Buscar

Propriedades Mecânicas e Microestrutura dos Materiais

Prévia do material em texto

luno(a): 
	Data: 30/08/2015 10:21:59 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201401082811)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Entre as propriedades mecânicas dos materiais podemos citar a tenacidade, resiliência e a ductilidade. Em relação a essas propriedades podemos afirmar que:
		
	 
	A tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a resiliência mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a ductilidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a resiliência mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a tenacidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a resiliência representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A resiliência mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a ductilidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a resiliência representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401645646)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Na fase de encruamento dos grãos ocorre o processo industrial de deformação plástica no qual o metal tem sua forma alterada ao passar entre rolos em rotação. A esse processo denomina-se:
		
	
	Ruptura
	
	Ductibilidade
	
	Forjamento
	
	Elasticidade
	 
	Laminação
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401644417)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Com a adição de elementos de liga à um material puro, os átomos desse elemento farão parte da rede cristalina, ocupando posições atômicas ou interstícios. No processo da Solubilidade, pode afirmar quanto as soluções sólidas que:
		
	 
	os átomos em maior quantidade são chamados de átomos "solvente"
	 
	não existe formação de solução sólida
	
	os átomos não ocupam posições atômicas na rede cristalina
	
	os átomos em maior quantidade são chamados de átomos "dissolvidos"
	
	não existem átomos ¿soluto¿
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401179485)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Diversos parâmetros controlam a microestrutura de um material, entre eles está a taxa de resfriamento, que pode originar estruturas de grão finos ou grãos maiores, impactando nas propriedades mecânicas dos materiais. Com relação ao exposto anteriormente, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Em baixas temperaturas, quanto menor o tamanho de grão (TG), maior a resistência mecânica.
	
	À medida que um material é resfriado, os núcleos formados crescem e novos núcleos são formados. O crescimento de cada núcleo individualmente gera partículas sólidas chamadas de grãos.
	
	Em altas temperaturas, quanto maior o tamanho de grão (TG), maior a resistência.
	
	Grãos muito grandes em temperaturas normais diminuem muitas das propriedades mecânicas dos materiais, principalmente o requisito ductilidade, pois o material fica mais frágil e resiste menos a esforços de impacto.
	 
	Ao sofrer deformação a frio, os grãos não sofrem deformação suficiente para impactar nas propriedades mecânicas dos metais.
	
	 5a Questão (Ref.: 201401084205)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Deseja-se produzir um bastão cilíndrico de 10,0 mm que, quando em utilização, sofrerá uma carga máxima de tração de 128.000 N. O bastão não poderá sofrer nenhuma deformação plástica. Dentre os materiais abaixo, qual (is) eu poderia utilizar para sua fabricação? Material Tensão de escoamento (MPa) Liga de alumínio 200 Liga de latão 300 Liga de aço 400 Liga de titânio 650
		
	
	Liga de aço, liga de titânio e liga de latão apenas;
	
	Nenhuma das ligas;
	 
	Liga de aço e liga de titânio apenas;
	
	Todas as ligas
	
	Liga de titânio apenas;
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401615250)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Relativo às microconstituintes presentes em um digrama Ferro-Carbono, marque a alternativa Incorreta.
		
	 
	A cementita é uma fase dura e frágil.
	
	A ferrita é uma fase dúctil e de baixa dureza.
	
	A ferrita e a austenita possuem diferentes estruturas cristalinas.
	 
	A perlita é formada por camadas alternadas (lamelas) de austenita e cementita.
	
	A perlita possui propriedades mecânicas intermediárias entre a ferrita e a cementita.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes