Buscar

nocoes de combate a incendio aula 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Noções de combate a inCêndio
Aula 1
Teoria do fogo
O elemento primordial de um incêndio é a presença de fogo. Assim, nosso estudo se inicia com a compreensão do fogo, seus componentes, fenômenos e interações. Para entendermos como controlar e extinguir um incêndio, é necessário que os assuntos tratados aqui, como a natureza física e química do fogo, os dados sobre as fontes de calor, a composição e característica dos combustíveis e as condições necessárias para a combustão, sejam compreendidos e se interrelacionem. 
Os termos “fogo”, “incêndio”, “queima” e “combustão” costumam ser tratados como se fossem a mesma coisa. Porém, precisamos ter em mente que seus conceitos podem divergir e, ainda que alguns deles configurem parte de um mesmo processo, é seu dever, a partir de agora, conhecer e saber diferenciar estas terminologias.
Muitas vezes, na linguagem típica de bombeiros, há referências a incêndio, sinistro, fogo, combustão, queima e chamas de uma forma generalizada, como se todos esses elementos tivessem uma conceituação parecida ou igual. É verdade que todos eles fazem parte da rotina da missão dos corpos de bombeiros e alguns deles são até sinônimos, mas não são a mesma coisa e isso precisa estar claro. Primeiramente, há que se lembrar que incêndio e fogo são conceitos bem distintos. 
3
No século XVIII, o cientista francês, Antoine Lawrence Lavoisier (1743-1794), descobriu as bases científicas do fogo. Segundo Lavoisier, o fogo é o resultado de um combustível reagindo com o oxigênio (O2) resultando no aparecimento de energia térmica e luminosa (calor e luz).
Portanto, Lavoisier, afirmou e demonstrou que o fogo é resultado de uma reação química entre o combustível e o oxigênio. A essa reação química deu o nome de COMBUSTÃO.
incêndio é o fogo que foge ao controle do homem, queimando tudo aquilo que a ele não é destinado queimar; capaz de produzir danos ao patrimônio e à vida por ação das chamas, do calor e da fumaça. 
Durante muito tempo acreditou-se que, para haver fogo, eram necessários três elementos: o oxigênio, também chamado de comburente; o calor, responsável por fornecer energia à mistura; e o combustível, constituindo-se assim o triângulo do fogo 
Nos últimos anos, estudos científicos mostraram que existe uma reação química contínua entre o combustível e o comburente, a qual libera mais calor para a reação e mantém a combustão em um processo sustentável, que é a reação em cadeia. essa reação é responsável por fornecer continuamente o calor necessário e os gases combustíveis que permitem o desenvolvimento da combustão. Alguns autores passaram, então, a admitir a inclusão desse quarto elemento e, consequentemente, a figura de um tetraedro 
Na análise de ambas as figuras, é possível observar que, quando se trata de elemento propriamente dito, existem no triângulo ou Tetraedro do fogo é a combinação do combustível com o oxigênio, na presença de uma fonte de calor, em uma reação química em cadeia, liberando energia em forma de luz e mais calor, além de outros produtos químicos. É possível observar a existência de quatro triângulos. As faces da pirâmide representam o oxigênio, o combustível e o calor. O triângulo da base representa a reação em cadeia, sendo a interface entre os outros três elementos. no tetraedro do fogo: o comburente, o combustível e o calor. A reação em cadeia é um processo que une estes elementos, dando sustentabilidade à reação e não um elemento em si.
7
Elementos do fogo
 Combustível : Entende-se como combustível qualquer substância que é capaz de queimar e propiciar a propagação do fogo. Os combustíveis podem se apresentar em todos os estados da matéria: sólido, líquido e gasoso.
bibliografia
http://www.bombeiros.rr.gov.br/down/DEIOP/INCENDIO/MCI_Mod1_Comportamento_do_fogo.pdf
http://erivandolimareporter.blogspot.com.br/2015_09_01_archive.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais