Buscar

Av2 Administração Simulação Empresarial (optativa)

Prévia do material em texto

Av1 - Administração - Simulação Empresarial (optativa)
1B / 2D / 3A / 4E / 5C
1)Analise a descrição a seguir: Esse método é uma maneira de simular, na qual valores aleatórios são gerados artificialmente para que algumas variáveis de interesse possam ser estudadas. Analisando frequências desses números aleatórios, é possível distribuí-los em classes de frequência. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito descrito.
Alternativas:
a)Teorias dos jogos.
b)Método Monte Carlo.
c)Planejamento de simulações.
d)Jogos de soma zero com estratégias puras.
e)Modelo do equilíbrio do jogo.
2)As empresas, geralmente, atuam em ambientes competitivos. Sendo assim, suas decisões devem ponderar as estratégias seguidas pelas outras empresas, e, deste modo, empregar a teoria dos jogos em suas análises, já que a teoria dos jogos trata da disputa envolvendo dois ou mais tomadores de decisão. Qual o objetivo da teoria dos jogos? Assinale a única alternativa correta.
Alternativas:
a)A teoria dos jogos tem como objetivo desenvolver as estratégias da empresa, considerando apenas as estratégias da sua principal concorrente.
b)A teoria dos jogos tem como objetivo a tomada das decisões que ocorrem somente em situações de conciliação, ou seja, ocorre a simulação de diferentes cenários.
c)A teoria dos jogos tem como objetivo gerar valores aleatórios de forma artificial, para que algumas variáveis de interesse possam ser estudadas.
d)A teoria dos jogos tem como objetivo o desenvolvimento de critérios racionais para a tomada de decisões.
e)A teoria dos jogos tem como objetivo simular o comportamento de variáveis probabilísticas, com o uso de ferramentas computacionais.
3)No planejamento de simulações, o autor Loesch (2009) propõe o seguinte procedimento para o planejamento de simulações em computadores: Formulação do problema; Obtenção e processamento dos dados reais; Formulação do modelo matemático; Estimativa dos parâmetros; e Avaliação dos parâmetros. Sobre o procedimento para o planejamento de simulações em computadores, marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso.
(  ) Formulação do modelo matemático: consiste em definir exatamente os objetivos a serem atingidos, bem como os critérios para se avaliar esses objetivos.
(  ) Estimativa dos parâmetros: deve-se estimar os parâmetros das variáveis aleatórias e testar sua significância estatística. Geralmente, são utilizadas técnicas estatísticas como correlação e mínimos quadrados.
(  ) Obtenção e processamento dos dados reais: dados descritivos e quantitativos do problema sob estudo devem ser coletados.
Alternativas:
a)F - V - V.
b)V - V - F.
c)F - F - V.
d)F - V - F.
e)V - V - V.
4)Ao empregar a teoria dos jogos, adota-se a hipótese básica de que os competidores são racionais, e, consecutivamente, elegem estratégias com o intuito de promover seu próprio bem. Sendo assim, o objetivo de cada competidor é a recompensa, ou seja, o prêmio que é recebido pelo vencedor. A teoria dos jogos possui uma classificação de acordo como o resultado e outra classificação é de acordo com as estratégias utilizadas.Em relações as classificações da teoria dos jogos, analise atentamente as informações a seguir:
I - Classificação de acordo como o resultado: Jogos de soma zero: ganhos e perdas somam zero.
II - Classificação de acordo como o resultado: Estratégias mistas: utilização de uma estratégia apenas por um determinado período.
III - Classificação é de acordo com as estratégias utilizadas: Estratégias puras: utilização da mesma estratégia, independentemente da estratégia dos outros competidores.
IV -Classificação é de acordo com as estratégias utilizadas: Jogos de soma não zero: ganhos e perdas podem ser diferentes de zero; assim, apresentam dificuldade teórica e computacional.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)II e IV apenas.
b)I e IV apenas.
c)II e III apenas.
d)III e IV apenas.
e)I e III apenas.
5)A matriz de recompensa, na teoria dos jogos, é utilizada para representar o jogo para dois jogadores. Considera-se que na intersecção de cada jogador é que está a recompensa.
Quanto aos jogos de duas pessoas, podem ocorrer: jogos de soma zero com estratégias puras: ponto de sela e valor do jogo, e jogos de soma zero com estratégias mistas: não há ponto de sela, não havendo, e a adição de novas estratégias pode reconfigurar o jogo. Quais são os métodos para resolver essas situações?
I - Método algébrico.
II - Método Gráfico.
III - Método Estatístico.
IV - Programação Linear.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)I, II e III apenas.
b)II, III e IV apenas.
c)I, II e IV apenas.
d)II, III apenas.
e)I, III apenas.

Outros materiais