Buscar

orientação educacional 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503488755)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nesta questão a proposta é : Marque a alternativa que NÃO é considerada característica do trabalho do coordenador pedagógico. Não rasure sua resposta e lembre-se de passar tudo a caneta na sua conferência geral ao terminar a prova.
		
	
	Coordenar reuniões pedagógicas, desenvolver assuntos sobre planejamento curricular, desempenho dos professores, dos alunos, conteúdos mínimos a serem trabalhados e sistema de avaliação.
	
	Colaborar com reuniões coordenadas pelo diretor, quando envolvem a escola na sua totalidade, abertura do ano letivo, planejamento global da escola e relação escola e comunidade.
	
	Contribuir com ações que promovam a melhoria do relacionamento do professor com os alunos e a comunidade escolar.
	
	Acompanhar e assessorar o trabalho diário do professor e fazer visitas à sala de aula para conhecer melhor o trabalho do professor e atendimentos eventuais aos pais de alunos.
	 
	Desenvolver ações que facilitem a compra de materiais didáticos pedagógicos e material escolar e prestação de contas aos alunos, professores e comunidade escolar e neste contexto abraçando os Programas do Ministério da Educação de forma democrática e participativa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502692717)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Libâneo (2002, p. 35) refere-se ao supervisor educacional como "um agente de mudanças, facilitador, mediador e interlocutor", um profissional capaz de fazer a articulação entre equipe diretiva, educadores, educandos e demais integrantes da comunidade escolar no sentido de colaborar no desenvolvimento individual, social, político e econômico e, principalmente na construção de uma cidadania ética e solidária. Neste processo o supervisor deve conhecer: I -os fundamentos religiosos que dão sustentabilidade ao processo de ensino e aprendizagem; II -os princípios e valores norteadores da prática pedagógica; III -as normas e diretrizes que orientam todos os níveis e modalidades de ensino; IV -diferentes caminhos para estimular a formação continuada dos educadores valorizando-os através de um trabalho coletivo . V-o funcionamento da educação escolar, suas relações com o contexto histórico-social .
		
	 
	I,II, III e V.
	 
	I,II , III e IV.
	 
	I, III, IV e V.
	 
	II, III, IV e V.
	 
	I, II, IV e V.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503340956)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale com um X a resposta incorreta. Refletindo sobre a formação do Supervisor Pedagógico, Bruno e Almeida (2008) levantam alguns princípios que segundo Roger (2001) e Freire (2004) precisam ser preservados nessa prática profissional. Nesse sentido, indique quais são esses princípios:
		
	
	Dialogicidade - disponibilidade para falar com em vez de falar para
	
	Consideração positiva - aceitação do sujeito tal como ele é
	
	Autenticidade - fidelidade a si mesmo e coerência entre o sentir, pensar e agir
	 
	Postura unicamente técnica - não levando em conto o contexto social
	
	Empatia - exercício em colocar-se no lugar do outro
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503477237)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(QUESTÃO ADAPTADA - CONSULPLAN/2015) No século XX, a educação brasileira passou por vários processos de mudanças, em diversas áreas afins. Em meados do século passado a pedagogia tradicional começa a perder força no Brasil em virtude do movimento da educação nova, advinda de influências dos movimentos sociais e políticos do século XIX e do desenvolvimento da biologia, psicologia e sociologia, tendo como base teórica a concepção científica da educação. Considerando a história da supervisão educacional no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 
(     ) Na década de 70, surge a nomenclatura ¿Supervisor Escolar¿ com a Lei nº 5.692/1971 onde se acentua a ideia do gerenciamento dos sistemas escolares e escolas, com tentativas de dar um cunho empresarial à administração escolar e à sala de aula. 
(     ) Em termos teóricos, os supervisores não dispunham de um corpo próprio de conceitos, sendo, por exemplo, a chamada teoria da supervisão, um arranjo de conceitos que integravam às áreas básicas como sociologia da educação, filosofia da educação, psicologia da educação, história da educação ou didática. Em termos práticos, essa falta de especificidade se traduzia na reversibilidade com que os diferentes ¿profissionais¿ ocupavam os postos da burocratização educacional, independentemente do tipo de habilitação constante de seus diplomas.
(     ) Durante muitos anos, os supervisores eram vistos como controladores das ações dos professores, sua função era de fiscalizar o trabalho do professor; e, nesse processo, os planos de aula e diários de classe deveriam estar estruturados conforme as ideias propostas pelo supervisor. O supervisor desenvolvia mais um trabalho burocrático do que articulador do processo educacional
(     ) A ideia de supervisão tem origem desde o período colonial, quando foi organizado o primeiro sistema educacional brasileiro. No entanto, as conquista no âmbito educacional vieram contribuir para a reflexão do papel social e político do supervisor, atribuindo‐lhe mais responsabilidade para desenvolver suas habilidades e competências, tendo sido reconhecida oficialmente apenas através da publicação da nova Lei de Diretrizes e Bases ¿ LDB,nº 9.394/1996.
 
A sequência está correta em:
		
	
	F, V, V, V
	 
	V, V, V, F
	
	F, V, V, F
	 
	F, F, V, V
	
	V, V, F, F
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502594743)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Saviani (2008) estabelece uma perspectiva histórica para a Supervisão Pedagógica, baseados em suas observações podemos dizer que no período antigo e medieval a escola se constituía por uma estrutura simples e a ação supervisora:
		
	
	Não acontecia pois as crianças não estudavam
	 
	Acontecia claramente na ação do mestre, através do controle, conformação, fiscalização e, até mesmo de coerção, expressa nas punições e castigos físicos.
	
	Acontecia somente nas escolas particulares.
	
	Não acontecia, pois o mestre realizava por inteiro o trabalho de formação de seus discípulos.
	
	Acontecia somente nas séries iniciais.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais