Buscar

Apresentação Planejamento Estratégico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DiFesta Distribuidora de bebidas
Adolfo E. Iser, Guilherme Fritz e Lucas Kroth
Histórico
A DiFesta – Distribuidora de Bebidas foi criada em 1997, em Santa Cruz do Sul – RS, na região do Vale do Rio Pardo, sendo uma empresa essencialmente familiar. 
O proprietário, Sr. Dilson Evaldo Kroth, foi durante onze anos vendedor da Coca-Cola, quando em 1996 deixou a empresa e iniciou suas atividades na Distribuidora Serv Fest, com matriz na cidade de Vera Cruz e filial em Santa Cruz do Sul.
As operações e o faturamento da matriz estavam funcionando bem. Entretanto, a filial não estava atingindo as metas. Então, o proprietário da Serv Fest saiu do mercado de Santa Cruz do Sul por não conseguir coadunar as atividades dos dois estabelecimentos, oferecendo a distribuição da Kaiser/Coca-Cola ao atual proprietário.
A partir deste momento, a família Kroth, confiantes que o negócio poderia dar certo decidiram enfrentar o desafio.
Após dois anos de trabalho, foi necessário alugar um depósito maior; a frota foi ampliada e realizou-se a contratação de um motorista e um ajudante.
Em 2001 foi aberto mais um ponto de venda no bairro Arroio Grande da cidade de Santa Cruz do Sul, após 5 anos, o rendimento não estava como o esperado, então a família Kroth resolveu vender o ponto e dar total atenção somente a matriz, melhorando o atendimento com a contratação de mais funcionários e aumentando a estrutura da empresa. A partir de 2006, não houve mais grandes mudanças na empresa.
Recursos Humanos
Não há um setor exclusivo para recursos humanos na empresa estudada, porém, a organização da uma grande atenção a essa área. 
A empresa contrata uma organização terceirizada para enviar currículos de acordo com os setores necessários de mão de obra, assim o proprietário Sr. Dilson e sua esposa coproprietária Sra. Rosane decidem qual a pessoa mais adequada para tal serviço, assim o chamando para uma entrevista, após a entrevista dependendo de seu resultado é feito um contrato de experiência com o entrevistado, para ensinar como é feito as atividades designadas a ele na organização, após o período do contrato de experiência se encerrar é discutido como foi o seu desempenho assim escolhendo se ele continuará como funcionário da organização ou não. Essa maior atenção dada aos recursos humanos faz com que o número de absenteísmo e rotatividade seja baixo.
Marketing
As ações de marketing da empresa estudada são: patrocínios para times de esporte da região, anúncios em rádios e jornais da cidade e região, distribuição de adesivos, apoio em folders de eventos, a própria empresa tem caminhões para entregas que tem a logomarca da organização exposta em todo o veículo, divulgando o nome por onde passa, e é prezado o bom atendimentos aos clientes. 
As atividades de marketing feitas pela empresa têm o objetivo de divulgar o nome da empresa, e também buscar um marketing boca-a-boca feito pelos próprios consumidores pelo bom atendimento recebido.
Administração
Quem administra a organização estudada é a própria família Kroth, assim, antes de tomar decisões é discutido a possível repercussão da ação, e é procurado outra maneira de executar essa decisão para alcançar os objetivos visados. Havendo alguma dúvida sobre alguma decisão a ser tomada, os proprietários buscam selecionar da melhor maneira junto com o contador da empresa.
Finanças
O setor financeiro da DiFesta também é controlado pelos proprietários, assim decidindo quanto de verba será possível investir no mês, conforme está indo o controle de finanças da empresa. O maior cuidado é para que a organização não fique endividada, para isso procura-se manter todas as obrigações em dia, evitando desperdícios e gastos desnecessários. Porém não há uma pessoa qualificada nessa área.
Norteadores estratégicos
Visão: Ser uma empresa competitiva no mercado de venda de bebidas através de produtos de qualidade representando marcas fortes e características únicas.
Missão: Proporcionar ao consumidor produtos da maior qualidade a qualquer momento do dia suprindo seus desejos e necessidades da melhor maneira no âmbito das bebidas.
Valores: Respeitos aos clientes, agilidade no atendimento, responsabilidade social, oferecer produtos de qualidade, excelência com simplicidade, responsabilidade ambiental, valorização das pessoas, integridade e transparência.
Ambiente interno
Pontos fortes
Atendimento 24 horas.
Bom atendimento ao cliente.
Credibilidade, por estar há 16 anos no mercado.
Baixo número de absenteísmo e rotatividade.
Ampla estrutura (mesas cadeiras, freezers, caminhões com refrigeradores, tendas para eventos, copos de vidro e tinas térmicas)
Pontos fracos
Falta de setores separados na empresa, havendo sobrecarga em certas áreas.
Falta de mão de obra qualificada em finanças, para ter melhor controle no fluxo de caixa.
