Buscar

Caso Concreto 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO I - CCJ0010
Título
SEMANA 2
Descrição
Descrição
Caso Concreto
(OAB) COMÉRCIO e IMPORTADORA XYZ, que trabalha com produtos comestíveis importados, apesar de ter pago todos os impostos devidos, não obteve a liberação de sua mercadoria pelo Delegado da Receita Federal, em virtude de greve levada a efeito pelos fiscais daquele órgão. Preocupado com o perecimento dos produtos e, com o conseqüente prejuízo iminente, posto que não poderia aguardar o término da greve , diante da natureza das mercadorias , a empresa recorreu ao judiciário. Responda fundamentadamente.
A alegação de greve e consequente impossibilidade de prestar o serviço embasa legalmente a omissão do Delegado?
Resposta: De acordo com o principio da continuidade os serviços públicos, principalmente os essenciais ou necessárias a coletividade impede a sua interrupção. A empresa não deve ser penalizada e o serviço publico deve ser mantido mesmo ocorrendo a greve. 
Qual a medida judicial cabível neste caso? Com que fundamento?
Resposta: De acordo com o artigo 1º da Lei 12.016/2009 a medida judicial cabível é o mandado de segurança que visa resguardar direito líquido e certo.
A empresa alcançará sucesso na demanda? Por quê?
Resposta: Sim, porque a empresa não poderá sofrer as conseqüências da greve no serviço publico, pois o dano é irreparável. 
Questâo Objetiva
(Cespe/UnB/Exame de Ordem) João, objetivando adquirir determinado imóvel no bairro X, fica sabendo, por meio de amigos, que, nessa região, será construída uma nova linha do metrô e, consequentemente, diversos imóveis serão desapropriados. Tendo em vista referido fato, pede informações à Companhia do Metrô, que se recusa a fornecê-las. Com tal atitude, restou preterido o princípio da Administração Pública denominado:
publicidade;
imperatividade;
supremacia do interesse público;
impessoalidade;
eficiência.
Resposta: Letra A (art. 5º, XXXIII da CRFB/1988)

Outros materiais