Buscar

CIÊNCIA POLÍTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA
	Simulado: CCJ0107_SM_201703075201 V.1 
	Aluno(a): CARLOS FABIANO ANDRADE DE ALBUQUERQUE
	Matrícula: 201703075201
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 28/10/2017 19:04:29 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201703104615)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia as assertivas acerca da origem da sociedade e marque a alternativa CORRETA: I. As teorias que explicam a vida em sociedade são: contratual e natural. A natural defende a ideia de que a vida em sociedade é fruto de um impulso associativo natural. II. A teoria contratual sustenta que a sociedade é produto de um acordo de vontades. III. Dentre os adeptos da teoria contratualista, podemos destacar Rousseau, Aristóteles, Hobbes e Locke. IV. Platão, Cícero e Montesquieu foram os precursores do naturalismo.
		
	
	Nas alternativas I e II, as teorias estão invertidas;
	
	Somente a alternativa I está correta;
	
	Todas as alternativas são corretas;
	
	Todas as alternativas se completam;
	 
	Somente as alternativas I e II estão corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703679377)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sociólogo alemão Max Weber é criador de uma influente teoria destinada a explicar a natureza e as funções dos Estados modernos. Com relação à teoria de Weber, é CORRETO afirmar que ela define o Estado como:
		
	
	a forma jurídico-política do reino da liberdade.
	
	um conjunto de instituições funcionais ao processo de acumulação de capital.
	 
	o monopólio da violência legítima exercida num dado território.
	
	um instrumento das classes dominantes para a opressão das classes dominadas.
	
	o conjunto de aparelhos ideológicos destinados à produção da legitimidade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703742159)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O conceito de estado de natureza tem a função de explicar a situação pré-social na qual os indivíduos existem isoladamente e do qual partem para a formação do Estado. Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitar-se-á ao domínio e controle de qualquer outro poder? Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a fruição do mesmo é muito incerta e está constantemente exposta à invasão de terceiros porque, sendo todos reis tanto quanto ele, todo homem igual a ele, e na maior parte pouco observadores da equidade e da justiça, a fruição da propriedade que possui nesse estado é muito insegura, muito arriscada. Estas circunstâncias obrigam-no a abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de ¿propriedade¿. LOCKE, J. Segundo Tratado Sobre o Governo, São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 82. Considerando as ideias de Locke expostas no texto acima, assinale a alternativa correta.
		
	 
	O direito de propriedade é compatível com a sociedade.
	
	Devido à insegurança, os homens optam por viver sem direitos.
	
	No estado de natureza, o homem é livre, mas, desigual.
	
	A efetivação do direito de propriedade requer um poder absoluto.
	
	A propriedade surge com a criação da sociedade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703660219)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Política foi a forma que os gregos na Antiguidade encontraram para melhor administrar a coisa pública. Passados mais de dois mil anos dessa invenção, pode-se afirmar que o conceito de Política sofreu significativas alterações quando comparado ao seu conceito original. Assim sendo, assinale a alternativa que corresponde corretamente à concepção moderna de Política.
		
	
	Trata-se de uma atividade que visa evitar todas as formas de conflito e se volta ao atendimento do interesse comum.
	
	Política refere-se a tudo que diz respeito a vida na polis, de tal modo que não é possível se distinguir entre esferas distintas de ação quando estas ocorrem no espaço público.
	 
	Política refere-se a atividade, ou conjunto de atividades que tem o Estado como referência, sobretudo no que tange a disputa pelo poder político.
	
	Política é a mesma coisa que bem comum, por isso não se admite a busca de interesses individuais através dessa modalidade de ação.
	
	A exigência de altruísmo para o exercício da atividade política revela a dimensão social dessa atividade, que não admite a existência de conflitos entre os atores nela envolvidos. Assim, Política pode ser compreendida como forma de solução dos conflitos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703861440)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O discurso político é, por excelência, o lugar de um jogo de máscaras. Toda palavra pronunciada no campo político deve ser tomada ao mesmo tempo pelo que ela diz e não diz. Jamais deve ser entendida ao pé da letra, numa transparência ingênua, mas como resultado de uma estratégia cujo enunciador nem sempre é soberano. Patrick Charaudeau, em sua obra ¿Discurso Político¿, mostra o que escondem e o que revelam os políticos quando falam e quais os artifícios que utilizam para persuadir e seduzir os seus interlocutores. Assinale a alternativa que apresenta uma proposição CORRETA acerca do discurso político:
		
	
	Os emissores do discurso político não precisam conhecer o contexto da vida do seu receptor, para que deste modo possam interpelá-lo segundo sua própria ideologia, fazendo com que assim sua mensagem seja recebida e assimilada por ele;
	
	O discurso político não é um texto argumentativo, pois ele não tem por objetivo central convencer os ouvintes de que aquele que fala é um autêntico porta-voz dos valores de uma determinada sociedade ou comunidade.
	 
	No campo do discurso político há espaço para a comunicação imagética, que é feita por meio de imagens, porquanto este tipo particular de discurso tem condições de interpelar o indivíduo por meio de sua sensibilidade;
	
	O discurso político não é uma construção linguística atrelada ao contexto social no qual o texto foi desenvolvido;
	
	As ideologias presentes em um discurso político não estão diretamente determinadas pelo contexto político-social em que vive o seu autor;

Outros materiais