Buscar

Doenças e Tumores Ósseos

Prévia do material em texto

Lepra-infecção-mycobacterium leprae- afeta nervoso e pele.Contágio:germes+terreno+exposição contagio.Contaminação indivíduo com lesão de continuidade entra em contato com uma superfície rica em bacilo.
Lepra Lepromatosa,maligna, grau elevado.lesões cor de ferrugem,múltiplas com aspecto geográfico.preseça lepromas(nódulos dérmicos que modificam a fisionomia do individuao.)face leonina. Epiderme atrofiada, faixa colágena de unna, aglomerado de células de virchow contendo bacilo, infiltrado inflamatório linfoplasmocito em torno de filetes nervosos.perda de pelos.
Lepra tuberculoidebenigno.facil cura.lesão eritomatosa, na região do mento,fronte,antebraço,nadegas e coxa.podem ser encontrado tubérculos e nódulos.atrofiade epiderme,presença de granulomas com células gigantes de langhans, células epiteloides e infiltrado inflamatório linfocitário em torno de filetes nervosos.
Lepra Indeterminada, doficil identificar, pouca coloração,ferida com contorno irregular,coxas,nadegas, e posterior dos braços.atrofia de epiderme,derme apresenta infiltrado inflamatório linfoplasmocitario ao redor de filetes nervoso. 
Lepra Dimorfa,presença grânuloma de tuiberculoide.areas com aglomerados de células de virchow e infiltrado inflamatório linfoplasmocitos ao redor de filetes nervosos.
Lesão neurológica, neurite hipertrófica.
Lesões sensitivas, perda de sensibilidade.
Lesão visceral, bactéria atinge outros órgãos.lesão baço,fígado,linfonodos,ovários e testículos.disturbio motor;mal perfurante planta dos pés.
Linfonodos;neoplasia maligna, origem células linfoides,apresentam forma de massa tumorais sólidas e se oroiginam nos tecidos.classificação; linfoma não Hodgkin, e linfoma de Hodgkin. Não Hodgkin: maligno, tem padrão de crescimento difuso ou multicêntrico e tendem a se disseminar nos estágios iniciais da doença. Se cair na corrente sanguínea periférica torna se lerucemia..linfoma de Hodgkin: linfonodos aumentam de volume, consistentecia firme e elástica, apresenta coloração branco-acizentada.Micro:Invasão de capsula, forma difusa ou nodular apresenta células com núcleos pleomórficos ou não, por vezes com nucléolos proeminentes podendo apresentar formas e contornos nucleares irregulares além de figuras de mitose atípica. Padrão histológico: noduloar ou difusa. 
Leucemia:neoplasia maligna derivada das células hematopoiéticas. Inicia na medula óssea, e posteriormente invade o sangue periférico.Leucemia linfoide: tem comprometimento da linhagem linfoide. Leucemia mieloide: tem comprometimento da linhagem mieloide.
- gengicva:tumefação, hipertrofia dos bordos gengivais podendo ocorrer infecção secundária na mucosa bucal.
Leucemia aguda:presença de células imaturas. Existem um bloqueio na diferenciação das células primordiais leucêmicas sendo que os blastos apresentam tempo de geração prolongado ao invés de encurtado. Acumula-se para qualquer órgão sob a forma de células esféricas indiferentes. Leucemia crônica: apresenta linfócitos maduros no sangue, medula e órgãos linfoides.Manifestações bucais leucemia: As principais manifestações estão relacionadas a falta de plaquetas (trombocitopenia) e consiste em sangramento gengival espontâneo e a presença petéquias (pontos hemorrágicos) principalmente no palato. Os pacientes leucêmicos ainda podem apresentar mucosa pálido devido a anemia infecção oportunista (candidose,herpes)devido a depressão do sistema imunológico.
Tumores osseos:BENIGNOS osteoma,osteom osteóide, osteoblastoma,condroma,osteocondroma,fibroma condromixóide, fibroma ossificado,temor de células gigantes. MALIGNO:osteoma:tumor benigno de origem óssea em osso compacto.rx:aumento da densidade óssea, nodular e bem definida.Micro:osso compacto com estrutura harvenianas,linhas de cimento basofilicas.
Osteoma osteoides: pacientes jovens sexo masculino, dor característica inflamatório, que piora a noite. RX:lesão lícita, arredondada o oval circundada por esclerose(aumento densidade óssea).Micro: Tecido osteogênico,matriz conjuntia bem vascularizada com osteoblastos traves de matriz osteoides. 
Osteoblasto: aumenta a atividade osteoblastica.RX:imagemlítica com ou sem calcificação granulosa.Micro>atividade osteoblastica.
Condroma:tumor benigno de cartilagem.RX:inflante(infla o osso) com foco de calcificação granular. Micro: área misóides de cartilagem embrionária.
Osteocondroma: tumor componente ósseos e cartilaginosos.massa palpável com dor devido a compressão.RX:crescimento perpendicular ao osso em sentido contrário a cartilagem de conjunção.
MICRO:há formação de trabéculas osseas a partir da cartilagem por mecanismo endocondral.
Froma condromixóide, tumor de tecido conjuntivo, cartilaginoso e tecido conjuntivo frouxo.rx; lesão lítica.micro; abundante substancia intercelular condroide ou mixoide.fribroma ossificante, tumor tecido conjuntivo com produção de trabéculas osseas.predomina na mandíbula nas regiões de pré-molar e molar.assimetria facial.rx;radiopacidade centrais.
Micro;tecido fibroso, com celularidade variável, podendo ter capsula contendo trabéculas osseas. Tumor célula gigante, aumento volume com história previa de trauma local rx;.acentuada insuflação sendo frequente as fraturas patológicas.micro, células goigantes distribuídas difusamente em meio a células estroma.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes