Buscar

AP2 PGE 2016 1 COMPLETA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação Presencial – AP2 / Período – 2016/1
Disciplina: Planejamento e Gestão Estratégicos
Coordenador: Prof. Nilson Sales dos Santos
GABARITO
Questão 1: (Vale 0,5 cada totalizando 2 pontos) aula 7 
Ansoff (1990) menciona a estratégia de posicionamento, que possibilita à empresa a busca de crescimento e rentabilidade, visualizando suas diferentes áreas de negócio e identificando as mais rentáveis para operar no futuro. A estratégia de posicionamento possui quatro componentes, assim correlacione:
	 1
	Vetor de crescimento geográfico
	4
	Alcançada pela diversificação do alcance geográfico da empresa, pelas tecnologias e necessidades atendidas.
	2
	Vantagem competitiva 
	2
	Propriedades específicas e combinações individuais de produtos e mercados dando à empresa uma forte posição concorrencial, podendo ser bem-sucedida em todas as atividades, por meio de produtos desenvolvidos com alta tecnologia.
	3
	Sinergias
	3
	Significam capacidade da empresa de tirar proveito de sua entrada numa nova área de produto e mercado, por meio das atividades realizadas pelas suas áreas de negócio, refere-se às características do ajustamento entre a empresa e seus produtos.
	4
	Flexibilidade estratégica 
	1
	Indica a direção em que a empresa está indo em relação à sua postura corrente em termos de produtos e mercados. 
Questão 2 – vale 2 pontos aula 8
Os programas éticos devem ser uma parte constante e ativa dentro das organizações variando basicamente em dois grupos: Programas éticos baseados na obediência e Programas éticos baseados na integridade. Dentre esses programas um deles inclui o estabelecimento e a comunicação de padrões de procedimentos legais contribuindo para a redução do comportamento ilegal, mantendo a empresa fora de tribunais e implementando mecanismos empresariais tipicamente projetados pelo conselho corporativo para evitar, detectar e punir violações legais. Nesse caso estamos tratando de qual programa? 	PROGRAMA ÉTICO BASEADA NA OBEDIÊNCIA. 
Questão 3: (Vale 2 pontos) AULA 10 ap2 2015 1 
Pessoas empreendedoras com sucesso profissional geralmente apresentam as seguintes características: Comprometimento e determinação, Liderança, Obsessão por oportunidades, tolerância ao risco, ambiguidade e incerteza; Criatividade , autoconfiança e habilidade de adaptação e finalmente Motivação para a excelência. Escolha duas dessas características e as explique. 
1. Comprometimento e determinação: empreendedores bem-sucedidos são decididos, persistentes, disciplinados, dispostos ao sacrifício e a mergulhar totalmente em seus empreendimentos. “Você tem que ter uma genuína paixão pelo que faz” (p. 54) , diz Dan Bricklin, fundador da VisiCalc. 
2. Liderança: são iniciadores, formadores de equipes, aprendizes superiores e professores.
3. Obsessão por oportunidades: possuem conhecimento íntimo das necessidades dos consumidores, são orientados pelo mercado e obcecados por criação de valor e aperfeiçoamento. 
4. Tolerância a o risco, ambiguidade e incerteza: sã o tomadores de riscos calculados, minimizadores de riscos, tolerantes ao estresse e dispostos a solucionar problemas.
5. Criatividade, autoconfiança e habilidade de adaptação: possuem a mente aberta, são impacientes com o status quo, aptos a aprender rapidamente, altamente adaptáveis, criativos, habilitados para a conceituação e atentos aos detalhes. 
6. Motivação para a excelência: possui orientação clara resultados, estabelecem metas ambiciosas, mas realistas, possuem forte direcionamento para descobrir, saber seus próprios pontos fracos e fortes e focalizam mais o que pode ser feito do que as razões por que as coisas não podem ser feitas. 
Questão 4: (Vale 2 pontos) AULA 12 
Uma grande preocupação dentro do trabalho entre homens e mulheres é o problema do assédio. O assédio pode ser sexual ou moral. As empresas devem criar mecanismos para inibir o assédio e estabelecer uma política eficaz contra atitudes dessa natureza. Explique o que é Assédio Moral e o que é Assédio Sexual. 
RESPOSTA: O assédio é dito sexual quando a submissão ou rejeição à conduta sexual é usada como base para decisões em relação ao emprego. O assédio é moral quando o ambiente hostil surge ou ocorre devido à conduta do superior hierárquico com a finalidade ou o efeito de interferir, sem razão, no desempenho da função, de criar um ambiente de trabalho intimidador, hostil ou ofensivo. 
 Questão 5: (Vale 0,4 cada totalizando 2 pontos) AULA 14 
Gerenciando a mudança: As pessoas não mudam seu estilo, comportamento ou suas atitudes naturalmente ou sem esforço. É necessário motivá-las para aceitar a mudança e se envolver em novos projetos e modelos. A razão para se resistir às mudanças são variadas e de diferentes fontes. Em geral, podemos dizer que os principais fatores de resistência à mudança se devem a algumas características. Com base nisso, correlacione:
	1
	Inércia
	5
	Caso uma proposta não seja bem e xplicada 
haverá uma n atural resistência até qu e todas as 
características, vantagens e desvantagens sejam 
perfeitamente esclarecidas. 
	2
	Identificação do momento oportuno
	3
	Pessoas tendem ao ref lexo de resistir a qualquer 
novidade principalmente se a mudança for repentina.
	3
	Surpresa
	2
	Pessoas acreditam que o momento não é adequado à promoção de mudanças. 
	4
	Interesse próprio
	4
	Pessoas estão sempre m ais preocupadas com seu interesse pessoal em detrimento dos interesses coletivos; 
	5
	Mau entendimento
	1
	Pessoas não gostam de mudar seu status quo devido à insegurança e à expectativa n egativa em relação ao desconhecido.

Outros materiais