Buscar

Nota de Aula 1 Conceitos Fundamentais da Estatistica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Probabilidade e Estatística
PROFESSOR: Ms Cledinaldo Castro Araújo
Nota de Aula 1: Conceitos Fundamentais da Estatística
O cidadão comum pensa que a estatística se resume apenas a apresentar tabelas de números em colunas esportivas e ou econômicas de jornais e revistas, ilustradas com gráficos, pilhas de moedas, etc. ou quando muito associam a estatística à previsão de resultados eleitorais. Mas estatístico de hoje não se limita a compilar tabelas de dados e os ilustrar graficamente. Pois á partir de 1925, com os trabalhos de Fisher, a estatística iniciou-se como método científico, então, o trabalho do estatístico passou a ser o de ajudara planejar experimentos, interpretar e analisar os dados experimentais e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis. Deste modo, podemos então definir estatística como sendo a ciência que se preocupa com a coleta, organização, apresentação, análise e interpretação de dados. Didaticamente podemos dividir a estatística em duas partes: a estatística descritiva e a inferência estatística. A estatística descritiva se refere à maneira de apresentar um conjunto de dados em tabelas e gráficos, e ao modo de resumir as informações contidas nestes dados a algumas medidas. Já a inferência estatística baseia-se na teoria das probabilidades para estabelecer conclusões sobre todo um grupo (chamado população), quando se observou apenas uma parte (amostra) desta população. É necessário ter em mente que a estatística é uma ferramenta para o pesquisador, nas respostas dos “por quês" de seus problemas. E que para ela ser bem usada é necessário conhecer os seus fundamentos e princípios, e acima de tudo que o pesquisador desenvolva um espírito crítico e jamais deixe de pensar. Pois "em ciência é fácil mentir usando a estatística, o difícil é falar a verdade sem usar a estatística". (Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAICoAK/estatistica-descritiva).
1 - Conceitos fundamentais da estatística
ESTATÍSTICA é a ciência que estuda as técnicas necessárias para coletar, organizar, apresentar, analisar e interpretar os dados, a fim de extrair informações a respeito de uma população.
POPULAÇÃO é o conjunto de todos os elementos (pessoas ou objetos) que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo segundo alguma característica.
AMOSTRA é qualquer subconjunto não vazio de uma população.
PARÂMETRO é uma característica numérica estabelecida para toda uma população.
ESTIMATIVA é uma característica numérica estabelecida para uma amostra.
Exemplo: Fenômeno coletivo: eleição para governador do Estado de Ceará. População: conjunto de todos os eleitores do estado. Parâmetro: proporção de votos de um certo candidato X. Amostra: grupo de 10 eleitores selecionados em todo o estado. Estimativa proporção de votos do candidato X, obtida na amostra.
Dentre os modelos estatísticos podemos destacar os seguintes:
CENSO é um levantamento estatístico (pesquisa) que abrange todos os elementos de uma população.
AMOSTRAGEM é o processo de obter as amostras, com a finalidade de fazer generalizações sobre a população sem precisar examinar cada um de seus elementos.
Principais propriedades do Censo: 
• Confiabilidade 100%
• Custo elevado
• Lento
• Nem sempre é viável
Principais propriedades da Amostragem: 
• Confiabilidade menor que 100%
• Mais barata que o Censo
• Mais rápida que o Censo
• É sempre viável
DIVISÃO DA ESTATÍSTICA
Estatística Descritiva é a parte da Estatística que trabalha com a organização e a apresentação dos dados.
Estatística Indutiva ou Inferência Estatística é a parte da Estatística que trabalha com análise e interpretação dos dados, com o objetivo de obter e generalizar conclusões para a população a partir de uma amostra.
Inicialmente vamos nos dedicar ao estudo da Estatística Descritiva. Posteriormente, abordaremos alguns aspectos da Inferência Estatística.
ATRIBUIÇÕES DA ESTATÍSTICA DESCRITIVA
• Obtenção ou coleta de dados – normalmente feita através de um questionário ou de observação direta
• Organização dos dados – consiste na ordenação e crítica dos dados
• Apresentação dos dados – através de tabelas e gráficos
• Obtenção de algumas medidas como médias, proporções, dispersões, índices que facilitam a descrição dos fenômenos observados.
Passamos a descrever os conceitos envolvidos em um estudo da Estatística Descritiva.
DADO ESTATÍSTICO é toda informação devidamente coletada e registrada. Todo dado se refere a uma variável.
Quanto à coleta, temos:
Direta – aquela feita no local da ocorrência onde o pesquisador faz uma visita ou envia um instrumento de consulta para que seja obtida a informação. A coleta direta é também a que é feita pelos equipamentos de uma estação meteorológica. Os dados resultantes da coleta direta são chamados de dados primários;
Indireta – quando os dados são obtidos por consulta a documentos existentes, como relatórios, anuários, teses. São dados que já passaram por um tratamento estatístico e por esse motivo são chamados de dados secundários
VARIÁVEL é uma característica dos elementos de uma população ou de uma amostra, que pode assumir diferentes valores, sejam numéricos ou não, e que interessa ao estudo.
CLASSIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS
Variável Qualitativa: tipo de variável que não pode ser medida numericamente. Exemplos: cor dos cabelos, marca de refrigerantes, cor dos olhos, etc.
As variáveis qualitativas se classificam em dois tipos: 
- Variável Qualitativa Ordinal: quando seus elementos têm relação de ordem. Exemplos: colocação – primeiro lugar, segundo lugar, etc. conceito – ótimo, bom, regular, péssimo.
- Variável Qualitativa Nominal: quando seus elementos são identificados por um nome. Exemplos: cor dos olhos, marcas de carro, etc.
Variável Quantitativa: tipo de variável que pode ser medida numericamente. Exemplos: peso, altura, número de faltas, número de gols, etc.
Já as variáveis quantitativas têm as seguintes classificações: 
- Variável Quantitativa Discreta: tipo de variável que só pode assumir valores pertencentes a um conjunto enumerável. Normalmente seus valores estão associados a característica de contagem. Exemplos: número de carros vendidos, número de filhos, etc.
- Variável Quantitativa Contínua: tipo de variável que pode assumir qualquer valor num intervalo de valores. Normalmente seus valores estão associados a característica de medidas. Exemplos: altura das pessoas, peso dos recém-nascidos, etc.
Em resumo:
Obs.: a variável idade, apesar de ser representada, geralmente, por números inteiros, é uma variável contínua, pois está relacionada com o tempo, que é uma variável contínua.
Parâmetro: É a medida usada para descrever uma característica numérica da população. Ex: Idade média de todos os brasileiros;
Estimativa: É o valor numérico obtido com base nos resultados amostrais. Ex: Idade média de uma parte dos alunos de uma sala de aula. 
Bibliografia:
MORETTIN, L.G. Estatística Básica– Volume 2 – Inferência – 2000 – Makron Books do Brasil editora Ltda. 
TRIOLA, Mario F. Introdução à estatística. Livros Técnicos e Científicos, 1999.
STEVENSON, William. Estatística aplicada à administração. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1981.
CARVALHO, E. A. Nota de aula: Os dados estatísticos e a representação gráfica;
BARBOSA, F.E. Nota de Aula Instrumentos de Coleta de dados em pesquisas educacionais.2008

Outros materiais

Outros materiais