Buscar

Av Parcial 3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201709757967)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A primeira geração de antropólogos formulava suas teorias e grandes generalizações em seus escritórios, a partir de informações compiladas por terceiros. Predominava nesse período o paradigma evolucionista. O evolucionismo pressupunha...
I. A existência de uma história única para cada povo e civilização, não sendo possível considerar alguns povos como "primitivos" e outros como "civilizados".
II. Os diferentes grupos humanos se encontravam em fases desiguais de desenvolvimento, considerada uma linha de evolução rumo ao progresso.
III. A sociedade ocidental européia expressava o nível mais adiantado de progresso alcançado pela humanidade, enquanto os demais povos, do Oriente, África, América e Austrália, ainda estavam nos estágios inferiores da evolução.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	As alternativas I e II estão corretas
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	As alternativas I e III estão corretas
	 
	As alternativas II e III estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201709219035)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para a Antropologia a cultura pode ser definida da seguinte forma:
		
	
	Um princípio que aproxima os homens dos animais.
	
	Um elemento que garante a igualdade entre os diferentes grupos humanos.
	
	Um conjunto de características psicológicas, transmitidas geneticamente.
	
	Uma função orgânica do homem e dos grandes mamíferos.
	 
	O modo de vida de uma sociedade com suas variadas características.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201709956663)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Todo ser humano vive em sociedade. Assim, pode-se dizer que todo homem é um ser social, mas para atuar no mundo em que vive, o homem precisa passar por um aprendizado que lhe permita ter um comportamento adequado à convivência com outros seres iguais a ele. Por isso, o homem eventualmente criado longe do convívio social é incapaz de se humanizar, deixando apenas aflorar suas características instintivas, assemelhando-se aos animais. Este processo de aprendizado que insere o homem em sociedade é chamado de:
		
	
	Positivismo
	
	Fatos Sociais
	
	Educação exclusivamente formal
	 
	Socialização
	
	Sistematização
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201709366489)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No século XVII, surge um movimento que fortalece a ideia de que o homem produz a história e não a Divina providência. Essa concepção fundamentava a ideia de que a sociedade podia ser compreendida porque, ao contrário da natureza, ela é obra dos próprios indivíduos. O pensamento filosófico desse século contribuiu para a popularização do pensamento científico. Segundo Francis Bacon, a Teologia perdeu o posto de norteadora do pensamento. A autoridade, que exatamente constituía um dos alicerces da teologia, deveria, em sua opinião, ceder lugar a uma dúvida metódica, a fim de possibilitar um conhecimento objetivo da realidade. Os pensadores desse período defenderam, assim, o emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade. Que movimento é este? (COMPREENSÃO CIENTÍFICA 5)
		
	
	Humanismo
	
	Iluminismo
	
	Renascimento
	 
	Racionalismo
	
	Liberalismo
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201709760936)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em sua obra "A Divisão do Trabalho Social", Émile Durkheim afirma que enquanto seres socializados possuímos, simultaneamente, uma consciência individual e uma consciência coletiva, sendo que para o autor:
		
	
	a consciência individual sempre prevaleceria sempre sobre o coletivo.
	
	todo este processo é regido por leis biológicas, cuja identificação é o objeto de estudo da Sociologia que se apresenta como uma ciência positiva.
	
	ambos os campos interagem de modo dialético, sendo impossível delimitar qual deles é preponderante.
	
	são os indivíduos que dão significado a sua existência e exercem supremacia sobre a coletividade.
	 
	existiria sempre uma preponderância do coletivo sobre o individual.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201709729177)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Toda a teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular. Embora todos possuam sua "consciência individual", seu modo próprio de se comportar e interpretar a vida, podem-se notar, no interior de qualquer grupo ou sociedade, formas padronizadas de conduta e pensamento." Essa constatação está na base do que Durkheim chamou de:
		
	 
	consciência coletiva
	
	solidariedade orgânica
	
	solidariedade social
	
	consciência de classe
	
	alienação
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201709892203)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Emile Durkheim desenvolve um conceito para explicar a coesão social existente na sociedade moderna, cujas características envolvem: complexidade, maior divisão social do trabalho e individualização. Qual é esse conceito?
		
	 
	solidariedade orgânica.
	
	cooperação social.
	
	sistema orgânico.
	
	norma social.
	 
	solidariedade mecânica.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201709842209)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca da divisão social do trabalho em Émile Durkheim, marque a alternativa INCORRETA.:
		
	
	A solidariedade do tipo orgânica caracteriza-se por uma acentuada divisão do trabalho, resultando em alto grau de especialização e, ao mesmo tempo, interdependência entre os indivíduos.
	
	A divisão social do trabalho, mais acentuada na solidariedade do tipo orgânica, pode levar a sociedade a um estado de anomia, isto é. enfraquecimento da coesão social.
	
	As sociedades mecânicas eram sociedades simples, nas quais a divisão do trabalho ocorria através dos critérios de sexo e idade e, onde os indivíduos praticamente não se diferenciavam, compartilhando as mesmas crenças e regras morais, ligados por laços de parentescos.
	 
	A partir da divisão social do trabalho, Durkheim estabelece dois tipos de sociedades: a mecânica e a orgânica, sendo a primeira definida pela predominância das consciências individuais sobre a consciência coletiva.
	
	A solidariedade do tipo mecânica é marcada por uma relação de justaposição entre os indivíduos e de forte presença da consciência coletiva em relação às consciências individuais.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201709755765)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um dos temas mais comuns da Sociologia, discutido na vida do trabalho, refere-se ao acúmulo desigual do capital e à luta existentes entre as diferentes classes sociais. Um dos autores clássicos da Sociologia acompanhou as mudanças causadas pela produção industrial, as desigualdades que dela resultaram e escreveu sobre o desenvolvimento do capitalismo. Trata-se, nesse caso, de:
		
	 
	Karl Marx
	
	Lévi-Strauss
	
	Émile Durkheim
	
	Max Weber
	
	Antonio Gramsci
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201709756022)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um operário numa determinada linha de montagem executa muito bem a sua função de encaixar amortecedores na carroceria do veículo, sem ter a menor ideia sobre o procedimento para construir, de modo completo, um automóvel. Este mecanismo é definido por Marx como:
		
	
	Capitalismo
	
	Socialismo
	
	Mais Valia
	 
	Alienação
	
	Proletariado

Outros materiais