Buscar

Como organizar um fichamento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Como organizar um fichamento
 FICHAMENTO: CONCEITUAÇÃO E FINALIDADE
O fichamento constitui um valioso recurso de estudo de que se valem os pesquisadores para a realização de uma obra científica. Os procedimentos descritos, que garantem a prática eficaz do fichamento, assustam o estudante que se depara pela primeira vez com tal metodologia. A prática contínua, no entanto, poderá leva-lo a alterar o ponto de vista e julgamento, fazendo-o perceber que o pequeno trabalho inicial reverte-se em ganho de tempo futuro, quando precisar escrever sobre determinado assunto. Um fichário do conteúdo escolhido possibilita não só a prática de uma redação eficaz, como também proporciona ao autor enriquecimento cultural. Não se recomenda, porém, o armazenamento de assuntos pelos quais não se tem nenhum interesse. 
IMPORTÂNCIA DO FICHAMENTO
O fichamento é importante porque registra as ideias principais do autor que está sendo estudado, principalmente no que se refere às citações textuais, garantindo integridade e correção da referência, para uso nos trabalho.
Anotar ideias que ocorram durante a leitura.
Reter elementos que permitam sua seleção posterior e fácil localização no momento de necessidade. 
TIPOS DE FICHAMENTOS:
 BIBLIOGRÁFICO;
 CONTEÚDO;
 CITAÇÕES.
ESTRUTURA DO FICHAMENTO
CABEÇALHO:
Assunto;
Referência
Autoria, título, local de publicação, editora e ano de publicação.
CORPO
FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO
É a discrição, com comentários dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela.
EXEMPLO
 TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
A obra insere-se no campo da História e da Antropologia social.
A autora utiliza-se de fontes secundárias, colhidas por meio de livros, revistas e depoimentos. A abordagem é descritiva e analítica. Aborda os aspectos históricos da condição feminina no Brasil a partir do ano de 1500. A autora descreve em linhas gerais todo o processo de lutas e conquistas da mulher.
FICHAMENTO DE CONTEÚDO
É uma síntese das principais ideias contidas na obra. O aluno elabora com suas próprias palavras a interpretação do que foi dito.
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
O trabalho da autora baseia-se em análise de textos e na própria vivência nos movimentos feministas, como relato de uma prática.
A autora divide o texto em fases históricas compreendidas em Brasil colônia (1500 - 1822), até os anos de 1975 em que foi considerado o Ano Internacional da Mulher.
A autora trabalha ainda mulheres da periferia de São Paulo, a luta por creches, violência, as participações em greves e sexualidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

2 pág.

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes