Buscar

Trabalho, cultura e educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIESP S.A
FACULDADE DE SANTO ANDRÉ
Évelyn Diniz Souza
RELAÇÃO ENTRE CULTURA, TRABALHO E EDUCAÇÃO
Resenha apresentada no curso de pedagogia da Faculdade de Santo André, para a disciplina de Técnicas de Redação ministrada pelo Professor Marcelo Pereira da Cruz, como requisito parcial de avaliação bimestral.
Santo André
2017
RELAÇÃO ENTRE CULTURA, TRABALHO E EDUCAÇÃO
A cultura, educação e o trabalho estão inteiramente ligados, de acordo com Aranha (2001) o homem produz meios para satisfazer suas necessidades e através disso estabelece relações sociais e cria modelos de comportamento que é transmitido através das gerações e são aperfeiçoadas; a educação é um processo que leva a vida inteira e é fundamental para a humanização e socialização do homem. Em uma entrevista Freire acrescenta que: 
... Não é a educação que forma a sociedade de uma certa maneira, mas a sociedade que, formando-se de uma certa maneira, constitui a educação de acordo com os valores que a norteiam. Mas, como este não é um processo mecânico, a sociedade que estrutura a educação em função dos interesses de quem tem o poder, passa a ter nela um fator fundamental para sua preservação. (FREIRE, 1982, p. 146).
A cultura está presente em nossas vidas desde os povos primitivos seja em seus costumes, leis, crenças, sistemas, etc. A cultura é um componente ativo na vida do ser humano, somos criadores e propagadores de diversas culturas. A cultura sofre constantes mudanças ao longo do tempo devido a acontecimentos vividos por seus integrantes; valores que no passado eram fortes hoje são enfraquecidos pelas novas gerações. Movimentos contra culturais como o Punk e o Rock são exemplos claros dessas mudanças.
É preciso compreender as diversas manifestações culturais como sendo expressões diferentes de uma sociedade pluralista, sem considerações a respeito da superioridade de uma ou outra, o que levaria à depreciação de algumas e à tentativa de avaliação a partir de cânones inadequados. (ARANHA, 1989, p. 20).
O contato com outras culturas também pode mudar aspectos de nossas próprias culturas, seja na adoção de gestos e expressões ou a introdução de alimentos exóticos em nossa rotina alimentar. A cultura segundo Aranha (1989, p.11) “... é, portanto, a transformação que o homem exerce sobre a natureza mediante o trabalho...”.
Assim como a cultura o trabalho também está presente desde os povos primitivos que tinham que criar armas para sua sobrevivência. Em definição o trabalho é qualquer atividade física ou intelectual realizado pelo ser humano com o objetivo de fazer, transformar ou obter algo.
O trabalho nos dá condições de liberdade, exceto em situações de exploração. Conforme Aranha (1989) “... por meio do trabalho [o homem] instaura relações sociais, cria modelos de comportamento, instituições e saberes.” Saberes que vão sendo passados de geração para geração por meio da educação de cada cultura e com o tempo são aperfeiçoados.
A relação que existe entre trabalho e educação é a forma como ela influência as políticas públicas destinadas ao sistema educativo que passa pela compreensão das diferentes etapas do progresso de desenvolvimento econômico.
A educação no seu sentido mais amplo é o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte; formada através de experiências que cada indivíduo passa ao longo da vida. Segundo Platão (1999, p.92) a educação “consiste na formação correta que mais intensamente atrai a alma da criança durante a brincadeira para o amor daquela atividade da qual, ao se tornar adulto terá que deter perfeito domínio”. 
Através da educação são formados cidadãos que aprendem a ler o mundo, num sentido amplo, de leitura e escrita, de conhecimento e entendimento das coisas, de pensamento, de lógica e que estão preparados para entrarem no mundo. 
No Brasil a educação é divida em dois níveis, a educação básica e o ensino superior, sendo a educação básica a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. 
A educação é, portanto, fundamental para a humanização do homem. Podemos dizer que se trata de um processo que dura a vida inteira, e que não se restringe a mera continuidade, mas supõe a possibilidade de rupturas pelas quais a cultura se renova e o homem faz história. (ARANHA, 1989, p.11).
Ao finalizarmos essa leitura podemos entender que o trabalho suprime as necessidades de uma sociedade, assim gerando uma cultura que com o tempo se aperfeiçoará através da educação que é passada de geração para geração ao longo dos tempos.
REFERÊNCIAS
ARANHA, Maria L. de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1989. 
BENÍTEZ, Lara Maria Stein. O que é Educação? Resumo do Livro. Fevereiro, 2012. [S.I]. Disponível em: http://www.coladaweb.com/pedagogia/o-que-e-educacao-resumo-do-livro. Acesso em: 8 set. 2017.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade: e outros escritos. 6ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1892.
MATTOS, Rafaela de Souza. Cultura, Trabalho e Educação. Filosofia & Ciências. Curitiba, mar., 2010. Disponível em: http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=249. Acesso em: 8 set. 2017.
MATTOS, Rafaela de Souza. Cultura, Trabalho e Educação. [S.I.]. Disponível em: http://www.coladaweb.com/pedagogia/educacao-e-filosofia. Acesso em: 8 set. 2017.
PLATÃO. As leis. 1ª ed. São Paulo: Edipro. 1999. Arquivo PDF disponível em: http://minhateca.com.br/fabricioseizi/Livros+Humanas/Plat*c3*a3o+-+As+leis,798452365.pdf. Acesso em: 8 set. 2017.
RIBEIRO, Patrícia Miranda. CULTURA, TRABALHO E EDUCAÇÃO. [S.I.] Disponível em: http://revistacientifica.facmais.com.br/wp-content/uploads/2015/08/artigos/cultura_trabalho.pdf. Acesso em: 2 set. 2017.
RODRIGUES, Lucas de Oliveira. CULTURA. [S.I] Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/conceito-cultura.htm. Acesso em: 8 set. 2017.
SILVA, Jididias Rodrigues. A importância da cultura no processo de aprendizagem. Educação e Pedagogia. Janeiro, 2013. [S.I]. Disponível em: http://www.coladaweb.com/pedagogia/educacao-e-filosofia. Acesso em: 8 set. 2017.
SOUZA, Leandro Alves. EDUCAÇÃO E TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA: uma análise acerca desta relação. [S.I.]. Disponível em: http://blog.newtonpaiva.br/pos/wp-content/uploads/2013/02/E3-ET-06.pdf. Acesso em: 8 set. 2017.

Outros materiais