Buscar

Base Comun Corricular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Currículo e Políticas Públicas - 2017B
Prof.: Horácio Dutra Mello
Pescaria Brava 17 de Setembro de 2017
Nome: Mariany Coelho – Licenciatura em Matemática
BASE 
 NACIONAL 
 COMUM 
 CURRICULAR
Introdução
Segundo BRASIL, 2013 A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica.
Fonte: ESCOLA, 2017
A elaboração da base se teve duas etapas já bem elaboradas e aprovadas pelo governo há uma terceira em caminho para debate no congresso.
1ª Versão: Segundo BRASIL, 2017 Em outubro, tem início a consulta pública para a construção da primeira versão da BNCC com contribuições da sociedade civil, de organizações e entidades científicas.
2ª Versão: Segundo BRASIL, 2017 propor uma referencia nacional para a formulação de currículos, constitui-se como unidade na diversidade, reorientando o trabalho
das instituições educacionais e sistemas de ensino em direção a uma maior articulação.
3ª Versão: Esta em fase de aprovação, pelo conselho de educação nacional. Para ESCOLA, 2017 Para a Educação Infantil, a divisão se dá por faixas etárias e cinco campos de experiências, que tratam sobre identidade, movimento, oralidade, escrita, sons, cores, espaços e tempos.
Fonte: BRASIL, 2017.
ETAPAS DA BASE NACIONAL COMUM CORRICULAR – 1ª VERSÃO 
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
5
ETAPAS DA BASE NACIONAL COMUM CORRICULAR – 2ª VERSÃO 
Anos iniciais -> Anos Finais
Unidades temáticas – Objetivos de conhecimento – Habilidades
6
ETAPAS DA BASE NACIONAL COMUM CORRICULAR – 3ª VERSÃO 
Segundo ESCOLA, 2017 Essas competências se traduzem em conteúdos e habilidades dentro de cada área do conhecimento
A ideia é que o Ensino Médio também siga essa organização.
7
RERÊNCIAS
TERRA. Política educacional BNCC. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/relator-da-bncc-diz-que-esta-politica-ira-impactar-a-educacao-por-ate-30-anos,ea3eb311b32188fe2b2ea1c8d727de2d5xjlp62d.html. Acesso em: 17 set. 2017.
 
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum. mec.gov.br/#/site/base/o-que. Acesso em: 16 set. 2017. 
ESCOLA. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://novaescola.org.br/base/. Acesso em: 16 set. 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais