Buscar

Raciocínio Lógico

Prévia do material em texto

Raciocínio Lógico
Aula 1: Introdução a Teoria de Conjuntos
Um conjunto será entendido como a toda e qualquer coleção de objetos.
Igualdade dos conjuntos
Dois conjuntos X e Y são ditos iguais quando forem constituídos exatamente pelos mesmos objetos, ou seja, quando têm exatamente os mesmos elementos.
Dois conjuntos X e Y são ditos iguais quando forem constituídos exatamente pelos mesmos objetos, ou seja, quando têm exatamente os mesmos elementos.
 A notação usual para essa igualdade é: X = Y. Caso contrário, diz-se que X e Y não são iguais e usa-se a notação X ≠ Y. De maneira análoga, dados x e ymmZ, denota-se: x = y, para significar que x e y são os mesmos elementos do conjunto Z. Caso contrário, x ≠ y. Observe que X é o 1º membro da igualdade e Y é o segundo.
Definição dos conjuntos
Caracteriza-se um conjunto pelos seus elementos. Portanto, para definir um conjunto deve-se, simplesmente, definir todos os seus elementos. Os conjuntos podem ser descritos de duas maneiras:
 2- 
É comum ilustrar conjuntos por diagramas considerados de áreas planas limitadas por curvas fechadas 
(em geral circunferências).
Aula 2: 
 
Aula 5: 
A regra de três composta é usada para solucionar problemas quando há mais de duas grandezas envolvidas. Basicamente, um problema com regra de três composta é uma sucessão de dois ou mais problemas usando a regra de três simples.
Para efetuar a resolução do problema, separe a regra de três composta em várias partes de regra de três simples, pois isto irá facilitar a resolução.
Para entender melhor como funciona a regra de três composta, você verá exemplos com resoluções de problemas.
Problema 1
Uma secretária realizou um trabalho de digitação durante 10 dias. Para isso, trabalhou 6 horas por dia, digitando em média 60 letras por minuto. Caso outra secretária realize a mesma tarefa, trabalhando 4 horas por dia e digitando 50 letras por minuto, quanto tempo levará para realizar a tarefa?
Veja o esquema na tabela abaixo.
R:  A incógnita, ou seja, o dado que você quer descobrir, é o número de dias - representado por x.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes