Buscar

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Você sabe o que é licenciamento ambiental? A gente decidiu explicar os detalhes desse procedimento para que tudo fique mais claro para você!
Para começar, é bom saber que o licenciamento ambiental é um instrumento de prevenção! Esse procedimento é importante porque estabelece condições e as medidas de controle ambiental que qualquer empresa deve seguir para estar dentro da lei. Todas as atividades ou empreendimentos que utilizam recursos naturais ou que possam causar algum tipo de poluição ou degradação ao meio ambiente devem apresentar licença ambiental!
Atualmente, cerca de 400 atividades estão sujeitas ao licenciamento ambiental no estado do Ceará. Tais atividades encontram-se agrupadas em grupos normativos e classificadas segundo o Potencial Poluidor-Degradador, em Pequeno(P); Médio(M); e Alto(A).
A quem compete o Licenciamento Ambiental no Estado do Ceará?
A tarefa de licenciar, denominada Processo de Licenciamento Ambiental, é executada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE, Autarquia criada pela Lei Estadual N° 11.481 de 28 de dezembro de 1987, vinculada à Conselho de Política e Gestão do Meio Ambiente.
Como Requerer o Licenciamento Ambiental?
Primeiro passo é identificar a atividade ou empreendimento de interesse, para depois prosseguir com o processo de licenciamento. Consta na COEMA nº 10/2015, a lista de atividades e/ou empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental. Bom, vamos analisar as licenças que definem as fases do licenciamento ambiental:
As fases do Licenciamento Ambiental:
O processo de licenciamento ambiental possui três etapas:
Licença Prévia (LP)
A licença prévia é concedida na fase que antecede o planejamento do empreendimento ou atividade. É uma licença que vai aprovar sua localização e concepção, dizendo se existe viabilidade ambiental. Ela ainda não autoriza o início das obras, apenas estabelece os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos.
Vigência: O prazo de validade deverá ser, no mínimo, o estabelecido no cronograma de elaboração dos planos, programas e projetos relativos ao empreendimento ou atividade, não podendo ser superior a 4 (quatro) anos.
Licença de Instalação (LI) 
É essa a licença que autoriza o início da instalação do empreendimento! São analisadas e devem estar de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos executivos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes. Vale lembrar que nesse momento do processo ainda não é autorizado operar no empreendimento.
Vigência: O prazo de validade deverá ser, no mínimo, o estabelecido pelo cronograma de instalação do empreendimento ou atividade, não podendo ser superior a 5 (cinco) anos.
Licença de Operação (LO) 
Com a licença de operação estão autorizadas as atividades, obras ou empreendimentos. Tudo pode funcionar no empreendimento após a verificação do cumprimento das exigências das licenças anteriores (LP e LI) e do adequado funcionamento das medidas de controle ambiental, equipamentos de controle de poluição e demais condicionantes determinados para a operação.
Vigência: O prazo de validade será de, no mínimo, 3 (três) anos e, no máximo, 7 (sete) anos, sendo fixado com base no Potencial Poluidor – Degradador – PPD da atividade e considerando os planos de controle ambiental.
Licenças Excepcionais
Licença de Instalação e Operação (LIO)
Essa licença tem como requisito a Licença Prévia e é concedida a empreendimentos cuja atividades sejam de implantação de projetos de assentamento de reforma agrária, projetos agrícolas, de irrigação, floricultura, cultivo de plantas, reflorestamento, piscicultura de produção em tanque e rede e carcinicultura de pequeno porte nos termos da Resolução COEMA nº 12/2002, conforme previsto no Anexo III desta Resolução.
Vigência: terá prazo de validade estabelecido em cronograma operacional, não ultrapassando o período de 4 (quatro) anos.
Licença Simplificada (LS) 
É concedida quando se tratar da localização, implantação e operação de empreendimentos ou atividades de porte micro e pequeno, com Potencial Poluidor-Degradador – PPD baixo e demais especificações. Poderão ser também objeto de Licença Simplificada (LS) outras obras e atividades, conforme as situações previstas no Anexo III desta Resolução.
Vigência: O prazo de validade ou renovação desta licença será estabelecido no cronograma operacional, não extrapolando o período de 2 (dois) anos.
Licença Simplificada por autodeclaração (LSA) 
Consiste em fase unificada de emissão de licenças para as atividades previstas no art. 4º da Lei Estadual nº 14.882/2011, com base em informações técnicas e ambientais prestadas pelo interessado e nos parâmetros definidos nesta Resolução.
Vigência: O prazo de validade ou renovação desta licença será estabelecido no cronograma operacional, não extrapolando o período de 1 (um) ano.
 
Essas são as pautas que regem as licenças ambientais. Tudo deve ser seguido fielmente para evitar infrações e multas. Além disso, a lei visa o bem estar do meio ambiente e o funcionamento ideal dos empreendimentos. Nós da HL Soluções Ambientais podemos te ajudar e adequar sua empresa naquilo que é previsto na lei. Conte conosco!
Licença de Publicidade e Propaganda
Posted on 18 de outubro de 2016
A propaganda e a publicidade são aquelas executadas nos logradouros públicos ou em imóveis particulares, desde que estejam voltadas diretamente para as vias públicas e demais espaços de uso público.
Objetivo dessa Licença
Visa organizar, controlar e orientar o uso de mensagens visuais de qualquer natureza, respeitando o interesse coletivo, as necessidades de conforto ambiental e as prerrogativas individuais, dessa maneira, garantir a segurança das edificações e da população, as condições de segurança, fluidez e conforto no deslocamento de veículos e pedestres, os padrões estéticos da cidade e estabelecer o equilíbrio dos diversos agentes atuantes na cidade, inclusive através do incentivo à cooperação de entidades e particulares, na promoção da melhoria da paisagem do município.
A quem compete esse licenciamento de engenhos de propaganda e publicidade em Fortaleza?
Essa tarefa está a cargo da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente – SEUMA, a qual faz parte da administração pública do município de Fortaleza.
Como Requerer esta Licença?
Inicialmente deverá ser identificado o tipo e classificação do engenho de propaganda e publicidade de interesse, para então prosseguir com o processo de licenciamento.
Constam na LEI nº 8.221 de 28 de Dezembro de 1998 os tipos, classificações e critérios para cada engenho sujeito a este tipo de licenciamento.
Fases do Licenciamento de engenhos de propaganda e publicidade
Para aprovação e licenciamento de engenhos de divulgação de publicidade, o interessado deverá atender os critérios estabelecidos constantes na Lei nº 8.221/98.
Licença de instalação para Outdoors, Placas, Totens, Letreiros e DTM (dispositivo de transmissão de mensagem).
Vigência: A licença será concedida pelo prazo de 3 (três) anos, sempre renovável por igual período e a pedido do interessado, desde que respeitadas as normas legais vigentes à época da renovação.
Obs.: Para cada engenho se faz necessário um processo, de acordo com o art. 37 (Lei nº 8.221/98).
*Deverão ser requeridas tantas licenças quantos forem os engenhos a serem instalados.
Licença de Publicidade e Propaganda para instalação provisória de Faixa, Bandeira, Estandarte, “Banners” e “Posters”, Balões, Boias e outras estruturas de caráter provisório.
Vigência: A licença será expedida para, no máximo, 30 (trinta) dias de exposição.
Obs.: Será necessário somente 01 (um) processo para vários engenhos.
Cada engenho tem seus critérios e deverão ser observados os parâmetros constantes no anexo II da Lei nº 8.221/98, bem como as normas gerais de instalação.

Outros materiais