Buscar

Caso Concreto 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO I - CCJ0010 
Título 
SEMANA 11 
Descrição 
Uma Autarquia Federal, por falha administrativa, não conseguiu concluir o processo de licitação para obras de reforma de escritório regional. De acordo com o parecer técnico constante dos autos, essas obras de reforma tinham que ser concluídas antes do período das chuvas, sob pena de o referido escritório regional desabar. Não havendo tempo hábil para se concluir, antes do período das chuvas, o processo de licitação, a Autarquia Federal realizou uma contratação direta com base no art. 24, IV, da Lei 8.666/93. Manifeste-se a respeito da legalidade, ou ilegalidade, dessa contratação direta. Fundamente a resposta. 
Resposta: De acordo com o artigo 24, IV, da Lei 8.666/93 as situações de emergência ou calamidade pública, nas quais se constata haver um nítido embate entre a contratação/satisfação de um interesse público e a obrigatoriedade do certame licitatório, cuja viabilização requer razoável lapso temporal, o primeiro deve sempre ser priorizado, já que a excepcionalidade da situação não poderá causar prejuízo para o bem público.
Nesse contexto, a intenção do legislador ao disciplinar esta hipótese foi, simplesmente, a de evitar dano potencial, já que o decurso de tempo necessário ao procedimento licitatório normal impediria a adoção de medidas indispensáveis para evitar danos irreparáveis.
Questão Objetiva 
Nos contratos administrativos de obras, serviços e compras poderão o contratado optar pela seguinte modalidade de garantia: 
(A) caução em dinheiro correspondente a quarenta por cento do valor do contrato. 
(B) penhora de bem imóvel no valor da licitação. 
(C) penhora de bem móvel correspondente a cem por cento do valor do contrato. 
(D) anticrese.
 (E) seguro-garantia
Resposta: Letra D

Outros materiais