Buscar

A disciplina Inovação Tecnológica

Prévia do material em texto

A disciplina Inovação Tecnológica
Os conceitos abordados na disciplina de Inovação Tecnológica estão organizados e estruturados no plano de ensino. Como forma de apresentação, discussão e desenvolvimento de nosso plano de ensino, vamos orientar nossos encontros para a apresentação do contexto em que cada conceito está inserido, sua definição e aplicação na prática, através de exemplos e casos propostos nesse ambiente e também trazidos e compartilhados por você em nossos fóruns.
Através do mapa conceitual da disciplina, apresentado de forma gráfica, você poderá visualizar os principais conceitos da disciplina e seu relacionamento. Acesse agora o mapa conceitual e perceba que o conhecimento é o principal conceito de nossa disciplina e a base para a inovação tecnológica. O conhecimento se apresenta em duas principais formas na sociedade - tácito e explícito – e vai sofrendo processos de conversão.
O ciclo de criação/conversão/aplicação do conhecimento é contínuo e contribui fortemente para gerar nas organizações a cultura organizacional inovadora.
Através dessa disciplina, você também vai compreender os processos de criação e transferência do conhecimento e de inovação na área de Tecnologia da Informação, bem como seu relacionamento com o setor produtivo, através da identificação das capacidades tecnológicas materiais e imateriais que devem ser construídas pelas empresas como principais diferenciais competitivos num cenário globalizado, a partir da articulação dos conceitos de ciência, tecnologia e inovação.
Também, serão apresentados e discutidos modelos de mudança tecnológica, com análise do modelo linear, nas suas categorias science-push e market-pull, e dos modelos interativos. Fique tranquilo que você vai compreender todos esses conceitos e aplicá-los oportunamente. 
Através de atividades dinâmicas e práticas individuais e/ou cooperativas, você terá a oportunidade de despertar/desenvolver alguns componentes do comportamento empreendedor e inovador, com o emprego de métodos e técnicas específicos.
As principais características e estratégias de empresas inovadoras serão apresentadas e discutidas, através de casos muito interessantes, para compreensão e construção da cultura organizacional fértil para a inovação.
gora que você já tem uma visão geral dos principais assuntos abordados na disciplina, vamos iniciar nossa disciplina entendendo melhor o que é conhecimento, seu valor e seu processo de criação.
Valor do conhecimento
Uma questão recorrente na sociedade contemporânea é o grande valor do conhecimento e como transformá-lo em ativo ou riqueza, considerado 
um desafio estratégico para países, corporações e empresas na economia global em que vivemos.
Segundo ranking anual elaborado pela National Science Indicators (NSI), os países que mais produziram conhecimento em 2008 foram: 
Um dos fatores importantes para o crescimento do desempenho científico brasileiro é o apoio das agências de fomento à pesquisa e à formação de recursos humanos por meio da concessão de bolsas de estudo e auxílios à pesquisa.
Atualmente, o poder econômico e de produção de uma empresa estão mais 
diretamente relacionados à capacidade de criar e transferir conhecimento do que aos seus ativos tangíveis, como instalações, equipamentos etc. Os ativos intangíveis advindos desse processo, como criatividade e inovação, são a chave para o sucesso e a longevidade das empresas num cenário extremamente competitivo.
Após entender o valor do conhecimento como principal bem 
de nossa sociedade, você pode perceber que, para o crescimento e desenvolvimento virtuoso de países e corporações, é necessário um fluxo de criação, difusão e utilização do conhecimento.
Conceitos, como capacidade de aprendizado, criatividade, 
flexibilidade e sustentabilidade, surgem como princípios orientadores para conduta de indivíduos e organizações.
Se pensarmos de forma mais aprofundada, perceberemos que o conhecimento sempre foi o ativo mais 
importante de uma organização, entretanto, somente há pouco tempo as instituições tornaram-se conscientes do valor desse recurso para seu desenvolvimento e sustentabilidade no mercado, passando a ter foco nos processos de criação, aquisição, transferência, difusão, apropriação e, consequentemente, gestão do conhecimento.
Exemplo de utilização do conhecimento 
Criação e conversão do conhecimento
Para compreender o processo de criação do conhecimento é importante a utilização de categorias para os diferentes tipos de conhecimento. Vamos trabalhar inicialmente com as categorias de conhecimento tácito e conhecimento explícito (Nonaka & Takeuchi. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997). 
 
