Buscar

Plano de ação Tutorial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Plano de ação Tutorial
Antes de falar à respeito do papel do tutor, precisamos entender qual a diferença entre o professor e o tutor para evitarmos confusões das funções de cada um.
Vamos iniciar esclarecendo o papel do professor:
Professor: É o responsável por produzir o material institucional e as atividades da disciplina e gerenciar a execução das mesmas.
Tutor: É responsável por atuar diretamente com os alunos, á distância sanando dúvidas, avaliando-as, tentando identificar suas dificuldades e mediando o processo de aprendizagem.
Sabendo disso, podemos dizer que o tutor é visto como um “Ator”, sendo fundamental no processo de aprendizagem do aluno, criando situações que favoreçam à construção do conhecimento.
Para isso, o uso de linguagem sejam elas: escrita, oral ou eletrônica devem ser claras. O tutor tem como principal função impulsionar o aluno desmotivado à atingir seus objetivos no curso.
Ocorre que muitas vezes, as pessoas evitam de participar das atividades como o fórum ou chat, que são lugares apropriados e disponível pela instituição para expor suas experiências ou ideias, do ponto de vista de cada aluno e o que acontece por diversas vezes são as diferenças de opiniões, que causam uma situação desagradável entre os demais e se torna em um canal de discussões.
Como descrevemos acima, o tutor tem o papel de medias situações conflituosa nos casos em que os alunos estejam alterados, querendo por exemplo impor sua opinião como única e verdadeira. O tutor tem que ter habilidade para interferir neste caso, como uma pessoa neutra e fazer parâmetros entre as opiniões mencionadas no char e/ou fórum.
Nos casos que algum aluno expor uma opinião equivocada sobre o assunto, deve existir por parte do tutor o posicionamento adequado para corrigir a informação evitando que ela se viralise dentro do fórum.
Ele também tem que estar atento sempre, nos instrumentos de apoio, pois o foco dos fóruns e chats estão ligados a cada etapa do aprendizado, logo o caso algum membro do curso introduza outro assunto, o tutor tem que ter “know how” para redirecionar o assunto foco, sem criar qualquer tipo de mal-estar com os estudantes.
Um ponto muito importante quando se trata de fórum e/ou chat, é tentar manter sempre uma linha de raciocínio lógica e coerente e sempre fazer uma síntese do que já se foi discutido e mantê-la como foco principal para a continuação dos debates.
Por fim, gerar no grupo de forma intencional, uma provocação mental com temas vistos, para que se crie um debate ou alguém conte uma experiência que teve dentro do contexto proposto. Geralmente esta etapa f com uma situação problema para que, cada um possa pensar em soluções ou observar quem já passou por elas e dividir com a turma. Quando se tem alguém que já tenha passado pela situação, puxar do aluno se aquela atitude da pessoa foi a ideal, e quais outras alternativas poderia ter escolhido para que se tivesse o mesmo resultado.
Para finalizar, podemos dizer que: o Tutor é um professor que passou pelo processo: Professor de ação prática (executa todos as atividades atribuídas ao cargo) que se transforma em mediador, tem a função de equilibrar uma sala de aula.
Este foi o principal motivo que frisados no início do relatório, onde foi feita a distinção de cada função. Como conclusão podemos dizer que o Tutor é a evolução do professor em sala de aula, porém, o trabalho que ele irá executar esta todo ligado nos métodos eletrônicos e não mais o presencial.

Outros materiais