Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Trabalho de  RH   Tema  Responsabilidade Social e Ambiental

Pré-visualização | Página 1 de 1

Responsabilidade Social
Responsabilidade Socioambiental pode ser considerada se empresa atuar em prol da sociedade e do meio ambiente que o cerca, de forma que não seja ou esteja apenas cumprindo as normas e leis imposta a empresa. 
Responsabilidade socioambiental é a responsabilidade que uma empresa, ou organização tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas.
Quando a empresa, apenas seguir as normas e leis que tange ao meio ambiente e a sociedade, ela estará simplesmente exercendo o seu papel enquanto pessoa jurídica, cumprindo as leis que são impostas a mesma. 
Uma empresa social mente responsável é: ética e transparente, cumpre suas obrigações fiscais e econômicas, gera empregos, está atenta aos direitos humanos, financia e apoia projetos sociais e educacionais, preocupa -se como meio ambiente e acima de tudo respeita o consumidor, buscando atender suas mais diversas necessidades sem causar prejuízos às gerações futuras.
As empresas começaram a buscar para si, o dever de gerar o bem estar da sociedade como um todo, quando o próprio governo deveria ter esse papel, e por sua vez acaba não conseguindo suprir a sociedade e m geral, e o ao se preocupar com as ações socioambientais a empresa estará promovendo benefícios à população, (melhor qualidade de vida, entre outros), se tornando uma empresa socialmente responsável.
Empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionário s, prestado res de serviço, fornecedor es, consumidor es, comunidade, governo e meio ambiente) e conseguir incorpora -lós ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários. 
Criando uma via de mão dupla em que a empresa disponibiliza situações de melhora para a sociedade, e o ambiente em que vive, tendo como recompensa a satisfação e qualidade de vida de seus colaboradores, consumidores dando uma nova e melhor respectiva de vida. 
Entre os benefícios estão:
PARA A EMPRESA:
 Fortalece a lealdade à empresa, ajudando a atrair e manter bons funcionários; 
 Incentiva a criatividade, a confiança, a persistência e o trabalho em grupo; 
 Funcionários voluntários ajudam a garantir o bom aproveitamento de recursos doados ou investidos; 
 Promove a marca da empresa e dos seus produtos ou serviços, através do reforço positivo da imagem, junto ao público beneficiado e aos seus clientes em geral; 
 Favorece o maior reconhecimento e valorização dos consumidores; 
 Promove resultados eficazes e duradouros com custos financeiros mínimos; 
 Demonstra o compromisso da empresa com o crescimento do país. 
 Incentivo fiscal, por meio da redução ou isenção da carga tributária por determinado período.
PARA OS FUNCIONARIOS:
 Possibilita a prática de novas funções e o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais; 
 Fortalece o espírito de equipe; 
 Promove a lealdade, satisfação, respeito e admiração à empresa e ao local de trabalho; 
 Estimula o crescimento pessoal.