Buscar

PSICOLOGIA SOCIA1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA SOCIAL: 
Utiliza prioritariamente o método experimental, considera o indivíduo em interação com outras pessoas.
	SOCIOLOGIA: 
Dá mais ênfase à sociedade e às instituições sociais
	Psicólogos sociais europeus, embora façam uso desses dois níveis, tendem a dispensar mais atenção aos níveis intergrupais e coletivos, que corresponderiam à Psicologia Social sociológica.
	Em outras palavras, os primeiros psicólogos sociais europeus preocupam-se em explicar como o indivíduo processa e organiza as informações e experiências que tem em contato com o mundo social(nível pessoal) ou como a dinâmica dessas interações afeta seus modos seus de agir, pensar e sentir (nível interpessoal).
	Já os últimos psicólogos sociais europeus preocupam-se mais em estudar o comportamento do indivíduo e as relações entre os grupos, tomando por base a pertença ou posição grupal (nível posicional) ou, ainda, as ideologias, as representações e os valores predominantes na sociedade(nível social ou ideológico).
	Antropologia estuda as produções humanas nas diferentes culturas, as características étnicas dos vários povos, suas formas de expressão, etc., sem, contudo, considerar o indivíduo em si mesmo e seus comportamento típico frente aos estímulos sociais contemporâneos (situacionais), tal como o faz a Psicologia Social.
	A Psicologia Social é uma ciência empírica e nada tem a ver com a Filosofia, a não ser no que concerne à epistemologia e à orientação geral dos problemas metateóricos como, por exemplo, o problema da relação corpo-alma ou da existência do livre-arbítrio ou do sentido da vida, que desempenham papel importante em algumas teorias psicológicas.

Outros materiais