Buscar

REVISÃO FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS DO SERVIÇO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é fenomenologia? Gabarito: fenomenologia é o estudo dos fenômenos em si mesmos, independentemente dos condicionamentos exteriores a eles, cuja finalidade é apreender sua essência, a estrutura de sua significação.
Qual foi o primeiro movimento racional e sistemático de análise da situação dos indivíduos. E o que se buscava em seu processo? Gabarito: Serviço Social de Caso, buscava desenvolver a personalidade através de ajustamentos realizados conscientemente entre indivíduos e o seu meio; Estimular as pessoas pra que desejassem modificar-se;influenciar as pessoas para participarem ativamente na solução dos seus próprios problemas.
O Serviço Social caracteriza-se por conter ao mesmo tempo uma dimensão intelectual e uma dimensão interventiva. Enfrenta o desafio de decifrar a dinâmica da sociedade e do Estado e suas determinações no âmbito profissional. Por isso, as investigações apresentam-se como movimento de articulação entre : Ação/intervenção. Pesquisa/Projeto. Inclusão/exclusão social. Teoria/prática. Ética/estética.
Qual das alternativas corresponde as repercussões da perspectiva Positivista para a prática profissional do Serviço Social? I. Adaptação do Homem ao meio social. II. Questão social comparada ao desajustamento social. III. Busca da eficácia e eficiência. IV. Burocratização das atividades institucionais. Está (ão) corretas:
 I, II,III e IV. 
 I, III, IV.
 II , IV. 
 III.
 II , III
A integração é um conceito de extrema importância para os funcionalistas. É obtida: Pela imposição de ideias, valores e crenças importantes para a manutenção do sistema; Pelo consenso, através da difusão de ideias, valores, crenças compartilhados pelos grupos; Por uma ação espontânea dos membros de um mesmo grupo social. Através da assistência direta a grupos das classes subalternas; Através da assistência direta a grupos vinculados às classes mais favorecidas;
O ideal marxista tem sua origem na __________________, na primeira metade do século X IX. Assinale a opção CORRETA: Europa ocidental. América do Norte. América do Sul. Ásia. Estados Unidos.
abaixo estão algumas afirmações sobre a Metodologia da Entrevista, sob a abordagem fenomenológica, exceto: Inspirada em um pensamento não causal. Interpretar a linguagem do cliente. Entrevista não é intervenção ou tratamento. Respeito à dignidade humana do indivíduo. Entrevista é intervenção ou tratamento
De acordo com a concepção de Mary Richmond, o ¿Conjunto de Métodos que desenvolvem a personalidade, reajustando conscientemente e individualmente o homem ao seu meio social¿, denomina-se: Serviço Social de Comunidade. Entrevista social. Serviço Social de casos. Desenvolvimento da comunidade. Serviço Social de grupos.
O problema e o tratamento são sempre considerados pelo assistente social como um processo: Assinale a alternativa Correta. Social Emocional Psicossocial Físico Interno
Era um período de mudanças, excitação política, as questões sociais gritavam por toda parte do cenário social brasileiro. Neste momento o assistente social percebe o papel que vinha desenvolvendo e se questiona sobre o como poderia ser sua atuação. Começa um processo de auto-critica. É nesse momento que surge o questionamento sobre o papel e as funções desempenhadas. O Serviço Social que outrora assumia um papel de ferramenta do governo na manutenção da , ordem e controle das massas e com característica de caridade religiosa (herança católica), passa a querer mudança em sua atuação. É nesse momento de critica que surge a reconceituação. É na busca pela quebra com as heranças religiosas de prestar caridade aos pobres e na busca pela quebra da influência positivista que o Serviço Social absorveu. A profissão se mobiliza em uma ação. Desse movimento herdamos 3 documentos importantíssimos: Araxá, Sumaré e Teresópolis. Documentos que buscaram bases metodológicas de ação, nesses documentos os assistentes sociais se reuniram buscando um norte para sua atuação. Foi como uma bussola para guiar seus objetivos e missão. Assistentes Sociais de várias partes do Brasil se reuniram para buscar novos parâmetros, repensar suas atuações e as naturezas reais das questões. Era um momento de autocrítica para os profissionais. Em 1967 surge a primeira mobilização dos profissionais para a busca de um novo papel, em um momento de Ditadura Militar, onde as relações entre Estado e Sociedade eram bem delicados, assistentes sociais se reuniram para discutir uma nova atuação. Araxá foi a primeira iniciativa de teorização do Serviço Social. Buscou-se neste documento identificar a Natureza, Objetivos, Funções, Metodologia, Vinculação entre a teoria e a prática. O documento possui uma perspectiva desenvolvimentista e neotomista. Neste documento percebe-se que a atuação do Serviço Social deve intervir junto aos desajustamentos sociais e familiares que ocorrem devido a uma estrutura social inadequada. Fica pontuado neste documento algumas competências do Serviço Social: - Deve ter atuação no processo de criação e adequação das políticas sociais. -Promover Pesquisas que avaliem as políticas que foram adotadas para intervenção da realidade. -Atuar no atendimento direto com trabalho de indivíduos, aplicando métodos corretivos, preventivos e promocional. Nesse momento a principal atuação do Serviço Social é com a promoção e o desenvolvimento, buscando perspectivas para uma ação profissional. 
Nesse documento questiona-se a metodológica e destacam métodos como o “SERVIÇO SOCIAL DE GRUPO” e o “SERVIÇO SOCIAL DE CASO”. Fala-se sobre a Microatuação e a Macroatuação. Porém na década de 1970 Araxá perde sua hegemonia quando os profissionais percebem que as estruturas sociais e a teorização não foram questionadas. O Documento de Teresópolis é uma continuação de Araxá e busca aplicar uma pespectiva modernizadora e instrumentalizar o profissional do Serviço Social para lidar com as problemáticas em um cenário de Ditadura e suas demandas. Teresopolis tem características distintas de Araxá. Esse encontro ocorre em 1970 e contou com a participação de 33 profissionais. A temática desse encontro foi “A NECESSIDADE DE UM ESTUDO SOBRE A METODOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL FACE A RELAIDADE BRASILEIRA”. Em teresopolis vemos o transformismo, onde o moderno irá triunfar sobre o tradicional. O moderno se torna uma pauta interventica. Este documento se divide em dois grupos. O grupo A, ondeirá se construir um quadro básico das necessidades sociais e classificar os fenômenos que foram mais observados durante a prática do Serviço Social, indentificar suas variáveis e encontrar as funções pertinentes aos profissionais. Já o grupo B irá buscar as necessidades e problemas a partir dos “níveis de vida” e os “sistemas de relações sociais” que irá determinar os problemas. E´a busca pelas causas e efeitos dos problemas encontrados no cenário social. Neste documento busca-se alinhar os problemas, a busca pelas práticas adotas e uma nova teorização. Teresopolis é o documento mais completo no que se trata da discriminação do problema, sua classificação e categorização e dos procedimentos técnicos para enfrenta-los. Já Sumaré acontece no ano de 1978 com mais de 200 profissionais reunidos, com o objetivo principal de dar continuidade ao estudo da teorização do Serviço Social, que teve inicio em Araxá. Também fica decidido em Sumaré que o documento de Araxá não sofreria alterações devido sua importância histórica. Em Sumaré três assuntos principais são levantados, a CIENTIFICIDADE, FENOMENOLOGIA e DIALETICA.

Outros materiais