Buscar

Resumão Av2 Conservação do Solo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Marque a resposta errada:
(V) A conservação do solo pode ser definida como o conjunto de práticas de manejo e medidas estruturais que são projetadas para proteger os recursos naturais.
(F) As práticas vegetativas podem ser: cobertura vegetal com plantio de cobertura, cultura em faixas, cordões vegetados, construções de taludes, alternância de campinas, com o objetivo de dissipar a energia cinética do solo sob a vegetação.
(V) As práticas edáficas visam melhorar as condições de fertilidade e estrutura do solo, tendo como exemplo a colagem, adubação, química, orgânica e verde, além de rotação de culturas.
(V) Plantio em contorno, terraceamento, canais escoadouros são exemplos de práticas mecânicas, objetivando controlar o escoamento superficial e facilitar a infiltração.
(V) Um outro tipo de técnica de conservação do solo é referente sobre os sistemas de preparo do solo, tornando-se uma prática conservacionista quando o solo é preparado por meio de cultivo mínimo ou plantio direto.
A recuperação de áreas degradadas é um conjunto de ações multidisciplinares idealizadas e executadas por profissionais de diferentes especializações, causadas por um manejo inadequado do solo onde há a retirada da mata natural ou a implantação de uma cobertura vegetal insuficiente podendo acarretar na aceleração do processo. Diante disso descreva como poderia ser feito uma recuperação de uma área degradada.
R-> A recuperação de áreas degradadas podem ser feitas através das técnicas de revegetação (estabilização biológica), geotécnica (estabilização física) e remediação ou tratamento (estabilização química).
Sobre tolerância da perda do solo podem-se afirmar:
A profundidade do solo, taxa de erosão presente e aspectos sociais ou econômicos presentes e futuros estão relacionados com a tolerância da perda de solo.
A Tolerância da perda do solo refere-se ao um limite de perde que ainda mantenha um baixo nível de produtividade das culturas, econômicas e indefinidamente.
A equação universal de perda do solo (USLE) é uma ferramenta eficaz visando o controle da degradação dos solos, estimando as perdas do solo em função do clima, do tipo de solo, do relevo, da vegetação, de práticas conservacionistas, da precipitação e de ações antrópicas.
O limite admissível de perda de solo é dependente de fatores físicos (declividade do terreno, situação econômica), químico (ph, erodibilidade),e biológicos (matéria orgânica, microorganismos). Além de econômicos e relativos ao próprio tempo requerido para formação do solo.
Estão corretas:
Apenas I e II
Apenas I e III
Apenas II e III
Apenas III e IV
Apenas I, III e IV
Baseado na leitura do artigo “Impactos potencias das alterações do Código Florestal nos recursos hídricos” que mostra a importância de preservação de florestas ripárias.	
Faça uma relação com a equação universal de perda de solo (USLE) explicando como seria a perda de solo neste local em função dos diversos fatores que poderiam influenciar. Fórmula da perda de solo (PS= R.K.LS.C.P)
R-> 
Qual a diferença de Recuperação Ambiental e Remediação Ambiental?
R-> Recuperação – restabelecimento das condições de equilíbrio e sustentabilidade existentes anteriormente em um sistema natural.
 Remediação – é um termo usado para corrigir problemas em áreas contaminadas.
Modelo para recuperação do solo e conservação de rios em áreas rurais: Situação: Perda de solo fértil e eutrofização/assoreamento de rios.
R-> Recuperação da vegetação ciliar, implantação de cercas para retenção dos animais, plantio em nível, revegetação de topo de morro.
O que é Mata Ciliar? 
R-> São formações vegetais do tipo florestal que se encontram associadas aos corpos d´água, apresentam variações na composição florística e na estrutura cominitária.
O que acontece sem a Mata Ciliar?
R-> Escassez da água, erosão e assoreamento.
Para que preservar a Mata Ciliar?
R-> Formar corredores para a biodiversidade, conservar o solo, equilibrar o clima, melhorar a qualidade do ar, da água e do solo, etc.
Técnicas de recuperação da Mata Ciliar:
R-> Regeneração natural e seleção de espécies.

Outros materiais