“O conhecimento tácito é aquele disponível com pessoas e que não se encontra formalizado em meios concretos”.
“O conhecimento explícito é aquele que pode ser armazenado, por exemplo, em documentos, manuais, bancos de dados ou em outras mídias”.
O quadro seguinte sintetiza as principais diferenças entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito:
Criação e conversão do conhecimento
O grande desafio das empresas é transformar o conhecimento tácito de seus colaboradores em conhecimento explícito, identificado onde e como está armazenado o conhecimento, com todos os seus atributos, e como recuperá-lo.
Conhecimento tácito
Conhecimento explícito
A criação de um novo conhecimento numa organização está relacionada a um processo de interação dinâmica e cooperativa entre seus colaboradores, que implica em aprendizado, constituindo-se num processo coletivo e não meramente individual, podendo levar a uma formação organizacional, regional, nacional ou global.
Modos de conversão do conhecimento
Nonaka & Takeuchi identificaram quatro modos de conversão entre conhecimento tácito e explícito: externalização, internalização, combinação e socialização.
O quadro seguinte permite uma melhor visualização e compreensão da interação e conversão desses conhecimentos:
Socialização- Processo de compartilhamento de experiências, permitindo a interação entre conhecimentos tácitos. Dessa forma, o conhecimento pode ser adquirido de outra pessoa através da observação, imitação ou prática, mesmo sem usar alguma linguagem. Os aprendizes trabalham com seus mestres e aprendem sua arte não através da linguagem, mas sim através da observação, imitação e prática.
 
Exemplo: Aprendizado de um estagiário na interação com seu orientador numa empresa.
Externalização - Transformação ou articulação do conhecimento tácito em explícito, com migração do cérebro humano para documentos e mídias diversas, por meio de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos. A metáfora é uma forma de perceber ou entender intuitivamente uma coisa imaginando outra coisa simbolicamente. A externalização é considerada a chave para a criação do conhecimento, pois cria conceitos novos e explícitos a partir do conhecimento tácito. Esse modo é visto no processo de criação de um conceito e, normalmente, é provocado pelo diálogo ou pela reflexão coletiva. 
Exemplo: Quando ouvimos ou lemos uma metáfora percebemos ou entendemos intuitivamente algo, imaginando outra coisa simbolicamente.
Internalização - Processo inverso ao da externalização, de migração do conhecimento explícito para o cérebro humano, através de diversas metodologias e atividades de aprendizagem. É a incorporação do conhecimento explícito ao conhecimento tácito e está intimamente relacionada ao “aprender fazendo”.
Exemplo: A leitura de manuais e documentação auxilia o indivíduo a internalizar conhecimento explícito, transformando-o em tácito.
Combinação - Processo de interação entre conhecimentos explícitos para geração de novos conhecimentos. É a sistematização de conceitos por meio da combinação de conjuntos diferentes de conhecimentos explícitos. Os indivíduos trocam e combinam conhecimentos através de meios como documentos, reuniões, conversas ao telefone ou redes de comunicação computadorizadas. A reconfiguraçãodas informações existentes através da classificação, do acréscimo, da combinação e da categorização do conhecimento explícito (como realizado em bancos de dados de computadores) pode levar a novos conhecimentos.
Exemplo: A criação de conhecimento através da educação (escola, universidade) ou do treinamento formal.
		TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
1a aula
		Atualizar Página
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: GST0563_EX_A1_201608084027_V1 
	Matrícula: 201608084027
	Aluno(a): ANA LÚCIA PEREIRA DA SILVA CORDEIRO 
	Data: 11/08/2017 18:08:53 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201608326315)
	Fórum de Dúvidas (1 de 8)       Saiba (1 de 2) 
	
	Atualmente, o poder econômico e de produção de uma empresa estão mais diretamente relacionados à capacidade de criar e transferir conhecimento do que aos seus ativos tangíveis. Os ativos intangíveis são a chave para o sucesso e a longevidade das empresas num cenário extremamente competitivo. Com base no texto acima. Qual a alternativa apresenta duas características de ativo intangíveis?
		
	
	Inovação e equipamentos
	
	Equipamentos e criatividade.
	
	Criatividade e inovação.
	
	Máquinas e inovação.
	
	Instalação e inovação.
	
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608156061)
	Fórum de Dúvidas (6 de 8)       Saiba (1 de 2) 
	
	Nonaka & Takeuchi identificaram quatro modos de conversão para o processo de criação do conhecimento, dentre eles a combinação. Sobre combinação é correto afirmar que:
		
	
	é o processo de interação entre conhecimentos explícito e tácito
	
	é o processo de interação entre conhecimentos explícitos para geração de novos conhecimentos.
	
	é entendido como sendo um processo subjetivo e relacionado ao comportamento humano.
	
	é visto no processo de criação de um conceito e, normalmente, é provocado pelo diálogo ou pela reflexão coletiva.
	
	é a sistematização de conceitos por meio da combinação de conjuntos diferentes de conhecimentos explícitos e outros conhecimentos oriundos das observações práticas.
	
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608946718)
	Fórum de Dúvidas (6 de 8)       Saiba (1 de 2) 
	
	É correto afirmar:
I. É uma forma de poluição ambiental a liberação de esgoto hospitalar sem prévio tratamento.
II. Licenciamento Ambiental é o procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental.
III. A responsbailidade civil por danos causados ao meio ambiente é subjetiva.
		
	
	Apenas a I está correta. 
	
	Apenas a I e II estão corretas.
	
	Apenas a III está correta.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608708276)
	Fórum de Dúvidas (1 de 8)       Saiba (1 de 2) 
	
	Nonaka & Takeuchi identificaram quatro modos de conversão entre conhecimento tácito e explícito. Através desses quatro modos de conversão, é possível transformar o aprendizado individual em coletivo, possibilitando a realização de tarefas que dificilmente poderiam ser realizadas individualmente. 
Analise as sentenças abaixo sobre gestão do conhecimento e, em seguida, assinale a única alternativa correta:
I) O conhecimento tácito está presente no cérebro humano e por isso ele é formal e sistemático.
II) O conhecimento explícito é aquele que sofreu um processo de migração do cérebro humano e por isso ele é informal e não sistemático.
III) O conhecimento tácito não está codificado em documentos escritos e o conhecimento explícito é formal e sistemático. Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Apenas o item II está correto.
	
	Apenas o item I está correto.
	
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	Apenas o item III está correto. 
	
	Apenas os itens II e III estão corretos.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608335612)
	Fórum de Dúvidas (6 de 8)       Saiba (1 de 2) 
	
	Segundo Nonaka e Takeuchi, existem diferenças básicas entre o pensamento japonês e o ocidental sobre o conhecimento. Qual das alternativas abaixo não corresponde a abordagem oriental?
		
	
	Força-tarefa
	
	Corpo e mente
	
	Burocracia
	
	Individual e organizacional
	
	Dados quantificáveis e informações codificadas
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608939567)
	Fórum de Dúvidas (6 de 8)       Saiba (1 de 2) 
	
	O gestor moderno deve possuir uma série de habilidades. A habilidade que diz respeito à necessidade dos gestores refletirem sobre mercados e estratégias é denominada:
		
	
	Técnica.
	
	Descritiva.
	
	Conceitual.
	
	Humana.
	
	Flexível.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201609082534)
	Fórum de Dúvidas (6 de 8)       Saiba (1 de 2) 
	
	A intensificacao das relacoes sociais em escala mundial, um novo ciclo de expansao do capitalismo, como modo de producao e processo civilizatorio de alcance mundial pode ser entendido como:
		
	
	Benchmarking
	
	Globalizacao
	
	Sustentabilidade
	
	Governanca Corporativa
	
	nda
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608156057)
	Fórum de Dúvidas (6 de 8)       Saiba (1 de 2) 
	
	Uma questão recorrente na sociedade contemporânea é o grande valor do conhecimento e como transformá-lo em ativo ou riqueza. Para compreender o processo de criação do conhecimento é importante utilizar categorias para os diferentes tipos de conhecimento existentes. Sobre conhecimento tácito pode-se afirmar que:
		
	
	não se encontra formalizado em livros, mas encontra-se formalizado nos vídeos na internet.
	
	sofreu um processo de mudança do cérebro humano, mas não está codificado em documentos escritos.
	
	é informal, mas pode ser transmitido por documentos, por fórmulas e várias mídias.
	
	é formal, e não pode ser transmitido por documentos, somente por associação através do cérebro humano.
	
	encontra-se armazenado apenas no cérebro humano, é transmitido de forma oral e/ou através de observações práticas.

Outros materiais