Buscar

Caso Concreto 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO II - CCJ0011
Título
SEMANA 10
Descrição
Caso Concreto:
O Governador do Estado “N”, verificando que muitos dos Secretários de seu Estado pediram exoneração por conta da baixa remuneração, expede decreto, criando gratificação por tempo de serviço para os Secretários, de modo que, a cada ano no cargo, o Secretário receberia mais 2%.
Dois anos depois, o Ministério Público, por meio de ação própria, aponta a nulidade do Decreto e postula a redução da remuneração aos patamares anteriores. Diante deste caso, responda aos itens a seguir.
É juridicamente válida a criação da gratificação?
Resposta: Apesar da existência da garantia da irredutibilidade remuneratória o art.37, inciso XI da CF/88 não há como aplicar ao presente caso uma vez que a criação do beneficio remuneratório fez-se nula e, portanto lesiva quanto a formatação exigida para tal criação art. 37, inciso X, da CF/88.
À luz do princípio da irredutibilidade dos vencimentos, é juridicamente possível a redução do total pago aos Secretários de Estado, como requerido pelo Ministério Público?
Resposta: Deve prosperar a pretensão trazida pelo MP uma vez que não há que se falar em direito adquirido sobre regra remuneratória ilícita.

Outros materiais