Buscar

Minerais (1)

Prévia do material em texto

Biotita
A biotita é um mineral comum da classe dos silicatos, grupo das micas. Também chamada de mica negra, constitui junto com a muscovita os tipos de micas mais abundantes na crosta terrestre. É formada principalmente por processos magmáticos hidrotermais e metamórficos, exibindo evidências de mudanças composicionais como a variação da temperatura, pressão e composição litológica. Normalmente são encontradas amostras de biotitas em rochas sieníticas, granitos, veios pegmatíticos, gnaisses e rochas metamórficas em geral.
Devido a algumas características como, por exemplo, sua excelente clivagem placóide a biotita se rompe facilmente em finas lâminas flexíveis, pode ser também facilmente alterada pelo intemperismo químico em climas úmidos e quentes, dando origem a argilas que normalmente adquirem coloração especificas variando em tons de vermelho e amarelo devido à presença de quantidades variáveis de ferro e do estado de oxidação.
PROPRIEDADES FISICAS DA BIOTITA
FAMÍLIA /GRUPO: Família dos Filossilicatos; Grupo das Micas.
FÓRMULA QUÍMICA: K(Mg,Fe)3(AlSi3O10)(OH)2
COMPOSIÇÃO: 10,86 % K2O, 23,24 % MgO, 11,76 % Al2O3, 8,29 % FeO, 41,58 % SiO2, 3,64 % H2O. É um silicato de potássio, magnésio-ferro-alumínio, hidratado.
 CRISTALOGRAFIA: cristalizam-se no sistema monoclínico, classe prismática.
 DUREZA: A biotita apresenta dureza relativamente baixa variando entre 2,5 a 3.
 DENSIDADE: apresenta densidade 2,8 a 3,2.
 FRATURA: Não se observa fraturas, devido a sua clivagem perfeita resultando folhas bem finas que são bastante flexíveis e elásticas.
 BRILHO: Micáceo, reluzente.
 DIAFANEIDADE E COR: usualmente verde escuro, castanho a preto. Mais raramente amarelo-claro. As folhas delgadas tem cor enfumaçada.
 TRAÇO: branco
  PROPRIEDADES DIAGNÓSTICAS: caracterizada por sua clivagem micácea e cor escura. 
Berilo
O mineral berilo é um ciclossilicato de berílio e alumínio com fórmula química .Os cristais hexagonais do berilo podem ser de tamanho muito pequeno ou atingir dimensões de alguns metros. Os cristais terminados são relativamente raros. O berilo possui brilho vítreo e pode ser transparente ou translúcido. Clivagem basal fraca, com hábito bipiramidal dihexagonal. O berilo puro é incolor, mas é matizado freqüentemente por impurezas; as cores possíveis são verde, azul, amarelo, vermelho, e branco. O seu nome tem origem no grego beryllos (bela cor azul-esverdeada da água do mar).
Propriedades Físicas do Berilo
Fórmula Química - Be3Al2Si6O18
 Composição - 13,96 % BeO, 18,97 % Al2O3, 67,07 % SiO2 
 Cristalografia - Hexagonal
 Classe - Bipiramidal dihexagonal. 
 Clivagem - Imperfeita em {0001}
 Dureza - 7,5 - 8
 Densidade relativa - 2,6 - 2,8
 Fratura - Conchoidal
 Brilho - Vítreo, resinoso
 Cor - Verde-esmeralda (esmeralita), verde-pálido, azul (água marinha), 
amarelo, branco, vermelho-rosa pálido (morganita), incolor
Augita (Piroxenas)
As piroxenas são minerais muito comuns nas rochas vulcânicas, com destaque para os basaltos. Também ocorrem com alguma frequência em rochas plutonicas e, embora com menor frequência, em rochas metamórficas.
O manto superior da Terra é composto principalmente por olivinas e por piroxenas, daí a abundância destes minerais nas rochas ígneas. 
Propriedades Físicas da Augita 
Cor: Escura. Negra, verde escura ou castanha.
Risca: Branca acinzentada.
Brilho: Não metálico – vítreo. 
Clivagem: Duas direções de clivagem perfeitas a 90º.
Fratura: Não apresenta
Dureza: 6
Densidade: 3,0 a 3,5 
Composição química: (Mg,Fe,Ca)2 Si2O6

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes