Buscar

PROJETO TRANSDISCIPLINAR PSICOLOGIA E ATIVIDADES FÍSICAS E O ESPORTE

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPIRITO SANTO – UNESC
EMILLY PRATA HUETO
PROJETO TRANSDISCIPLINAR PSICOLOGIA E ATIVIDADES FÍSICAS E O ESPORTE
COLATINA
2016
CAPÍTULO 4 – A GESTALT
Qual o ponto de partida da teoria da Gestalt?
O ponto de partida da teoria da Gestalt é a percepção. Os gestaltistas construíram a base da sua teoria baseados em estudos psicofísicos, que relacionam a forma e o comportamento.
Qual a crítica que a Gestalt faz ao Behaviorismo?
O Behaviorismo estuda o comportamento através da relação estímulo-resposta, e a Gestalt critica essa abordagem, por considerar que o comportamento deve ser estudado levando em consideração um contexto mais amplo.
 Qual a importância da percepção do estímulo para a compreensão do comportamento humano, na teoria da Gestalt?
Para os gestaltistas, o processo entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, é encontrado o processo de percepção. O que o individuo percebe e como percebe, são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.
Cite um exemplo que mostre uma percepção do ambiente diferente de sua realidade física.
 Uma pessoa que constantemente usa óculos e tem o cacoete de ajeitá-lo, no momento em que não tiver usando, irá por estímulo, querer ajeitá-lo. Porém, perceberá que não está usando óculos, mesmo que em sua mente pareça que esteja. (Quando ficamos fora por um bom tempo expondo nossa visão à claridade do sol, e.).
entramos rapidamente em casa, para atender um telefone por exemplo. Teremos então, (a impressão de que ficamos “cegos” por uns instantes).
O que é necessário para alcançarmos à boa-forma?
Para alcançarmos à boa-forma e necessário que haja equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade nos elementos.
Qual a importância da relação figura-fundo na percepção?
Se tivermos elementos apresentem equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade, poderemos garantir a boa-forma, isto é, superarmos a ilusão de ótica.
7. Como é denominado o conjunto de estímulos determinantes do comportamento?
O conjunto de estímulos determinantes do comportamento é denominado meio geográfico e o comportamental.
8. Explique, através de um exemplo, o meio geográfico e o meio comportamental.
A interação entre o meio geográfico e o meio comportamental pode ser explicado através do exemplo de uma sala que esteja a uma determinada temperatura, entretanto, a sensação térmica do individuo é diferente tanto do ambiente, quanto a de outras pessoas que estejam nessa sala.
9. O que é o campo psicológico?
O campo psicológico é entendido como um campo de força que nos leva a procurar à boa-forma. Esse campo de força garante a compreensão da melhor
Forma possível de situações que não estejam muito bem estruturadas. É a tendência de juntar os elementos.
10. Quais os princípios que regem o campo psicológico na busca da boa-forma?
Os princípios são a proximidade, semelhança e fechamento. No primeiro os elementos mais próximos tendem a ser agrupados. No segundo os elementos semelhantes são agrupados. E no terceiro, ocorre a tendência de fechar os elementos dispersos para garantir sua compreensão.
11. O que é insight? Dê um exemplo.
Insight é uma compreensão imediata. Se esqueço de tomar um remédio, posso muito bem lembrar de toma-lo, logo após assistir uma propaganda farmacêutica, mesmo que seja sobre um remédio diferente.
12. Baseado na teoria de Lewin, explique os conceitos de espaço vital e de campo psicológico.
Kurt Lewin define espaço vital como “a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivíduo num certo momento” Campo Psicológico é o espaço de vida considerado dinamicamente, onde se levam em conta não somente o indivíduo e o meio, mas também a totalidade dos fatos coexistentes e mutuamente interdependentes.
13. Segundo Lewin, qual a característica definidora do grupo?
A característica essencialmente definidora do grupo é a interdependência de seus membros.
CAPÍTULO 5 - A PSICANÁLISE
Quais os três usos do termo Psicanálise?
Teoria, Investigação e análise.
Quais são as práticas de Freud que antecederam a formulação da teoria psicanalítica?
Praticava a Hipnose, a técnica da concentração e o abandono dos questionamentos iniciais de uma seção.
Quais foram às descobertas finais que configuraram a criação da Psicanálise?
A criação da psicanálise é baseada na função sexual e sua existência desde o principio da vida do indivíduo no desenvolvimento da sexualidade e seu tempo e lívido.
4- Como se caracteriza a primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico? Inconsciente, pré-consciente e consciente.
5- O que Freud descobriu de importante sobre a sexualidade? 
Descobriu que na maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizado nos primeiros anos de vida dos indivíduos, isto é, que na vida infantil estavam as experiências de caráter traumático, reprimidas, que se configuravam como origem dos sintomas atuais.
6- Como se caracterizaram as fases do desenvolvimento sexual? 
 Fase oral, fase anal, fase fálica, fase genital, período de latência.
7- Caracterize o complexo de Édipo. 
 É em torno dele que ocorre a estruturação da personalidade do individuo. Acontece entre 3 e 5 anos, durante a fase fálica.
8- O que é realidade psíquica?
 Tudo aquilo que para o individuo assume valor da realidade.
9. Como se caracterizam os modelos econômicos, tópico e dinâmico do funcionamento psíquico?
Econômico - existe uma quantidade de energia que alimente os processos psíquicos.
Tópico – o aparelho psíquico é constituído de um numero de sistemas que são diferenciados quanto sua natureza e de modo de funcionamento, o que permite considerado como ligar psíquico.
Dinâmico – no interior do psiquismo existem forças que entram em conflito e estão permanentemente ativa.
10. Como se caracteriza a pulsão?
A pulsão se refere a um estado de tensão que busca, através de um objeto, a supressão deste estado. É a origem das forças psiquismo.
11. O que é sintoma?
Na teoria psicanalítica, é uma produção — quer seja um comportamento, quer seja um pensamento — resultante de um conflito psíquico entre o desejo e os mecanismos de defesa.
12. Como se caracteriza a segunda teoria do aparelho psíquico?
É caracterizada pelo ID, EGO e SUPEREGO. O ID é nossa fonte de energia e prazer psíquicos. Ele é só e altamente inconsciente, e já começa a atuar desde a infância (principalmente nela), quando somos movidos por vontades/desejos/pulsões; queremos incansavelmente alguma coisa sem pensar nas consequências.
13. Como se caracteriza o método de investigação da Psicanálise? E a prática terapêutica?
"Enquanto teoria caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica. Freud publicou uma extensa obra, durante toda a sua vida, relatando suas descobertas e formulando leis gerais sobre a estrutura e o funcionamento da psique humana. A Psicanálise, enquanto método de investigação caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos." 
Prática Terapeuta: “Prática profissional refere-se à forma de tratamento — a Análise — que busca o autoconhecimento ou a cura, que ocorre através desse autoconhecimento”. Atualmente, o exercício da Psicanálise ocorre de muitas outras formas. “Ou seja, é usada como base para psicoterapias, aconselhamento, orientação; é aplicada no trabalho com grupos, instituições”. 
14. Qual a função e como operam os mecanismos de defesa do ego?
Os mecanismos de defesa são determinados pela forma como se dá a organização do ego: quando bem organizado, tende a ter reações mais conscientes e racionais. Forma de reação despertada por conflito, e que permite a proteção da autoimagem. Tanto os animais quanto o homem desenvolvem, no decorrer da sua evolução, alguns mecanismos(assim física como mentalmente) que tem a função de permitir ao ser vivo adaptar-se às condições do meio-ambiente. Portanto, os mecanismos de defesa estão intimamente ligados à adaptação.
15. Qual a contribuição social da Psicanálise?
A finalidade deste trabalho investigativo é o autoconhecimento, que possibilita lidar com o sofrimento, criar mecanismos de superação das dificuldades, dos conflitos e dos submeti mentos em direção a uma produção humana mais autônoma, criativa e gratificante de cada indivíduo, dos grupos, das instituições.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes