempenho na escola ciclada?
E-	A avaliação contínua e diagnóstica é um dos aspectos altamente considerados na escola em ciclos, tendo em vista o fato de esse sistema promover o incentivo ao bom desempenho da aprendizagem dos alunos.
A avaliação contínua e diagnóstica é um dos aspectos altamente considerados na escola em ciclos, tendo em vista o fato de esse sistema promover o incentivo ao bom desempenho da aprendizagem dos alunos, no entanto, esse caráter não exime o professor da adoção de modalidades somativas e formativas. (Livro-base, p. 99)
Questão 2/10 Leia as asserções a seguir:
Os denominados instrumentos de avaliação, para ser correto, deveriam ser chamados de instrumentos de coleta de dados para a avaliação, na medida em que testes, provas, redações, monografias, arguições, [...] coletam dados que descrevem o desempenho provisório do aluno, dando base para a sua qualificação diante de determinados critérios.
De acordo com o texto e com os assuntos abordados nas aulas, sobre os componentes avaliativos, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:	
E	1, 3, 2, 4
Competência: Sugere domínio de conhecimentos.
Capacidade: Requer saber o que fazer, como aplicar e relacionar conhecimentos.
Habilidade: Pressupõe saber relacionar e aplicar os conhecimentos, bem como dar-lhe aplicabilidade de forma criativa e criadora.
Convivência: Implica em sentir-se valorizado como pessoa competente, capaz e hábil, fazendo refletir o bem-estar. (Livro-base, p. 117)
Questão 3/10 Leia o texto a seguir:
O ensino, segundo Preti (1996), representa instrução, socialização de informação, aprendizagem e enquanto educação é definida por Maroto (1995) como estratégia de formação humana, aprender a aprender, saber pensar, criar, inovar, construir conhecimento, participar.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base podemos afirmar que a educação, o ensino e a aprendizagem...
	B	São processos que acontecem com o indivíduo decorrente das influências do meio onde esta inserido para que ocorra a aprendizagem.
A educação é um campo amplo do conhecimento em que o ensino está inserido para que aconteça a aprendizagem e este processo acontece em decorrência da influência do meio onde o indivíduo esta inserido. (JUSTINO, 2011, p. 15)
	
Questão 4/10
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. O material didático é considerado como um elemento facilitador do processo ensino aprendizagem.
Porque
II. Por meio dos materiais didáticos o professor poderá ilustrar a aula e motivar o interesse do aluno para o aprendizado por meio de representações concretas.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
E	As duas assertivas são verdadeiras,onde a segunda assertiva complementa a ideia apresentada na primeira.
As duas assertivas são verdadeiras e complementares. A segunda complementa a ideia da primeira. Por meio do material didático será possível realizar representações concretas para que o estudante possa compreender o conteúdo abordado. (JUSTINO, 2011,p. 16)
 
Questão 5/10 Leia o texto a seguir:
As teorias nos ensinam os conhecimentos das: filosofias, sociologias, psicologias, histórias, metodologias, tecnologias, apresentando os conhecimentos específicos e ao mesmo tempo, buscando integrá-las, para que seja possível aplicá-las em situações práticas. A prática pedagógica se configura pela interação entre as atividades teóricas e as atividades práticas, assim, a práxis é uma atividade teórico prática.
Com base nos estudos do livro base, analise as afirmativas a seguir sobre a condução e aplicação dessas teorias à prática cotidiana para aprendizagem.
I. ( ) A didática é um dos fundamentos que não influenciam na relação professor e aluno, e consequentemente, no processo ensino-aprendizagem
II. ( ) A didática conduz a aplicação destas teorias à prática cotidiana.
III. ( ) A didática é um dos pilares mais importantes da prática pedagógica.
IV. ( ) A didática um dos fundamentos que influenciam diretamente na relação professor e aluno.
São corretas as afirmativas:
	
	C	Afirmativa II, III e IV são verdadeiras apenas (Correta)
As afirmativas II, III e IV são verdadeiras. A didática é considerada a ciência, a técnica que orienta o processo ensino aprendizagem, na busca da melhor forma para despertar no aluno o interesse pelo aprender. Ela é uma ciência, pois está fundamentada em princípios científicos, e também é técnica, pois procura aplicar esses princípios na ação docente. A afirmativa I é falsa. A prática pedagógica tem como pilares: a didática, a metodologia e a pesquisa. A didática é um dos pilares mais importantes da prática pedagógica, pois propicia subsídios necessários que podem facilitar o processo ensino-aprendizagem. Ela é um dos fundamentos que influenciam diretamente na relação professor e aluno, e conseqüentemente, no processo ensino-aprendizagem, por isso, sua suma importância para a prática pedagógica. (JUSTINO, 2011, p.80)
Questão 6/10
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. A didática é considerada a ciência, a técnica que orienta o processo ensino aprendizagem, é um dos pilares mais importantes da prática pedagógica, pois propicia subsídios necessários que podem facilitar o processo ensino-aprendizagem.
Porque
II. A didática está fundamentada em princípios científicos, e também é técnica, pois procura aplicar esses princípios na ação docente.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
E	As duas assertivas são verdadeiras. A segunda assertiva justifica a primeira.
A assertiva I e II são verdadeira. A assertiva II justifica e complemente a assertiva I, pois de acordo com Karling (1991, p. 251), “a didática tem como principal função promover o alcance dos objetivos educacionais: a aprendizagem”. Ela tem função essencialmente educativa e poderá, através de estímulos, orientações e técnicas adequadas, promover uma aprendizagem significativa, onde o aluno aprenderá a estruturar as informações, construindo o pensamento autônomo, criativo, e ao professor, ela orientará sobre os recursos e a forma de despertar no aluno a motivação e a participação ativa durante o processo.(JUSTINO, 2011,p. 80)
 
