Buscar

DIFERENCIAÇÃO CELULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIFERENCIAÇÃO CELULAR:
- À medida q se formam no org, certas cels passam a exercer, com grande eficiência, funções q outras cels tbm realizam, porém com eficiência menor.
* A evolução tem lugar paralelamente a um aumento na variedade das cels q const o organismo animal.
* A dif aumenta a eficiência das cels, mas torna-as dependentes umas das outras.
- depois da fecundação, o zigoto sofre repetidas divisões, sem cresc da massa total de protoplasma. Essas divisões produzem células cada vez menores, denominadas blastômeros, até q se forma uma massa cel chamada mórula. A mórula adquire uma cavidade, passando ao estado de blástula. Depois ocorre um processo de gastrulação, q leva à formação de um embrião com 3 folhetos germinativos, denominado gástrula.
Gastrulação:
1. Início de intensa síntese de prot e RNA, com o consequente cresc do embrião;
2.movs cels intenso q originam os três folhetos germinativos;
3. Fixação do destino das cels embrionárias.
- a síntese de RNA e de prot é insignificante até o início da gastrulação, quando o embrião começa a crescer;
- então, nas fases embrionárias q precedem a gastrulação, não ocorre transcrição nem tradução da informação genética contida no DNA (não há síntese de RNA nem de prot
- os movs cels são muito ativos na gastrulação, levando ao estabelecimento dos 3 folhetos embrionários: ectoblasto, mesoblasto e endoblasto;
- durante a gastrulação, ocorrem mod nas cels embrio q determinam o seu futuro;
- na fase de gástrula, há uma determinação do destino das cels, q não pode ser facilmente alterado. Antes da gástrula, as cels transplantadas se tornam semelhante às do lugar onde foram colocadas.
-A dif cel ´um processo durante o qual ocorrem mod mols e morfológicas, com aumento da complexidade celular.
- Cada cel é dotada de 2 características: a diferenciação e a potencialidade.
Diferenciação= grau de especialização da cel;
Potencialidade = capacidade q a cel tem de originar outros tipos celulares ( quanto maior a potencialidade, maior será a potencialização e vice-versa.
- o óvulo e os primeiros blastômeros da maioria das espécies animais podem originar qualquer tipo cel. Essas cels possuem 100% de potencialidade e seu grau de diferenciação é zero (são cels totipotentes).
- as cels nervosas e as do músculo cardíaco, q perderam até a capacidade de divisão mitótica, não podendo sequer originar outras cels iguais. Essas cels são 100% diferenciadas e sua potencialidade é igual a 0)
obs: a maioria das cels exibe graus intermediários de diferenciação e potencialidade.
- A simples multiplicação dos blastômeros, por autocópia, não seria capaz de originar um organismo. Mas o zigoto tem em seu DNA toda a informação necessária e é potencialmente capaz de todas as funções q caracterizam as cels diferenciadas do organismo;
- sabe-se que as cels especializadas perdem a capacidade de expressar a maior parte da informação presente no seu DNA, limitando-se a expressar apenas akeles aspectos diretamente relacionados com a própria especialização. 
- O DNA é constantemente reprimido em sua expressão global, tanto nas cels embrionárias como nas cels em diferenciação ou já diferenciadas. Num organismo adulto, cada cels tem informação em seu DNA capaz de sintetizar uma variedade de mols muito maior do q ela, de fato, sintetiza.
- a diferenciação resulta de uma sére de expressões gênicas controladas;
- em termos gerais, a diferenciação cels é o conj de processos q transformam 1 cel embrionária em uma cel especializada. Como não é possível q se expresse algo q não estivesse antes programado no DNA, pode-se dizer q a dif cel é o resultado da atuação de uma série de controles de expressão q tendem a especializar a fisiologia e tbm a morfologia de uma cel, capacitando-a eficazmente p/ uma determinada função em detrimento de muitas outras.
ATIVAÇÃO DE CERTOS GENES E INATIVAÇÃO DE OUTROS:
- Todas as cels de um organismo têm os mesmos genes;
- a diferença de atividade gênica se traduz na transcrição (síntese de mRNA) de certos genes, enquanto outros não são transcritos. Os mRNAs diferem de uma cel diferenciada p/ outra.
- alem da ativação de uns genes e inativação de outros, as mols de mRNA diferem pela ação de outros mecanismos:
1- as mols precursoras do mRNA inicialmente formadas (RNA heterogêneo, hnRNA) são processadas por “splicing” dando origem a diversos mRNAs e portanto, a diversas prot pela transcrição de um mesmo gene;
2 – a maior ou menor estabilidade dos mRNAs: o mais estável dura mais tempo ants de ser degradado, possibilitando a síntese de maior quant de proteína por ele codificada, assim influindo mais poderosamente na atividade cel
Modulação
- é uma diferenciação reversível. As culturas de cels vegetais demonstram q as cels isoladas de diversas origens, como folhas e raízes, podem dar lugar a plantas completas. Portanto, elas não perderam irreversivelmente a capacidade embrionária de diferenciação.
- um exemplo de modulação em tecidos animais é a transformação revesível do epitélio pseudo-estratificado ciliado das vias rep em epitélio estratificado pavimentoso, devido à carência de vit A ou ao hábito de fumar cigarros.
- outro exemplo, o epitélio vaginal q quando estimulado por estrógeno transforma-se de epitélio não queratinizado em epitélio queratinizado. ( a quant de cels queratinizadas em esfregaços do conteúdo vaginal pode ser utilizada como um índice da atividade estrogênica ovariana).
-- a natureza reversível da modulação sugere q certos genes foram apenas fracamente reprimidos, podendo ser ativados sob a ação de certos estímulos.
Fatores que controlam os processos de diferenciação celular:
Intrínsecos: se encontram nas próprias cels em diferenciação; Derivam do programa existente no DNA da cel ou de material acumulado no seu citoplasma. A pré- programação do DNA é bem evidente na diferenciação em determinadas culturas de tecidos.
ex: culturas de cels musculares precursoras q se diferenciam gradualmente in vitro, gerando fibras musculares diferenciadas.
extrínsecos: resultam de sinais provenientes de outras cels, da matriz extracelular do org em diferenciação ou de agentes provenientes do meio ambiente.
os fatores extrínsecos derivam do organismo onde se processa a diferenciação (fatores locais) ou vêm do meio ambiente (fatores ambientais)
locais- resultam da ação de cels q agem enviando, por meio de mols, sinais q induzem determinados tecidos a se diferenciarem em determinada direção, ou, então, esses sinais derivam da matriz extracelular.
ex: a ação q a notocorda exerce sobre o ectoderma q a recobre, no fim da fase de gástrula, induzindo-o a formar a placa neural, origem do futuro sistema nervoso. quando esse contato não ocorre o embirão evolui como uma massa amorfa. 
OBS: esses processos de indução se sucedem ao longo da embriogênese, determinando uma sequencia ordenada de eventos. (vesícula óptica induz a formação do cristalino q induz a formação da córnea)
ambientais- podem ser físicos (raiosX, radioatividade, temp), quim (drogas, substancias poluentes, medicamentos) e biológicos (infecção viral) agentes teratogênicos
os agentes teratogênicos agem, princiapalmente nos 3 primeiros meses de gravidez, já é q Durante esse período q os processos de diferenciação ocorrem com maior frequência e intensidade. Eles podem agir sobre os genes promovendo mutações, ou então podem inibir a atividade de enzimas q desempenham papel na diferenciação.

Outros materiais