Buscar

Relatorio de física Empuxo.

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá - Campos Floresta
Disciplina: Física Experimental II
Professora: Juliana Alves Martins
Laboratório: Empuxo 02
Nome do aluno: Priscila Elem Laurindo Coelho - Matrícula: 201703240162
BELO HORIZONTE, 2017.
INTRODUÇAO:
Por que icebergs e navios podem flutuar nos oceanos? Por que você parece ficar mais leve dentro da água? Por que balões podem subir pelos ares e também descer? As respostas a essas perguntas dependem todas de um mesmo princípio físico – o princípio de Arquimedes. Esse princípio estabelece que quando um corpo está completamente ou parcialmente imerso em um fluido, ele experimenta uma força vertical, dirigida para cima, de módulo igual ao peso do volume de fluido deslocado pelo corpo. Essa força, exercida pelo fluido sobre o corpo, é chamada empuxo e é aplicada no seu centro de gravidade. Segundo esse princípio, o que determina se um corpo flutuará ou afundará em um dado fluido é a densidade relativa do corpo em relação à densidade do fluido. Se o corpo for menos denso que o fluido, ele flutuará, ou, como no caso de um balão, ele subirá. Se o corpo for mais denso que o fluido, ele afundará. É também a densidade relativa que determina a proporção de volume submerso de um corpo flutuando em um dado fluido. Se a densidade do corpo for, por exemplo, um terço da densidade do fluido, então um terço do volume do corpo ficará submerso.
OBJETIVO:
Medir o valor do empuxo; 
Mostrar que a força de empuxo que atua sobre um objeto é igual ao peso do liquido que ele desloca
MATERIAIS E MÉTODOS: 
Materiais;
Seringa plástica; 
Béquer com alça;
Suporte com grampo;
Dinamômetro;
Pino de fixação;
Barra de alumínio;
Proveta.
PROCEDIMENTO: RESULTADO E DISCURÇÕES.
 Problematização
  Prenda a barra de Al no dinamômetro e verifique o seu peso. Como fazer para que o dinamômetro indique um valor menor sem alterar o peso da barra?
Desenvolvimento
Primeiramente coloquei a barra de alumínio no dinamômetro que correspondeu a 0,85 N em seguida Adicionei em uma pipeta 60,0 ml de Agua em uma proveta de 100,0 ml, introduzi a barra de alumínio dentro da proveta sem deixar que a barra encostasse no fundo da proveta ainda pendurada no dinamômetro que forneceu o valor de 0,45N correspondente ao peso aparenta da barra imersa em agua. Após colocar a barra dentro da proveta e a agua se elevou de 60,0 ml para 98,0 ml; em seguida retirei a quantidade de agua que passou dos 60,0 ml, o total de 98 – 60 = 38 ml, coloquei em um béquer e pendurei no dinamômetro que informou o valor de peso aparente de 0,25 N.
Como a soma dos valores não corresponderam ao valor da barra que é de 0,85 N, eu tarei o béquer e pesei na balança de precisão e tive o valor de 37,87 g o que corresponderia a 0,37 N ainda assim dando uma divergência de valores. Atribui essa diferença devido ao dinamômetro q estaria com defeito.
QUESTÕES 
O peso da barra de Al antes de coloca-la na agua era de 0,85N. O peso da barra teve alteração devido ao fenômeno chamado empuxo que é a força que os líquidos exercem sobre outros objetos que são colocados neles. 
A) A direção da força empuxo é vertical 
B) O seu sentido é para cima.
C) O valor é de 40N de acordo com o Calculo peso da barra – o peso aparente 85 – 45 = 40N. Entretanto o peso do liquido deslocado da barra na balança foi de 37,87 g e no dinamômetro foi de 0,25N.
				Empuxo
				Força Gravitacional
COMPLEMENTO
Empuxo
Ao entrarmos em uma piscina, nos sentimos mais leves do que quando estamos fora dela.
Isto acontece devido a uma força vertical para cima exercida pela água a qual chamamos Empuxo, e a representamos por .
O Empuxo representa a força resultante exercida pelo fluido sobre um corpo. Como tem sentido oposto à força Peso, causa o efeito de leveza no caso da piscina.
A unidade de medida do Empuxo no SI é o Newton (N).
 
Princípio de Arquimedes
 
Foi o filósofo, matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego Arquimedes (287a.C. - 212a.C.) quem descobriu como calcular o empuxo.
Arquimedes descobriu que todo o corpo imerso em um fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido oposto à este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade é igual a intensidade do Peso do fluido que é ocupado pelo corpo.
Assim:
onde:
=Empuxo (N)
=Densidade do fluido (kg/m³)
=Volume do fluido deslocado (m³)
g=Aceleração da gravidade (m/s²)
Densidade da gasolina = 750,0 Kg/m³
Densidade do mercúrio = 13,595 Kg/m³
Densidade do chumbo = 11,2 Kg/m³
Gasolina empuxo é igual a 38,0 ml de gasolina deslocada:
Empuxo Gasolina= 750x38x10^(-6)x10=0,285KN
O Chumbo, eu não consigo saber quanto da barra de chumbo afundaria no mercúrio já que a densidade do mercúrio e maior que a do chumbo.
CONCLUSÃO 
Como conclusão e resposta da problematização, Observamos que há uma diferença entre a força peso de um corpo em ar livre e mergulhado em algum líquido, e essa força diminui quando o corpo se encontra mergulhado em um líquido, isso ocorre pelo fenômeno de empuxo. Temos em nosso experimento, que a direção da força empuxo é vertical e sentido para cima. Também pode-se observar que a força empuxo depende da natureza do liquido.
BIBLIOGRAFIA:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAep-sAL/relatorio-medidas.
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/EstaticaeHidrostatica/empuxo.php

Outros materiais