Não utilização dos sistemas de informação gerencial nas tomadas de decisões.
Microambiente
Concorrência
A DiFesta foi a primeira distribuidora de bebidas da cidade, a partir dela foram criando novas distribuidoras, por esse motivo a organização já tem muita credibilidade com clientes por ser uma empresa de tradição na cidade. A organização tem uma estrutura muito boa para atender eventos, sendo isso mais um ponto positivo para a empresa, e também busca fazer os melhores preços para conseguir atender os eventos. Em relação aos concorrentes, já que os produtos são praticamente os mesmos vendidos, os preços pouco diferem, fazendo com que a grande diferença para os concorrentes se torne o bom atendimento e a estrutura da organização. Hoje em dia existem na cidade cerca de 8 concorrentes diretos.
Microambiente
Consumidores 
A empresa disponibiliza produtos para todas as idades, refrigerantes, aguas e sucos que atendem o público mais jovem até os mais velhos e bebidas alcoólicas atendendo aos maiores de 18 anos de idade que são a maior porcentagem dos clientes da empresa.
Competitividade
O diferencial da empresa frente aos concorrentes para obter uma maior competitividade é a grande disponibilidade de materiais para eventos como mesas, cadeiras, freezers e caminhões refrigerados, também disponibiliza venda por consignação, um atendimento qualificado, pessoal e ágil. Contando ainda com uma grande estrutura e uma ampla cobertura de serviço na região.
SWOT
Cenários possíveis
Cenário pessimista
Devido à crise econômica estabelecida e os constantes escândalos políticos que devastam o pais, não é possível prever retomada da economia até o ano de 2020, afetando negativamente o mercado pelos próximos 4 anos. A partir disto ocorrendo um maior aumento da taxa de desemprego, restringindo o poder de compra da população, elevando a taxa de juros e os impostos sobre as bebidas e podendo o governo optar por criar novas leis que possam restringir o consumo de bebidas alcoólicas no país. 
Resumo do cenário: A crise política e econômica do pais irá permanecer afetando negativamente o mercado, sem previsão de melhoras.
Cenários possíveis
Cenário otimista
A crise econômica atualmente estabelecida no pais tem influenciado na alta dos juros, a restrição de crédito e o aumento do desemprego. Os aumentos dos juros acabam por elevar o preço das bebidas pois a empresa precisa repassar ao consumidor este aumento isto somado a diminuição da renda familiar tem afetado negativamente a venda de bebidas no país. 
Os analistas econômicos brasileiros citam que o pais está passando por momentos de ajustes e que o mesmo irá melhorar economicamente a partir de 2017. Desta maneira ocasionando uma menor taxa de desemprego aumentando a renda familiar e por sua vez aumentando o consumo de bebidas, alavancando as vendas do segmento como um todo.
Resumindo: 2016 a crise ainda permanecerá afetando negativamente o mercado de bebidas e a partir de 2017 está prevista a retomada da economia afetando positivamente o segmento da empresa.
Objetivos estratégicos
Objetivos e estratégias para 2016 seguindo o cenário otimista:
Reduzir investimentos de risco em 10%: Não gerar
um estoque muito grande, não pegar financiamento com juros altos, não expandir o negócio sem planejamento.
Cortar custos com mão de obra em 20%: Terceirizar todos os serviços que não sejam atividade centrais da empresa e se necessário for demitir funcionários com tempo ocioso.
Objetivos e estratégias para 2017 em diante segundo o cenário otimista:
Guardar 2016 e investir o capital em 2017: Com as reduções sugeridas anteriormente aplicar todo o dinheiro guardado em 2016 e investir empresa no ano de 2017 de acordo com a previsão da melhora da economia.
Tornar a empresa reconhecida nas cidades em que atua até 2020: Investindo em marketing, aumentar o mix de produtos, realizar promoções, praticar preços competitivos.
Objetivos estratégicos
Abrir uma filial em outra cidade até 2019: Obter dados das cidades com o maior potencial (renda per capta, quantidade de habitantes, quantidade de bebidas consumidas por habitante) para abrigar uma filial da empresa.
Ter 30% do mercado de bebidas na cidade onde está situada a matriz da empresa até 2020: Disponibilizando um bom atendimento, treinando os colaboradores para adquirirem maior conhecimento dos produtos que estão vendendo, investir no setor de entregas para atender com maior agilidade os clientes.
Mapa estratégico BSC
Plano de ação 5W2H
Controle do Plano e periodicidade da revisão:
A distribuidora de bebidas DiFesta ainda não possui métodos formais de planos de controle. Então é uma necessidade para a organização a partir do momento da criação do plano estratégico para a empresa, criar meios de controle como auditorias trimestrais para avaliar como estão os planos de ações na prática, podendo corrigi-los em tempo em casos de algum problema, e manter ou aprimorar as estratégias que estão se tornando positivas em busca dos objetivos da empresa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais