Buscar

DIDÁTICA avaliando aprendizgem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIDÁTICA
	Simulado: CEL0061_SM_201703328299 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 17/09/2017 10:48:03 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201703409029)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Zabala (2002) afirma que "A resposta à função social que deve exercer o sistema educativo é o único meio para poder entender a pertinência e a relevância dos conteúdos disciplinares que devem ser objeto de aprendizagem e, como resultado dessa função, definir a melhor maneira de apresentar os conteúdos." Ainda, segundo o autor, a definição da função social do ensino se reveste de complexidade, pois
		
	
	a intervenção na melhora dos âmbitos da pessoa e da sociedade exige objetivos que não ultrapassem a realidade que se quer melhorar.
	
	defende a inexistência de um corpo de conhecimentos porque dificulta o processo de revisão dos modelos de sociedade.
	 
	a escola é obrigada a viver em constante estado de reinterpretação das finalidades educativas, em função das novas variáveis que aparecem e novos referenciais explicativos.
	
	no ensino, qualquer atuação deve prescindir da expressão de ideais de pessoa e de sociedade, sem explicitação dos modelos que estão sendo promovidos.
	
	o trabalho do professor deve centrar-se no que está escrito no livro didático que foi adotado pela escola.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703408978)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Provão 2001) O conceito de Didática mudou com a influência das diferentes tendências pedagógicas. Seguindo preceitos da tendência progressista, a Didática pode ser identificada como:
		
	 
	mediação entre o fazer pedagógico e o contexto sociopolítico-cultural.
	
	conjunto de metodologias para organizar e otimizar o ensino.
	
	Sistematização linear no quadro do conhecimento
	
	regras e preceitos bem consolidados para dirigir a aprendizagem.
	
	área de estudo que busca a eficácia do processo ensino-aprendizagem.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201704364890)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A escolarização básica constitui instrumento indispensável à construção da sociedade democrática, porque tem como função a socialização daquela parcela do saber sistematizado que constitui o indispensável à formação e ao exercício da cidadania crítica e emancipada. Marque a alternativa que segue essa linha de pensamento: Sobre esta afirmação é correto dizermos que:
		
	
	A função social da escola deve ser apenas de formação dos conhecimentos científicos.
	
	A função social da escola não estar em preocupar-se com as desigualdades sociais em seu meio e sim, em transmitir os conhecimentos necessários para a inserção do educando no mercado de trabalho.
	
	A função social da escola está em assumir as responsabilidade dos pais, visto que precisam trabalhar para sustentar seus filhos.
	
	A função social da escola é de somente preparar pessoas para o mercado de trabalho.
	 
	A função social da escola, pressupõe-se que não é nem redentora dos injustiçados nem reprodutora das desigualdades sociais, e, sim, uma das mediações pelas quais as mudanças sociais em direção da democracia podem ocorrer.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201704002273)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com CANDAU ( 2002 ) a Didática passa por um momento de revisão crítica. Tem-se a consciência da necessidade de superar uma visão meramente instrumental e pretensamente neutra no seu conteúdo. Trata de um momento de perplexidade, de denúncia e anúncio, de busca de caminhos que têm de ser construídos através do trabalho conjunto dos profissionais da área com os professores de primeiro e segundos graus. É pensando a prática concreta , articulada com a perspectiva de transformação social, que emergirá uma nova configuração para a Didática. A palavra Didática foi utilizada pela primeira vez, em 1629, quando se escreveu os principais aforismos didáticos, por:
		
	
	Comenius
	 
	Sócrates
	
	Blankertz
	 
	Ratke
	
	Ferreira
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201704347859)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿As mudanças no Ensino Médio, anunciadas na quinta-feira (22), provocaram a críticas de educadores. Um dos pontos mais polêmicos é que educação física e artes, por exemplo, não aparecem como disciplinas obrigatórias (...). ¿Nos preocupa porque consideramos fundamental que toda medida, toda política educacional seja fruto de uma discussão que envolva professores, gestores, família e alunos do Ensino Médio que tanto tem a dizer¿, disse Ana Helena Altenfelder, Centro Estudos e Pesq. em Educação (...). Um dos pontos mais criticados foi a redução do currículo. Matemática, português e inglês são obrigatórias, mas educação física e artes, por exemplo, não aparecem como disciplinas obrigatórias. (...) Os especialistas defendem que a educação física seja obrigatória porque é importante para a saúde do aluno. ¿Acabamos de ter dois megaeventos, que foram a Olímpiada e Paralimpíada, que incentivou toda a população e mostrou a importância da atividade física e do esporte. As pesquisas mostram que o problema de obesidade infanto-juvenil está aí, batendo à porta de todo mundo. E aí querem retirar uma das poucas oportunidades de muitos que é fazer atividade física na escola¿, afirma Wagner Gomes, Conselho Fed. Educação Física. ¿Deve ter havido um apagão na escolha da retirada desse material. Porque a educação física tem relação com todas as disciplinas, vão da literatura até a questão da física, da história. Então é um equívoco¿, aponta Fernando Almeida, pedagogo e prof. PUC-RIO. (...) (Proposta de reforma do Ensino Médio gera críticas de educadores. http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia. Edição do dia 23/09/2016. 23/09/2016 21h12 - Atualizado em 23/09/2016 21h19). A partir da discussão realizada em sala sobre o papel da escola na formação do indivíduo, e na correta interpretação da frase: ¿As pesquisas mostram que o problema de obesidade infanto-juvenil está aí, batendo à porta de todo mundo. E aí querem retirar uma das poucas oportunidades de muitos que é fazer atividade física na escola¿ assinale a ÚNICA alternativa correta.
		
	 
	A educação tem seus reflexos estendidos para além dos muros da escola, atuando como ferramentas de modificação de atitudes e comportamentos dos alunos
	
	Segundo as pesquisas, os alunos que frequentam a escola regularmente são menos obesas, devido ao deslocamento diário de sua casa ao colégio
	
	Que a educação deve ser inclusiva, a fim de favorecer a inclusão de pessoas obesas e que não tem condições de terem acompanhamento de nutricionistas
	
	Segundo as pesquisas, os alunos que frequentam a escola regularmente são menos obesas, devido a participação em exercícios forçados realizados nas aulas de educação física
	
	Que a escola tem obrigação de interferir no padrão comportamental dos alunos, decidindo o que melhor lhe convém

Outros materiais