Questão 7/10 Leia o fragmento de texto:
Na prática docente, o ato de avaliar pode significar um conjunto de ações, de escolha dos sujeitos educacionais, que auxilia no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e do próprio professor [...]
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca da relação professor e aluno no processo de avaliação da aprendizagem, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I. ( ) Além de possibilitar a identificação do nível de desempenho, de rendimento e de produção do aluno, a avaliação ainda imprime qualidade no relacionamento entre professor e aluno.
II. ( ) O diálogo entre mestre e aluno permite esclarecer valores imanentes ao conhecimento, com vistas ao encaminhamento das potencialidades do aluno.
III. ( ) Na relação professor e aluno, compete ao professor considerar e a valorizar mais as limitações dos alunos, do que suas próprias potencialidades.
IV. ( ) Um processo avaliativo representa para o professor e para o aluno, a oportunidade ímpar de refletir sobre a prática pedagógica docente e sobre a construção da aprendizagem pelos alunos.
Agora, marque a sequência correta:
	C	V, V, F, V
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, poisa avaliação imprime qualidade no relacionamento entre professor e aluno, a partir do momento em que o professor supera o processo de identificação do nível de desempenho, de rendimento e de produção do aluno, considerando o diálogo como elemento fundamental para potencializar o conhecimento. A avaliação deve ser vista como oportunidade ímpar, tanto para professores como para alunos, possibilitando a reflexão sobre a prática pedagógica docente e sobre a construção da aprendizagem pelos alunos.
A afirmativa III é falsa, pois compete ao professor considerar e a valorizar mais as potencialidade dos alunos, do que suas próprias fragilidades. (Livro-base, p. 32)
Questão 8/10
Leia o texto a seguir: O tetraedro pedagógico representa a integração entre elementos necessários para o processo ensino –aprendizagem: professor- aluno-, conteúdo e material didático. O tetraedro apresenta dimensões do processo de ensino. Conforme os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, relacione as definições que se relacionam com cada dimensão do tetraedro pedagógico.
1. Lado didático
2. Lado pedagógico
3. Lado mediático
4. Lado documental
( ) Aluno, conteúdo, material didático. 
( ) Professor, aluno e material didático. 
( ) Professor, aluno e conteúdo
( ) Professor, conteúdo e materiais didáticos.
Agora marque a sequencia correta:
	A	4, 2, 1, 3
Você acertou!
Lado didático: relacionado à interação entre os elementos no processo ensino aprendizagem: professor, aluno e conteúdo.
Lado pedagógico: elementos necessários para que ocorra o processo de ensino professor, aluno e material didático.
Lado mediático: Elementos necessários para propiciar a mediação nas relações: professor, conteúdo e materiais didáticos.
Lado documental: elementos necessários na relação aluno – conteúdo – material didático.
	
Questão 9/10
Leia o texto: Desde a concepção até os 6 anos, a criança desperta para a percepção de um mundo ainda por desvelar, quando a curiosidade se utiliza da observação para a paulatina formação de ainda tênues ideias a respeito do mundo.
Fonte: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 149. 
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, sobre a educação infantil, segundo Both (2008) leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I. ( ) A relação da criança da educação infantil com o mundo, se intensifica à medida que a percepção dos acontecimentos vai se tornando realidade concreta por meio do tato, olfato, audição, degustação, visão, prazer e desprazer.
II. ( ) A legislação educacional brasileira trata a etapa pré escolar da criança, denominando-a carinhosamente de educação infantil, sem considerá-la como uma educação que se basta em si mesma, mas sim, como caminho ao ensino fundamental.
III. ( ) A etapa educacional da crianças, dos 0 aos 3 anos, é denominada, pela legislação educacional brasileira como educação básica, pois, considera-se como uma educação que se basta em si mesma.
IV. ( ) A avaliação desse nível de ensino escolar, constitui-se de acompanhamento da criança em seu dia-a-dia, observando-a, percebendo-a, orientando seu comportamento e suas reações e percepções.
 
Agora, marque a sequência correta:
 
	A	
V, F, V, V
	B	
F, V, V, V
	C	V, V, F, V
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, pois A relação da criança da educação infantil com o mundo, se intensifica à medida que a percepção dos acontecimentos vai se tornando realidade concreta por meio do tato, olfato, audição, degustação, visão, prazer e desprazer. A avaliação desse nível de ensino escolar, constitui-se de acompanhamento da criança em seu dia-a-dia, observando-a, percebendo-a, orientando seu comportamento e suas reações e percepções. (Livro-base, p. 149)
A afirmativa III é falsa, porque, A legislação educacional brasileira trata a etapa pré escolar da criança, denominando-a carinhosamente de educação infantil, sem considerá-la como uma educação que se basta em si mesma, mas sim, como caminho ao ensino fundamental. (Livro-base, p. 149).
	D	
V, F, V, F
	E	
F, F, V, V
Questão 10/10
Leia o fragmento do texto a seguir: Do ponto de vista das relações pedagógicas, diversamente dos exames, a avaliação exige uma postura democrática do sistema de ensino e do professor, ou seja, para proceder a melhoria do ensino-aprendizagem, não basta avaliar somente o desempenho do aluno, mas toda a atuação do sistema.
Considerando que o ato de avaliar deve ser aplicado sob quatro prismas intercomplementares, assinale a alternativa correta:
	C	Processo de justiça, Ato de Responsabilidade, Diagnóstico da Realidade, Tomada de Decisão.
Processo de justiça para com o aluno; Ato de responsabilidade ante o desempenho do aluno, Diagnóstico da realidade, com estabelecimento de juízo de valor a partir de dados significativos, Tomada de decisão para a solução de situações-problema.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes