Buscar

Litisconsórcio CPC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Litisconsórcio – Aula 6
Conceito: O litisconsórcio ocorre quando, no mesmo polo da relação processual, existir mais de um sujeito do processo.
Classificação – Quanto ao Polo Processual:
Ativo: É aquele em que há mais de uma parte no polo processual, ou seja, quando há mais de um demandante (autores) formulando pretensão em juízo.
Passivo: É aquele em que há mais de uma parte ou sujeito na condição de demandado (réu) do processo.
Misto: Quando há mais de um demandante (autores) e um demandado (réus) simultaneamente no processo.
OBS: O LITISCONSÓCIO ATIVO NUNCA PODERÁ SER NECESSARIO.
Quanto ao Momento de Formação:
Originário: É aquele já noticiado na própria petição inicial, ou seja, é aquele que já se afigura presente desde o início do processo.
Superveniente: É aquele que se forma após a instauração do processo que inicialmente foi deflagrado apenas com um demandante em face de um demandado, ou seja, quando entrar mais partes na decorrência do processo.
Quanto à obrigatoriedade ou não de formação:
Facultativo (art.113): É aquele que decorre de uma faculdade das partes, ou seja, de um juízo de valor sobre as vantagens ou desvantagens em adotá-lo
Necessário (art.114): É aquele que obrigatoriamente deve ocorrer, seja porque a lei exige ou porque a relação jurídica de direito material é incindível.
 O litisconsórcio necessário pode decorrer de exigência legal como em algumas hipóteses trazidas pelo próprio CPC. Por exemplo, há norma que impõe que, para fins de reconhecimento de usucapião de imóvel (exceto os que tiverem por objeto unidade autônoma de prédio em condomínio), caberá ao interessado instaurar demanda que observará o procedimento comum, mas incluindo no polo passivo necessariamente os confinantes (art.246, § 3º).
Quanto à interdependência de atuação dos litisconsortes:
Unitário (art.116): Quando a sentença a ser proferida na resolução da demanda, for idêntica para todos os litisconsortes. 
OBS: Em regra, os atos prejudiciais cometidos por uma pessoa nessa relação, não irá prejudicar os demais. Somente atingirá nessa relação os atos benéficos cometidos por uma pessoa, ou seja, na relação unitária só servirá os atos benéficos (art.117, segunda parte).
Simples: Quando não há a necessidade de dar a decisão idêntica para todos os litisconsortes que compõe o mesmo polo processual.
Litisconsórcio multitudinário: O litisconsórcio multitudinário é também chamado de “recusável” (art.113, §§ 1º e 2º). O mesmo ocorre tanto em fase de conhecimento, como na liquidação ou mesmo no cumprimento da sentença, mas somente na quando se tratar de litisconsórcio facultativo. A razão de ser da limitação do número de litisconsortes em tais casos se justifica em virtude de a enorme de sujeito do processo acarretar dificuldades para a defesa do demandado, comprometer a rápida solução do litígio ou mesmo dificultar o cumprimento da sentença.

Outros materiais