Buscar

Assessoria de Comunicação: Importância e História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Em agosto de 2012, a rede de restaurantes Spoleto foi parar nas redes sociais. Mas essa não foi uma ação planejada pela empresa, tampouco desejada por seus donos.
O restaurante agiu rapidamente, em uma ação orquestrada por sua Assessoria de Comunicação, com a finalidade de reverter uma possível crise.
Mas nem sempre é assim...
Ignorando todas as recomendações preconizadas por especialistas em casos de crise, a empresa British Petroleum  preferiu se omitir diante de um vazamento de grandes proporções no Golfo do México, em 2010, que provocou danos irreversíveis ao meio ambiente
O resultado do silêncio foi uma crise, com inúmeras notícias negativas que até hoje são divulgadas em diferentes veículos, a respeito das punições a que a empresa vem sendo submetida, ou ainda sobre a destruição provocada.
Os dois casos ilustram bem a importância do trabalho de uma área que vem crescendo em empresas e governos. Também representa uma das mais vigorosas oportunidades de trabalho para profissionais da área de comunicação.
PERCURSO HISTÓRICO:
Engana-se quem pensa que a atividade de Assessoria de Comunicação surgiu recentemente...
A dinâmica do mundo moderno fez com que já em 1906 o jornalista norte-americano Ivy Lee criasse o que é considerado o primeiro escritório de Relações Públicas ou de Assessoria de Imprensa do mundo. O que Lee fez e permitiu que entrasse para a História foi identificar uma oportunidade fantástica de negócio.
Como repórter de um grande jornal americano, na cidade de Nova Iorque, ele observou que os empresários da época, embora fossem ricos e conhecidos, tinham uma péssima imagem.
Daí veio a ideia de criar uma empresa dedicada a cuidar da imagem e da reputação das empresas e de seus donos e, assim, melhorar a imagem junto à opinião pública.
Entre os empresários que Lee conquistou como cliente estava o temido John Rockfeller, que costumava andar com seguranças.
Com a ajuda de Lee, Rockfeller se transformou de magnata presunçoso e arrogante, considerado o mais odiado empresário americano, em um homem respeitado e venerado pela opinião pública.
Além disso, nomeou uma das mais importantes fundações dedicadas à pesquisa na área de saúde do mundo: a Fundação Rockfeller.
Ivy Lee fez história. Para marcar o trabalho que se dispunha a realizar, enviou às redações uma declaração de princípios que até hoje serve de parâmetro para a atividade profissional. A base da declaração é o princípio da confiança, que Lee tenta estabelecer com os jornalistas.
 A ATIVIDADE NO BRASIL
No Brasil, os presidentes Campos Salles (1898-1902) e Nilo Peçanha (1909-1910) são considerados precursores da atividade. O primeiro, por divulgar uma viagem que fez à Europa e o segundo, por registrar as ações realizadas no Ministério da Agricultura.
Brasil
Na década de 1950, outras empresas do exterior que aportaram no Brasil também trouxeram a estrutura e a prática da comunicação, servindo de referência às que existiam no país.
Mas é no Governo Militar que se expande de forma considerável, chegando a um novo auge nos anos 1980, quando vários jornalistas experientes deixam as redações rumo às assessorias.
É claro que de 1906, quando a atividade surgiu, até os dias de hoje muita coisa mudou.
A necessidade de se comunicar bem, construir e preservar uma boa imagem passou a ser requisito indispensável para o sucesso ou fracasso de qualquer empresa e também de profissionais liberais, organizações sociais, do terceiro setor ou empresas públicas e governos.
O advento da web e, em especial, o surgimento das redes sociais tem provocado mudanças consideráveis na dinâmica da comunicação que envolve organizações e pessoas. Cada vez mais, é preciso saber se comunicar bem e sempre.
Visibilidade com responsabilidade
Como afirma o autor Manuel Carlos Chaparro, para as organizações e pessoas, mais importante do que ser ou fazer, é mostrar que fazem e são as melhores. Isso não significa, em hipótese alguma, que quem não é bom possa mascarar a realidade: afinal, mais cedo ou mais tarde, a verdade sempre vem à tona.
Assessoria de Comunicação e/ou Assessoria de Imprensa
Há muitas formas de denominar as atividades realizadas no âmbito da comunicação corporativa ou organizacional: assessoria, departamento, gerência, superintendência etc. Normalmente, a denominação depende do tipo de organização onde o serviço funcionará.
As atividades envolvidas no âmbito desse tipo de comunicação são variadas, contemplando os diferentes stakeholders. Em geral, as assessorias de comunicação envolvem atividades de comunicação interna e externa.
Stakeholders são públicos de interesse de uma organização: impactam suas ações e também são impactados por elas. Contemplam, portanto, os públicos internos e externos.
Stakeholders são públicos de interesse de uma organização: impactam suas ações e também são impactados por

Outros materiais